Projeto Integrador - A Alegria de Ensinar, Rubem Alves
Por: JulianeCS • 25/8/2016 • Resenha • 377 Palavras (2 Páginas) • 924 Visualizações
FACULDADES OPET
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO INTEGRADOR
CURITIBA
2016
JULIANE CANTUARIO DA SILVEIRA
NOME DO ALUNO
NOME DO ALUNO
NOME DO ALUNO
NOME DO ALUNO
NOME DO ALUNO
PROJETO INTEGRADOR
Trabalho apresentado como requisito parcial à conclusão da disciplina de Sociologia da Educação, do curso de Licenciatura em Pedagogia realizado pelas Faculdades Opet.
Prof. Orientador: Valéria Tortato Monteschio
CURITIBA
2016
Síntese do Livro A Alegria de Ensinar
Em seu livro, A Alegria de Ensinar, Rubem Alves, trata da forma como o professor deve apresentar-se perante seus alunos: com alegria. Independente de quaisquer problemas que possam surgir, enfrentá-los com alegria, impulsiona o aprendizado prazeroso.
Rubem Alves diz que quando a criança chega à escola, sente medo. O professor ensina-lhe com autoritarismo o que acredita ser verdadeiro e ignora o conhecimento que a criança já adquiriu, assim, arranca-lhe do mundo de sonhos e a lança no mundo da obrigação de fazer conforme as instruções nela “depositadas”, mecanicamente. E ainda critica o sistema que ensina o que não será útil para a vida, visando apenas passar na prova vestibular, ter uma boa formação e conseguir um bom emprego, para depois esquecer tudo que passou uma vida aprendendo.
Segundo o autor, o lúdico deve estar presente no processo de ensino, pois a criança absorve muito mais o aprendizado, uma vez que este se apresenta divertido e prazeroso. O educador precisa ensinar, mas também aprender com seus alunos. Estar aberto para sonhar, viajar na imaginação e interagir nesse mundo que as crianças criam em suas mentes, ensinar e aprender sem limites assim como a imaginação.
Ensinar com alegria faz a criança ir para a escola cheia de sonhos, fantasias, com vontade de aprender. Aprender brincando. Para que isso aconteça, a escola precisa repensar a forma de ensinar, envolver as crianças num processo onde seu aprendizado seja uma metamorfose do saber, permanecendo com seus sonhos, pensamentos, conhecimentos adquiridos desde o nascer, para não deixar de ser criança.
REFERÊNCIAS
ALVES, Rubem. A Alegria de Ensinar. 3ºed. ARS Poética. 1994.
...