Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula
Por: 1234567JM • 19/10/2021 • Artigo • 2.634 Palavras (11 Páginas) • 362 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
I. Avaliação da Aprendizagem
II. História da Educação
III. Currículo Escolar
IV. Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula
V. Didática
3 CONCLUSÃO 11
REFERENCIAS 12
INTRODUÇÃO
É perceptível que os professores executam papéis fundamentais na vida dos alunos em suas salas de aula. Eles são mais conhecidos pelo papel de educar os alunos que são postos sob seus cuidados. Além de que, os mesmos desempenham muitas outras funções na sala de aula. Os educadores definem a aparência de suas salas de aula, constroem um ambiente acolhedor, orientam e educam os educandos, tornam-se modelos de comportamento e ouvem e procuram sinais de problemas. Retrataremos neste trabalho sobre a formação do professor. Falaremos sobre a importância do mesmo sempre esta em continua formação, buscando novos métodos de ensino, para que possam desempenhar na sala de aula um é ensino proveitoso.
De acordo com esse contexto iremos discutir sobre a situação geradora de aprendizagem que apresenta o caso de vera a qual esta iniciando um trabalho em uma nova escola nono trabalho. O trabalho esta dividido desde modo:
Tópico I sobre Avaliação da Aprendizagem, aonde iremos presentar pressupostos teóricos e práticos das concepções avaliativas: classificatória e formativa.
No tópico II. História da Educação, iremos Justificar a relevância de o professor conhecer como se deu a construção do percurso histórico da educação.
No tópico III. Currículo Escolar descreverá os pressupostos teóricos e práticos das teorias curriculares: não crítica ou tradicional, crítica e pós-crítica.
No tópico IV. Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula irá expor como as práticas de ensino podem oportunizar a melhoria da aprendizagem.
O tópico V. Didática vai Comentar a respeito da atuação docente para o desenvolvimento das aprendizagens.
DESENVOLVIMENTO
- Avaliação da Aprendizagem
Avaliação da aprendizagem é um meio utilizado para avaliar a desenvolvimento dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Essa metodologia vai além de aplicar testes e conceder notas aleatórias, mas requer um acompanhamento do estudante em diferentes momentos do processo educativo. A Cada dia as instituições de ensino têm adotado a avaliação ao longo da aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem conduz a muitas vantagens para os estudantes e até mesmo para os educadores. No caso dos estudantes, há possibilidade de verificar o andamento do seu aprendizado e buscar métodos para estimular o seu desenvolvimento. Além do mais, professores podem incentivar a autoavaliação nos alunos, e estimular a sua participação ativa na aprendizagem. Para os professores, esse procedimento é uma oportunidade para verificar se os estudantes conseguiram atingir as metas definidas. Deste modo, é possível trazer um novo direcionamento às ações pedagógicas para que os objetivos sejam atingidos. A avaliação pode ser vista de diferentes tipos. Iremos abordar aqui dois tipos de avaliação: formativa e a classificatória.
Avaliação formativa:
Aquela que visa recolher os dados a respeito de como está o ensino e a aprendizagem dos alunos, tendo também em vista a maneira de como o professor deverá agir para superar os obstáculos na trajetória no campo escolar no processo de avaliação, o mesmo devera refletir em suas atitudes e metodologia, pois ambas serão bastante relevante para ampliação das aprendizagens dos estudantes, pois o ato de avaliar tem que ser constante processo para aluno e professor. Conforme Álvarez Méndez (2002, p.16). A formativa ela precisa estar constante a serviço as pratica, para podemos melhorar e busca dos que participam dela para se beneficiam.
Avaliação Classificatória:
Compreende a classificar somente por meio de notas; alunos que sabem ou não. Você simplesmente mede o número de decisões corretas que seu classificador toma, divide pelo número total de exemplos de teste e o resultado é a precisão do seu classificador.
Conforme Fernandes, (2005, p. 69), a avaliação classificatória não conduz a nenhuma ação, ou a uma categoria de ações, que elimine a diferença entre o que se pretende alcançar e o que efetivamente se alcançou. Ainda de acordo com (FERNANDES, 2005, p. 73) esse tipo de processo trata-se de uma avaliação que não está integrada no processo ensino-aprendizagem e que, por natureza, não traz interação.
- História da Educação
Alguns educadores definem a educação como um processo onde as habilidades e o comportamento humano são desenvolvidos; a mesma é vista como um estudo organizado e contínuo que pretende transmitir conhecimentos, atitudes, habilidades e compreensão fundamentais para a plena participação na vida. A educação também pode ser vista como um procedimento social por meio do qual um integrante de uma sociedade alcança o crescimento e a evolução individual e a competência social, praticados em ambientes institucionais selecionados e bem estabelecidos.
Podemos definir a história da educação como estudo do desenvolvimento passado de sistemas, teorias, práticas e instituições educacionais dentro do quadro histórico geral de mudanças sociais, políticas, científicas, econômicas, tecnológicas e culturais pelas quais diferentes sociedades passaram ao decorrer do tempo, e é de grande relevância para os professores saberem sobre esse percurso.
E importante ressaltar sobre a importância dos professores estarem em formação continua buscando aperfeiçoamento nesse contexto, pois por meio do estudo da construção da historia da educação eles terão conhecimento de como se deu as mudanças do perfil da mesma, e é através dos registros da historia que podemos voltar ao passado e perceber que ainda há muitos fatores que permanecem no tempo, e que está presente em nossa educação, assim através destes registros podemos compreender as vivencias, experiências educativas no ambiente escolar.
...