Portifólio Agua
Por: PMSM2006 • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.227 Palavras (5 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
CELMA OLIVEIRA ARAÚJO FERREIRA SILVA
PATRÍCIA DE MELO E SOUTO MORAIS
À ÁGUA
[pic 3]
Uberlândia
2015
Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Ensino da Matemática, Ensino de História e Geografia, Ensino de Ciências e Saúde Infantil, Seminário VII, Estágio Curricular Obrigatório III – Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Professores: Rosely Cardoso Montagnini, Vilze Vidotte Costa, Keila Tatiana Bononi, Cyntia Simioni França, Lílian Gavioli de Jesus e Andrea de Freitas Zômpero.
Tutora Eletrônica: Fernanda Cristina Aguiar Mercadante Damazio
Tutora de sala: Luciana Pereira Rabelo
Uberlândia
2015
Introdução
A àgua, e um recurso natural essêncial para a vida e sobrevivência dos seres vivos, no entanto ela não está disponível de a todos de forma equilibrada. Em muitas regiões a população sofre com sua escassez, além disso a àgua vem sendo contaminada indiscriminadamente, principalmente por conta dos agrotóxicos, esgotos, resíduos industriais, lixo e pelos poluentes do ar que se misturam com as chuvas.
Vivemos em uma sociedade onde, as desiguadades sociais e problemas ambientais e onde uma super população cresce em ritmo acelerado, comprometendo a vida em um futuro próximo, devido aos maus hábitos de consumo e desperdício da àgua, e necessário que seja feita uma reflexão coletiva a respeiro desses comportamentos, e possamos mudar esta realidade destrutiva, e garantir qualidade de vida para as próximas gerações.
O Brasil concentra cerca de 12% da àgua doce do mundo , além disso mais de 90% do território brasileiro recebe chuvas abundantes durante o ano, e as condições climáticas e geológicas propiciam a formação de uma extensa e densa rede de rios, com exceção do Semi àrido, onde os rios são pobres e temporários.
A àgua limpa está cada vez mais rara e cara, pois o desperdício chega entre 50% e 70% nas cidades, e sem muitos cuidados com a qualidade, assim parte da àgua no Brasil já perdeu a característica de recurso natural renovável, pois em razão dos processos de urbanização, industrialização e produção agrícola , que são incentivados, mas pouco estruturados em termos de preservação ambiental e da àgua. Embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado compromete este recurso em várias regiões do país.
Neste contexto vamos analisar quais são os estados brasileiros que possuem a menor quantidade de àgua potável.
Figura 1. Relação dos estados X percentual de àgua potável
[pic 4]
Fonte: geoconceicao.blogspot.com
[pic 5]
Desenvolvimento
Desta forma, nos educadores visualizando e vivenciando esta crise hídrica, temos que passar em sala de aula, principalmente para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, a necessidade de usar a àgua com consciência, para que amanhã ela não acabe.
Sabemos que já existem estudos, que viabilizam a transformação da àgua salgada em àgua potável, no entanto este processo vai ter um alto custo, o que as vezes uma maioria da poplulção não tenha condições para este acesso, gerando assim conflitos , como vemos em noticiários em outros países.
Para que possamos ter uma idéia da real situação hídrica, vamos visualizar um gráfico onde foi feito a análise da quantidade da populaçao de três estados e seu consumo diário, levando em conta que a base normalmente usada para estes parâmetros e de que uma pessoa utilize em média cerca de 150 litros de àgua por dia, para as necessidades básicas.
Figura. 2
[pic 6] Fonte: IBGE
Figura. 3
[pic 7]
Ou seja, a quantidade populacional dos estados, e menor do que o quantitativo de volume de àgua, e ainda vemos muitos desperdícios, não so nas residências, como também e vários locais públicos, vazamentos em redes de abastecimento e a falta de conscientização de todos.
Com base neste estudos , propomos aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Maria José de Nazaré, que desenvolvessem um projeto para conscientização da comunidade onde vivem. O tema do projeto foi “ Posso viver sem àgua?”, tema polêmico mais que gerou muitos frutos.
Este trabalho fez com que as crianças, tivessem um novo olhar para o lado do desperdício e mal uso da àgua, assim elas aprenderam que realmente sem àgua o ser humano não e capaz de viver. Foram apresentados vídeos para os alunos como: Carta do ano de 2070 “Advertência a Humanidade”, e Calango Lengo” Morte e vida sem àgua” os dois vídeos foram retirados do youtube. O primeiro trata do assunto de uma forma série e mostra para os alunos o futuro que os espera caso imediatamente não seja feito algo, o segundo vídeo trata também da falta de àgua mais de uma forma mais informal, onde a morte esta a procura de sua presa, que ira morrer pela falta de àgua.
...