Projeto Politico Pedagógico
Por: Talita Barros • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 806 Palavras (4 Páginas) • 275 Visualizações
Projeto politico pedagógico
Os principais princípios filosóficos são a igualdade , qualidade, liberdade gestão democrática e valorização do magistério .Todos sabemos que há grandes diferenças culturais , cor e natureza sócio econômica , antes mesmo da escola . a permanência deve ser garantida ,ou seja escola para todos , isso requer muito mais do que umas simples expansão quantitativa de vagas ofertadas sendo necessário uma ampliação do atendimento de qualidade .
Um dos desafios do projeto politico pedagógico da escola é promover qualidade para todos , o que vai muito além de uma meta global , sendo uma consciência critica de a capacidade de ação , de conhecimento e de mudar .
Liberdade na escola está associado à idéia de autonomia ,liberdade e autonomia fazem parte da própria natureza do ato pedagógico . Liberdade deve ser pensada como uma articulação onde poder ter , um contexto participativo , onde todos podem propor e influir em decisões , mas tendo responsabilidades sobre elas sobre a construção do projeto PPP.
Gestão democrática é uma ideia principal na constituição e abrange as dimensões financeiras, pedagógicas e administrativas, inclui uma ampla participação de representantes escolar nas decisões , ações administrativo nela desenvolvida . A gestão democrática deve uma participação ampla na construção do projeto politico pedagógico , sendo transparente , fortalecendo pressões para que sejam legitimas sobretudo contribuindo para que sejam contempladas em questões que de outra forma não entrariam em cogitação.
Implementar e desenvolver o Projeto Político-Pedagógico exige a qualificação dos profissionais de professores , e técnicos - administrativos , buscando a interação das equipes de modo a haver uma ação em benefício do aluno. A qualidade de ensino e o sucesso de educar o aluno está ligada á formação dos educadores , á condições de trabalho e á remuneração docente , a valorização do magistério é um principio central na discussão do( PPP).
O professor e aluno tem um papel predominante na sala de aula , o professor tem que assumir a liderança pedagógica , assumindo a mediação entre os alunos e objetos de aprendizagem .O professor tem que propor desafios e tarefas ais alunos através de questões , problematizações , investigações sistematizações e conclusões .
Ao aluno cabe o esforço intelectual , a explicitação de suas dúvidas e de seu raciocínio , assim como a tomada de consciência de suas maneiras de aprender, a partir de colocações feitas pelo professor garantindo uma boa aprendizagem .
O professor deve ter em mente que podem surgir alguns imprevistos no decorrer do ano letivo ,então ele deve ser flexível ao planejamento, é importante haver uma avaliação constante no processo de ensino, com o educador sempre alerta para diagnosticar obstáculos encontrados e medir o ritmo de avanço das atividades sobre os temas programados.
As avaliações não poder ser excluídas sendo a principal ferramenta para saber quando improvisar ,desse contexto , pois nela o aluno pode ser avaliado e saber o nível da sua aprendizagem até o momento, assim sabendo se o que foi proposto pelo professor foi instruído com êxito .
A avaliação é prognóstica , diagnóstica e somativa , a avaliação não possui caráter punitivo ou classificatório , mas apresenta a possibilidade de tomadas de decisões para realizações de intervenções necessárias no processo de ensino e aprendizagem , tendo como principio testar o conhecimento prévio dos alunos , a utilização de diversos instrumentos no processo avaliativo.
...