Projeto Escolar Pedagogia
Por: viriane • 6/10/2015 • Ensaio • 1.646 Palavras (7 Páginas) • 515 Visualizações
INTRODUÇÃO
Crianças são corredores natos. Impulsivas e irrequietas por naturezas correm atrás de bolas, pipas e balões; nas garagens e estacionamentos; em bicicletas, patins, skates e patinetes. Também consideram o lugar onde moram refúgio seguro para brincar ou sentar despreocupadas no meio-fio e cantos da rua. Sentem-se confiantes por estarem no portão de casa. Ingênuas entendem que há sempre alguém os vigiando e protegendo. Têm campo restrito a sua pequena estrutura, não discernindo o perigo nos carros que se aproximam. Muitas vezes são surpreendidas em atropelamentos por motoristas que não priorizam sua presença nas ruas.
“ A criança no trânsito “ é um projeto educacional que visa chamar a atenção dos alunos da Alfabetização para o dia a dia no trânsito com a intenção de gerar mudanças de comportamentos. Por ser um assunto muito tratado hoje em dia, porque praticamente todas as pessoas de alguma maneira utilizam as vias com veículos e animais, para circulação, operações de carga e descarga, parada, estacionando ou seja, quando você está carro, no ônibus, atravessando a rua ou esperando o semáforo abrir, você está no trânsito.
E desenvolver esses valores são essenciais para uma boa convivência no trânsito por meio da Educação e do Ensino, oferecendo as crianças atividades divertidas e reflexivas que, durante uma semana e com 60 minutos de duração, as façam perceber os perigos que estão à sua volta e a aprender a se protegerem dos riscos.
OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS
- Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas;
- Conhecer locais de risco para brincadeiras;
- Diferenciar os diversos tipos de meios de transporte, assim como identificá-los;
- Interagir com brinquedos e instrumentos sonoros relacionados ao trânsito
- Estimular as percepções visual/ tátil e auditiva (sons do corpo, objetos diversos) através de brinquedos e atividades relacionadas ao tema.
- Conhecer sinais e regras de trânsito.
- Reconhecer profissionais que trabalham no trânsito.
- Listar atitudes de segurança no trânsito.
- Valorizar e respeitar a linguagem do trânsito como meio de preservação da vida.
- Conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas as situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.
JUSTIFICATIVAS
Fila dupla de carros na porta da escola, confusão na hora da entra e da saída de alunos é uma regra das grandes cidades. O ziguezague no meio da rua atrapalha motoristas e põe em risco a vida da garotada que está no carro, no ônibus e muita vezes a pé no trajeto para a escola, ou em atividades de rotina: cursos, natação, consultas médico/dentista, compras,etc.
A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos. Assim, torna-se importante conscientizar as crianças a partir da Alfabetização a respeito das Leis de Trânsito.
PÚBLICO-ALVO
Este projeto tem como público-alvo os 32 alunos em fase de alfabetização, com idade entre 6 e 7 anos, do 1º ano do Ensino Fundamental da turma 106 do Jardim Escola Turminha da Mônica.
METODOLOGIA / RECURSOS
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e alunos.
Algumas atividades serão realizadas em sala de aula e outras extra- sala, logo no inicio da aula.
O tema “Crianças no trânsito” será filmado e trabalhado durante uma semana, começando na segunda-feira e encerrando na sexta-feira, com duração de 60 minutos por dia.
Segunda-feira
- Iniciar a aula com uma conversa informal falando sobre o trânsito;
- As crianças farão relatos sobre seus trajetos feitos até a escola, médico, mercado ou ao curso de inglês...
- Palestra com uma guarda de trânsito onde será apresentado cartazes contendo as cores do semáforo, placas de sinalização.
...