Projeto de Dificuldade
Por: miguelh gomes • 27/7/2018 • Trabalho acadêmico • 1.083 Palavras (5 Páginas) • 260 Visualizações
6.1 Projeto de Dificuldades
Nome da Instituição: Escola Municipal Bom Pastor
Endereço: Rua João Ernesto Ferreira n° 1369 – Centro
Mandaguari/Pr telefone: (44) 3233 6628
Série: 2ª ano Número de alunos envolvidos: 6
Data da atuação: 15/05/2018; 22/05/2018; 29/05/2018.
Horário: 7hs30 as 9hs00
Título: Dificuldades de aprendizagem em Matemática
Apresentação: As atividades com jogos representam situações motivadoras e de real desafio, em especial quando o professor busca no jogo um aspecto instrumental, ou seja, planeja interferir na aprendizagem de seus alunos, propiciando o interesse e envolvimento dos mesmos nas atividades matemáticas (Grando, 2000).
Justificativa: Pela dificuldade que os alunos estão enfrentando no dia a dia em sala de aula, verificou-se a necessidade de um apoio extra classe para tentar saná-las. O acompanhamento do educador é essencial para promover uma aprendizagem de conhecimento satisfatório, que seja capaz de despertar o interesse do aluno em seu processo de construção de conhecimentos.
Objetivos gerais: O presente trabalho buscou-se utilizar como recurso pedagógico no ensino aprendizagem os jogos matemáticos. Trabalhar com os jogos nos anos iniciais, segundo Montessori (1965), é uma técnica que facilita o desenvolvimento dos alunos, podendo transformar as atividades matemáticas que, às vezes, são geradoras de sofrimento para muitos educandos em fonte de satisfação, motivação e interação social.
Objetivos específicos:
- Identificar os números,
- Compreender a sequência numérica,
- Realizar operações de adição e subtração por meio de jogos;
- Registrar atividades realizadas;
- Conhecer diversos jogos;
- Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
- Trabalhar a desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Metodologia:
Primeiro dia de aplicação, conduziremos o seguinte jogo:
Jogo do Nunca 10
Objetivo: entender as trocas no Sistema de Numeração Decimal
Material: Material dourado, um dado.
Número de jogadores: grupo de 3 alunos
Preparação do jogo: cada grupo recebe um material dourado e um dado.
Regras:
- Cada aluno joga o dado. Quem obter o maior número começa o jogo
- O primeiro jogador lança o dado e pega a quantidade de cubinhos do material dourado que a face superior do dado indica
- O segundo jogador faz o mesmo. E assim sucessivamente
- Sempre que algum jogador tiver 10 cubinhos, deve trocá-los por uma barrinha
- Quando um dos jogadores tiver 10 barrinhas, vai trocá-la por uma placa. Assim que um dos jogadores tiver uma placa, o jogo termina. O jogador de posse da placa é o vencedor.
Variações: em vez de usar um dado, são usados dois dados. O dado é lançado e o jogador soma os números das faces superiores do dado e pega esta quantidade de cubinhos do material dourado.
Jogo do nunca 10 ao contrario.
Objetivo: entender as trocas no Sistema de Numeração Decimal
Material: material dourado, um dado.
Número de jogadores: grupos de 3 alunos
Preparação do jogo: cada grupo recebe um material dourado e um dado. Cada jogador começa o jogo com uma placa do material dourado.
Regras:
- Cada aluno joga o dado. Quem obter o maior numero começa o jogo
- O primeiro jogador lança o dado e precisa tirar do seu material a quantidade que está na face superior do dado. Para isso, precisa fazer trocas. A placa deve ser trocada por 10 barrinhas. E cada barrinha deve ser trocada por 10 cubinhos
- O segundo jogador faz o mesmo. E assim sucessivamente
- Sempre que necessário, o jogador deve fazer trocas para devolver o material a caixa
- Quando um dos jogadores não tiver mais material, ele é o vencedor.
Variações: em vez de usar um dado, são usados dois dados. O dado lançado e o jogador soma os números das faces superiores do dado e retira esta quantidade de cubinhos do seu material dourado.
Após aplicação faremos o registro do jogo:
[pic 1]
No segundo dia aplicaremos:
JOGO: MAIOR SOMA
Objetivos: trabalhar com a soma.
Material: cartas numeradas de 0 a 9, caneta e uma folha de papel (ou o caderno) para cada jogador, na qual está desenhada a tabela:
Número de jogadores: a partir de 2
Regras:
- As cartas devem ser embaralhadas e colocadas sobre a mesa,
- O professor pega uma carta e todos os jogadores escrevem o número dela em qualquer retângulo de sua tabela,
- Depois de oito jogadas, a tabela estará completa com uma adição. Todos acharão a soma. Ganha o jogador que obtiver a maior soma.
- Não é permitido trocar de lugar um número que já foi escrito na tabela.
Variações:
- o jogo pode ser feito em grupos e 4 a 5 jogadores. Neste caso, pode ser escolhido um aluno para falar os números,
- fazer a tabela com mais ou menos números,
- ganha quem obtiver a menor soma,
JOGO: DESCUBRA
Material:
- 1 tabuleiro de papelão com os numerais de 1 a 12,
- 2 dados,
- 20 tampinhas ou fichas para cobrirem os numerais que constam no tabuleiro.
[pic 2]
Regras:
- Cobrir todos os numerais do tabuleiro;
- O primeiro jogador lança os dados e conta o total de pontos, retira a tampinha da casa correspondente a esse total. O segundo jogador faz o mesmo. O primeiro torna a jogar, e assim por diante;
- Se faltar os numerais iguais ou menores que 6, o jogador poderá escolher jogar com um ou dois dados;
- Ganha quem primeiro descobrir todas as casas.
- Se alguma casa já estiver descoberta, o jogador passa a vez.
Variação: o jogo poderá começar com as casas descobertas. Os jogadores vão cobrindo as casas à medida que obtiverem os totais correspondentes.
Exercício de registro do jogo aplicado:
Agora, desenhe você e seus colegas participando dos jogos.
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