Projeto Bichinhos do Jardim I
Por: FABYLUCY • 13/9/2017 • Projeto de pesquisa • 1.441 Palavras (6 Páginas) • 550 Visualizações
Projeto Bichinhos de Jardim
JUSTIFICATIVA E OBJETIVO
O trabalho com projetos possibilita à interação da temática principal com as diversas áreas do conhecimento, fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma contextualizada A criança, em suas relações com o ambiente que a cerca, concebe a natureza a seu modo. Porém, à medida que ela cresce e se depara com fenômenos, fatos e objetos novos, ocorrem mudanças fundamentais na sua maneira de ver o mundo. Este processo de desconstruir antigos conceitos e construir novos, reorganizando as ideias, modificando o pensamento é, portanto, o conhecimento, é o ato de aprender.
Essas atividades fazem parte do Projeto Bichinhos de Jardim, elaborado com o objetivo de proporcionar a observação, a análise e o estudo das características e peculiaridades dos bichinhos, estimulando a curiosidade e a pesquisa.
Assim, a Educação Infantil da escola, dentro do eixo Meio Ambiente, Natureza e Sociedade, têm como objetivos.
· ajudar as crianças a transformar suas concepções e formular novas representações do mundo, propondo situações de aprendizagem que fomentem a curiosidade, a descoberta do novo, a busca e formulação de explicações para os fenômenos e acontecimentos do mundo natural e social.
· Conhecer e identificar os bichinhos que moram nos jardins, nas hortas, etc, nomeando-os corretamente.
· Conhecer suas características e como se adaptam ao meio em que vivem.
· Respeitar os seres vivos que nos cercam tornando-se um lutador em defesa do meio ambiente.
· Despertar nos alunos o interesse pelos livros e pela leitura de histórias.
Etapas do projeto:
1º momento: Crianças na roda: conversar sobre o tema proposto. Incentivá-las a falar sobre suas experiências: quem tem jardim em casa ou na casa da vovó? Quem conhece os bichinhos que moram nos canteiros, debaixo das pedrinhas, no meio da terra?
Observação: a professora deve incentivar as crianças a expressarem seus conhecimentos, cuidando para que o assunto gire em torno do tema estudado.
Livros de histórias que podem ser utilizados para motivar as crianças
Trabalho com obras da literatura infantil, como as histórias “Tatu-bola”, “A Plantinha e o Caracol”, “A Minhoca Coca”, “A Lagarta e a Borboleta”, “A Cigarra e a Formiga” e outras relativas ao tema, além de poesias como “Minhoca”, de Maria da Graça Almeida “A Joaninha”, de Elias José e “As Borboletas”, de Vinícius de Moraes; “Leilão de Jardim” de Cecília Meireles
2º momento: neste mesmo dia, deixar sobre as mesinhas, livros que tenham imagens de bichinhos: sapos, borboletas, formigas, borboletas, caracóis, minhocas, joaninhas, aranhas, tatuzinhos, besouros, etc. Deixar que as crianças folheiem os livros, observando suas falas e anotando suas hipóteses.
Para Casa: pedir aos pais que mandem gravuras, livros e/ou revistas que falem sobre o tema para ser mostrado na roda.
Passear pelo quintal ou jardim da escola para observar os bichinhos. Procurá-los debaixo das pedras, nas árvores, dentro da terra e embaixo das folhas. Se for possível, realizar esta atividade com lupa. À medida que as crianças forem identificando os bichinhos, confirmar as hipóteses que foram levantadas por elas, desde o início do estudo.
3º momento: Pesquisas da professora
1- Conforme sua modalidade – Caminham devagar ou rápido: Com poucas patas, com muitas patas, com patas curtas, com partas longas.
Que voam: Asas pequenas, asas grandes, asas transparentes
Que se arrastam: Deixam marca de baba, não deixam marca de barba.
Que saltam: Patas grandes, patas pequenas.
2-Conforme seu tamanho: Muito pequenos para observar com lupas: Pequenos, médios, grandes.
3- Conforme seus hábitos de atividade: Diurnos e noturnos.
4- Conforme o lugar onde podem ser encontrados, Dentro das casas, no jardim das casas, em praças, na calçada, no campo, nas paredes.
5- Conforme o que comem Folhas, troncos e outros bichos.
6- Conforme os encontramos Isolados (se vê um tipo de inseto, esporadicamente e solitário) Em grupo: formigas, por exemplo.
7- Conforme o som que emitem, Não emitem sons, emitem um som baixo (pelo bater das asas, por exemplo), emitem som alto (grilos, cigarras).
8- Conforme grau de periculosidade aparente, Inofensivos (caracol), suspeitos (barata, grilo), perigosos (aranha, escorpião).
9-Conforme suas cores Pretos, com partes transparentes, com uma cor chamativa, de várias cores.
10- Conforme onde fazem o ninho ou sua casa Sobre a terra, embaixo da terra, em árvores, em tetos.
11- Se são apropriados ou não para se comer
Levar para a sala, documentários e imagens, para que as crianças conheçam costumes dos povos asiáticos onde se comem insetos.
4º momento: Após conhecer suas características e saber identificá-los, garantir que os alunos saibam a qual categoria pertence (se são insetos ou não).
5º momento: Jogos na rodinha:
Estou pensando num inseto. Ele é pequeno, pode ser de cor vermelha ou preta, sua moradia se chama formigueiro. Quem é ele?
...