Projeto Supervisão e Educacional
Por: edivaz • 23/8/2018 • Projeto de pesquisa • 1.167 Palavras (5 Páginas) • 216 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
PATRÍCIA VAZ BIBIANO DOS SANTOS - RA 1220998
SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Uruguaiana-RS
2016
PATRÍCIA VAZ BIBIANO DOS SANTOS
SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Trabalho apresentado como requisito parcial a disciplina projetos e práticas de ação pedagógica, do curso de pedagogia, da UNIP sobre a orientação do professor:
Uruguaiana-RS
2016
SUMÁRIO
1 SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL 3
1.1 TEMA 3
1.2 JUSTIFICATIVA 3
1.3 SITUAÇÃO PROBLEMA 3
2 OBJETIVOS 4
2.1 EMBASAMENTO TEÓRICO 4
2.2 PECURSO METODOLÓGICO 4
2.3 RECURSOS 5
2.4 CONOGRAMA DE ATIVIDADE 5
2.5 AVALIAÇÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
1.1 TEMA
Bullying.
Duração; uma semana
1.2 JUSTIFICATIVA
De acordo com as pesquisas levantadas sobre o tema, percebemos a necessidade de aprofundarmos no assunto, onde contatamos que esta deficiência abrange todas as escolas.
O bullying é uma violência entre alunos que pode ser observada através do comportamento agressivo em sala de aula pelos os professores. O papel de um bom supervisor é alertar os professores para ficarem atentos a quaisquer mudanças repentinas em seus alunos, como por exemplo, a queda do rendimento escolar em sala de aula.
É muito importante para combater o bullying na escola é trabalhando em equipe, é preciso à participação da escola juntamente com a família, pois esse tipo de comportamento o professor com ajuda do orientador e supervisor devem comunicar a família do aluno do fato ocorrido.
O papel do supervisor escolar e marcado por compromissos com uma escola de qualidade de seu trabalho pedagógico, e principalmente pelo compromisso com a “emancipação humana que Dara o verdadeiro significado da qualidade do trabalho pedagógico’’(CARAPETO FERREIRA, 2003, P236). O autor quer dizer que para constituir um verdadeiro desafio pensar e fazer a educação de forma seria dedicado, compromissada, apesar dos problemas.
1.3 SITUAÇÃO PROBLEMA
Violências nas escolas entre crianças e jovens, deficiência que vem atingindo e comprometendo o rendimento dos nossos alunos.
Público- alvo: professor, aluno e comunidade escolar
[pic 2]
2 OBJETIVOS
O projeto tem como objetivo orientar o professor, aluno e comunidade escolar de como lidar com esse tipo de situação que é o Bull yin, para isso o supervisor escolar e o orientador:
.Tem que este bem informado do assunto Bull yin
.Buscando soluções para o problema,
.Orientar os professores para combater esse tipo de pratica através de sugestões de trabalhos e projetos em equipe.
. Que seja feito dentro das escolas momentos pára que os alunos repensarem suas atitudes,
.sempre que o professor ou orientador suspeitar esse tipo de comportamento do aluno avisar a família para que o aluno seja melhor orientado pois a escola e deve ser uma continuidade da educação da família
. Mediar situações,
.criar um ambiente harmônico,
. Prezar pelo respeito e amizade
- Ressaltar a importância do outro
- Zelar pela escola
- Respeitar diferenças e religiões
- Trabalhar auto-estima
- Observar relacionamento entre alunos
- Analisar motivos de baixo rendimento
- Argumentar sobre problemas existentes
- Incentivar pela solidariedade
- Tratar todos de igual para igual independente de classe social.
- Resgatar alunos desmotivados
- Interagir em conjunto com a família
2.1 EMBASAMENTOS TEÓRICOS
De acordo com as pesquisas levantadas sobre o tema o bulluying tem ganhado destaque que é na escola a onde acontece mais esse tipo de agressão, porque as crianças e adolescentes ainda não possuem a personalidade totalmente formada.
O supervisor e o orientador devem ter um conhecimento teórico firmado a fim de identificar o setor de dificuldades, como bullying.
O trabalho do supervisor escolar deve acima de tudo ter compromisso com a qualidade do ensino da educação. .Para Carapeto Ferreira (2003;p237),seu compromisso “ é garantia de qualidade da formação humana que se processa nas instituições escolares, no sistema educacional brasileiro”.
Teóricos como Perrenoud (2000), Freire (2003) e Rios (2003) falam que o educador precisa ter competência para solucionar uma serie de situações` ;para fazer bem o dever ;para poder passar um ensino de boa qualidade.
Para isso e necessário a presença do supervisor escolar para articular um conjunto de ações entre vários docentes visando a formação integral do aluno. Segundo Falcão Filho (1994, p.3).
O bullying, e uma forma “sutil, velada invisível, pois pode passar de forma despercebida, agredir por meio de palavras e atitude tem um grande poder destrutivo, pois fere a área mais preciosa intima e inviolável da sua alma”. (Pereira, 2009, p.29).
Uma alma habitando dois corpos – eis o convite da amizade. Eis a pedagogia a serviço do bom, do belo e do verdadeiro. Já muito a fazer façamos. (Gabriel Chalita –Gabriel 2008)
...