Projeto de Matemática
Por: lenaira • 7/6/2016 • Projeto de pesquisa • 1.393 Palavras (6 Páginas) • 278 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO – TG
Alunos(s):
ÁDHINA ARIANE ALVES RA 1439206
ALEXANDRA VIEIRA SILVA RA 1436389
JACKELINE RIBEIRO RA 1445883
NAIRA ARANTES RA 1440897
RACHEL CRISTINA SILVA DA COSTA RA 1432579
ARCOS-MG
2014
Ádhina Ariane Alves RA: 1439206
Alexandra Vieira Silva RA: 1436389
Jackeline Ribeiro RA: 1445883
Naira Arantes RA: 1440897
Rachel Cristina Silva da Costa RA:1432579
BRINCANDO E APRENDENDO COM OS NÚMEROS NATURAIS
Projeto apresentado ao Curso de Pedagogia da UNIP, como requisito parcial para conclusão da matéria.
Orientador (a): Lucy Almeida
ARCOS
2015
SUMÁRIO
- Tema
- Justificativa
- Situação problema
- Público Alvo
- Objetivos
- Embasamento teórico
- Percurso metodológico
- Recursos
- Cronograma de atividades
10.Avaliação
11. Referências bibliográficas
12. Anexos
Brincando e Aprendendo com os números Naturais
Tema: Aprender os números naturais
Justificativa
A matemática está presente no nosso dia a dia, não tem como escapar dela. Assim, os números naturais (0,1,2,3...) que são elementos chaves da matemática tem como, sem dúvida, a utilidade de realização de contagem.
As mães, desde que a criança começa a falar um pouco, já querem que ela saiba responder a famosa pergunta: Quantos aninhos você vai fazer? E com isso a criança já começa a conhecer, mesmo sem saber a função, os números naturais.
Diante da importância de tal, vesse a necessidade de apresentar à grandeza desses números as crianças, para que elas aprendam e entendam a funcionalidade destes.
Situação – problema
Crianças que ingressão na educação infantil que não conhecem os números naturais. Que não sabem pra que servem e como, onde, quando utilizá-los.
Público-alvo
Crianças de 4 a 5 anos, professores, familiares de uma escola pública.
Objetivos
- Apresentar os números naturais as crianças
- Despertar o interesse pelo conhecimento dos números
- Compreender a quantidade que cada um representa
- Mostrar para os pais a importância de dar seguimento aos conhecimentos em casa
- Refletir juntamente com as crianças onde e quando os números podem ser usados
Embasamento teórico
A matemática está presente no nosso dia a dia, sendo impossível escapar dela, pois, a utilizamos a todo o momento. Seja em adições, subtrações ou apenas para contar ou enumerar algo. Assim, os números naturais se fazem presentes em qualquer dessas situações.
Neves (2010, p.12), cita que “em todas as épocas da evolução do humana, mesmo nas mais retrógradas, encontra-se no homem o sentido de número.” Isso nos faz ver que o homem desde sempre utiliza e faz uso dos números, mesmo sem, as vezes, saber o porquê.
Kamii (1984) cita em seu livro que quando ensinamos número e aritmética como se nós fôssemos a única fonte válida de retroalimentação, sem querer ensinamos também a verdade que sai de nós. Então a criança aprende a ler no rosto do professor sinais de aprovação ou desaprovação.
E como muitas crianças ao ingressarem na Educação Infantil não conhecem os números ou a importância deles, eis ai a necessidade de apresenta-los da melhor a mais agradável forma.
Ainda segundo Kamii (1984), o número não somente se ensina, mas constrói seus conceitos através de atividades que levem a criança a comparar, relacionar, entre outros. Assim fica fácil compreender os conceitos básicos de números e as operações implicadas no seu desenvolvimento.
As crianças precisam conhecer os números, e os números naturais são os mais simples de ensinar. Eles começam com o numeral 0 e por ai vai deslanchando números sem fim (0,1,2,3,4,5,6...)
Sem esses números não conseguiríamos fazer as contas pois eles são a ponte que une o conceito quantificador do abstrato à sua respectiva correspondência do concreto, estão presentes em qualquer tipo de conta, seja nas mais complexas ou apenas nas simples típicas de quem acabou de ingressar na escola.
Percurso metodológico
- Apresentar as crianças os números de forma fácil, na forma a qual utilizamos no dia a dia, como por exemplo na idade deles, na quantidade que eles são dentro da sala, na vela de um bolo de aniversário.
- Fazer jogos onde eles vão ter a chance de ficarem mais próximos dos números.
- Sair do ambiente da sala para apresentar para as crianças que tudo envolve números. Mostrar que para saber quantas cadeiras tem no refeitório, por exemplo, preciso contar. E ir mostrando dentro do ambiente escolar a existência dos números.
- A cada dia ir apresentando um número
- Realizar atividades de colorir um número cada dia.
- Conversar informais sobre a experiência que eles, mesmo pequenos, tem com os números
- Demonstração com dedos, palitos e lápis a quantidade de números presentes.
- Formar grupos e pedir ao alunos para falarem quantas crianças estão nesse grupo
- Confecção diária do varal do número que aprenderam naquele dia.
- Enviar para casa perguntas simples como, por exemplo: qual o número de sua casa? Quantos moradores moram em sua casa? Para que os pais respondam juntos com as crianças e reforcem com eles os números.
- Apresentação do calendário
- Contagem de bolinhas na mesa
- Brincadeira de amarelinha
Recursos
Vela de aniversário, lápis de cores, bolinhas de papel, palitos de picolé, calendários, atividades em papel A4, varal de roupa.
Cronograma de atividades
Primeiramente foi apresentado os números de 0 a 10 numerados no quadro e perguntamos as crianças se conhecem e qual número elas conhecem. A partir daí ocorreu uma conversa informal sobre tais números.
Nos dias seguintes os números foram apresentados de forma a qual eles puderam tocar neles. Foram levadas velas de aniversário, caixa de lápis de cores, palitos de picolé.
...