Projeto Mediação de Conflitos Ensino Infantil
Por: irismelo • 1/9/2021 • Relatório de pesquisa • 1.191 Palavras (5 Páginas) • 301 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PEDAGOGIA
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR
AUTORES
2017
AUTORES
Trabalho apresentado como requisito parcial a Disciplina Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do Curso de Pedagogia, da UNIP sob a Orientação da Professora: Aldine Nogueira da Silva
SUMÁRIO
- TEMA................................................................................................04
- JUSTIFICATIVA...............................................................................04
- SITUAÇÃO PROBLEMA..................................................................04
- PÚBLICO ALVO...............................................................................04
- OBJETIVOS......................................................................................04
- EMBASAMENTO TEÓRICO............................................................05
- PERCURSO METODOLÓGICO.......................................................06
- RECURSOS......................................................................................08
- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES...................................................08
- AVALIAÇÃO.....................................................................................08
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................09
- ANEXO..............................................................................................09
1- MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR
2- JUSTIFICATIVA
O projeto iniciou com a necessidade de buscar ferramentas estratégicas para intervir nos presentes conflitos que permeia no ambiente escolar, buscando o desenvolvimento significativo no ensino aprendizagem do aluno de forma construtiva e interativa, juntamente com a gestão escolar e familiar promovendo de maneira pacificadora o respeito para o próximo. Estimular o debate dos mesmos em torno do respeito e dos direitos, onde deve permear um elo de confiança entre os alunos, gestores e família, identificando as questões e buscando alternativas para mediar os conflitos, restabelecendo assim uma boa comunicação.
3- SITUAÇÃO PROBLEMA
Conflitos são incompatibilidade de opiniões entre as pessoas, falta de respeito mútuo e na escola cada vez mais vem se tornando o principal obstáculo na relação aluno professor e entre os próprios alunos, impossibilitando o crescimento humano e na construção produtiva do ensino aprendizagem.
4- PÚBLICO ALVO
Gestão escolar, alunos e famílias.
5- OBJETIVOS
Em conjunto com a gestão escolar:
- Auxiliar os docentes no desenvolvimento de atividades que promova o respeito com todos.
- Criar um ambiente harmônico para o ensino produtivo criando habilidade de valores
- Fundamentar uma convivência saudável
- Exercícios constantes de diálogos
- Estimular uma cultura que previna a violência
EMBASAMENTO TEÓRICO
Os conflitos estão cada vez mais frequentes no ambiente escolar e vem se tornando o principal motivo na queda da aprendizagem. A falta de respeito é visivelmente percebida e a escola como percussora, mediadora na transformação do ser humano deve desenvolver estratégias para que o ambiente escolar seja um lugar harmônico, produtivo e que respeite as especificidades de todos. “Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo, isto é, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente”. (LIBÂNEO, 1990, p.p. 13-14).
Por isso é necessário buscar métodos para fazer essa mediação de maneira correta para que o crescimento contínuo do aluno seja significativo e tomar todo o cuidado para que ele progrida como ser humano de maneira respeitosa com o outro mesmo que não perpetuem da mesma opinião. Traçar metas para que estes conflitos criem oportunidades de valores e regras para todos, para que se tornem mais autônomos e éticos. Como de acordo com Bolzan de Morais e Fabiana Spengler:
A mediação é um método alternativo que não há adversários, apenas consiste na intermediação de uma pessoa distinta das partes, que atuará na condição de mediador, favorecendo o diálogo direto e pessoal. O mediador facilita a comunicação sem induzir as partes ao acordo, e quando este existe, apresenta-se total satisfação dos mediados. ”(Bolzan 2008)
Percebemos a necessidade de se realizar uma mediação que contribua para a formação do cidadão que saiba respeitar as diferentes opiniões, por isso a quem está no momento com o papel de mediador deverá saber escutar as partes envolvidas. De acordo com Bacellar:
“Saber escutar com atenção é muito importante. O mediador deve ter cautela para não intervir sem necessidade. Quando a comunicação for restabelecida, a participação do mediador deve apenas orientar o espaço dialógico, ressaltando os pontos convergentes que resultarem da conversa”( Bacellar 2012).
Por isso a mediação de conflitos é imprescindível no ambiente escolar, um lugar de diversas culturas e que está mais em evidência do seu aparecimento, mas que com um trabalho voltado para que os alunos aprendam a lidar de maneira pacífica e respeitosa, garantindo desenvolvimento integração em um ambiente harmonioso para todos.
PERCURSO METODOLÓGICO
Primeira etapa:
A gestão escolar primeiramente irá propor uma peça teatral juntamente com os educadores que será apresentada para a comunidade escolar e aos alunos de todos anos de escolaridade para que os mesmos possam perceber como é constrangedor para o professor não conseguir dar sua aula em meio a conversas, a falta de respeito com o colega, diversas situações recorrentes diariamente, ou seja, reverem certas atitudes constantes no cotidiano escolar.
...