Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino
Por: fer40 • 16/5/2015 • Projeto de pesquisa • 4.007 Palavras (17 Páginas) • 393 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
MARIA APARECIDA DE SOUZA CARVALHO
[pic 10]
PROJETO;GESTÃO ESCOLAR
E a Inclusão nas Escolas
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.
Disciplinas;Libras; Educação Inclusiva; Educação de Jovens e Adultos e Projeto de Ensino.
Professores; Sandra vedoato; Vilze Vigotti; Okçana Battini; Carlos Eduardo Gonçalves e Sandra Reis.
Orientador: Raquel Franco Ferronato
Tutora Eletrônica: Rosa Maria Pereira Nunes
Tutora de Sala:
Souza Carvalho, Maria Aparecida. PROJETO;GESTÃO ESCOLAR E a Inclusão nas Escolas de Rondonópolis MT. 2014. 9 Folhas. Projeto de Ensino (Graduação - Pedagogia) – Sistema de Ensino Presencial Conectado. Universidade Norte do Paraná, Rondonópolis MT, 2014.
RESUMO
O presente trabalho procura analisar e ao mesmo tempo despertar para uma reflexão, com a intenção de atingir alguns objetivos, mesmo sabendo que na compreensão de que a educação formal, na sociedade contemporânea, não é condição suficiente, mas é necessária para o desenvolvimento da cidadania plena e para a consolidação da igualdade de oportunidade para todas as pessoas. Dessa maneira, a escola precisa considerar a realização de projetos e ações que, ao mesmo tempo, promovam o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantam uma formação política aos alunos de modo a lhes permitir participar da vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma. Com isso, busca construir escolas inclusivas, abertas às diferenças e à igualdade de oportunidades para todas as pessoas. Sendo assim, o trabalho com as diversas formas de deficiências e com as exclusões geradas pelas diferenças sociais, econômica, psíquicas, físicas e culturais, deve ser foco de ação das escolas. Buscar estratégias que se traduzam em melhores condições de vida para a população, na igualdade de oportunidades para todos os seres humanos, sem duvidas é um bom caminho para um trabalho que vise à democracia e à cidadania. A Educação Inclusiva só poderá ser um grande desafio se as escolas não estiverem preparadas para eventuais situações, do contrário, pode se tornar uma boa possibilidade para todos que fazem uma comunidade escolar.
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Escola, Igualdade, Possibilidade.
SUMÁRIO
1. Introdução....................................................................................................
2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................
3.1Histórico da Inclusão no Brasil.....................................................................
3.2 Justificativa.................................................................................................
3.3 Problematização.........................................................................................
3.4 Objetivos....................................................................................................
3.5 Conteúdos.................................................................................................
3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................
3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................
3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................
3.9 Avaliação....................................................................................................
Considerações Finais...................................................................................
Referências..................................................................................................
Apêndice (opcional)......................................................................................
Anexos (opcional) ........................................................................................
- INTRODUÇÃO
O projeto aborda questionamentos a respeito da interlocução entre as concepções e práticas de gestão nas instituições de educação infantil. As concepções de gestão educacional, busca compreender repercussões na prática cotidiana dos gestores.
Estas reflexões foram o foco de estudo, onde se buscou sistematizar e entender os elementos que interagem na atuação dos gestores de escolas de educação infantil. Muitos foram os avanços obtidos sobre a educação infantil nas últimas décadas, mas é preciso ter clareza de que este é um campo em construção e que todos que atuam neste nível de ensino fazem parte desta construção, assim sendo não pode omitir da reflexão sobre as especificidades da prática na educação infantil. Neste sentido, se torna fundamental identificar o surgimento teórico das práticas de gestão nas escolas infantis e o entrelaçamento deste com a prática cotidiana. Os objetivos deste projeto foi analisar através de pesquisa bibliográfica e do estudo de campo, sendo utilizado como instrumento para a coleta de dados entrevista com a direção e análise documental da instituição pesquisada.
A escola como espaço inclusivo deve ter por objetivo primordial o sucesso de todos os seus alunos. Promovendo não somente um enriquecimento educacional, mas também social. Pois sendo a escola uma realidade em processo contínuo, ela precisa ser entendida como uma instituição voltada para a realização da prática pessoal e social. Porém em se tratando do atendimento educacional especializado a pessoas deficientes tem sido sem dúvida, motivo de discussões no espaço educacional. Um dos desafios enfrentados pela escola inclusiva e a falta de preparo dos profissionais que estão atuando diretamente com estes alunos, levando em consideração o importante papel do professor para a promoção de um bom rendimento da aprendizagem.
...