Projeto multidisciplinar I
Por: Aleci Mendes • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.064 Palavras (9 Páginas) • 334 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo compreender os projetos de trabalho e as possibilidades de inovação nos conteúdos disciplinares; a principal proposta do educador Fernando Hernandez é reorganizar o currículo por projetos. O professor deve deixar o papel de transmissor de conteúdos para se transformar em um pesquisador e conseguintemente o aluno passa ser um sujeito ativo no processo ensino aprendizagem.
A busca pela efetivação das práticas transdisciplinares visa formar cidadãos conscientes de modo que possam contribuir para a transformação da realidade da comunidade em que vivem. Nos projetos os próprios alunos participam da elaboração procurando resposta e buscando soluções. Na escolha do tema o professor deve trabalhar assuntos significativos e dinâmicos fazendo com que a atenção e o interesse dos alunos estejam voltados para o que será desenvolvido ao longo do projeto.
2. ETAPAS DO PROJETO E SUA FINALIDADE
2.1 DEFINIÇÕES DO TEMA
Definir o tema juntamente com os alunos considerando sua relevância, sua forma de aprendizagem, suas habilidades e seus interesses.
É um projeto multidisciplinar, onde será trabalhado em diferentes disciplinas.
2.2 DEFINIÇÕES DOS OBJETIVOS GERAIS
Na criação de um projeto o professor deve atentar para:
1. Qual a meta que a escola pretende atingir com o projeto;
2. Qual a maneira trabalhada do projeto para mudar ou melhorar a aprendizagem da escola e seus objetivos com o envolvimento dos alunos;
3. As habilidades e atribuições desenvolvidas pelos alunos e a participação efetiva dos mesmos nas várias fases do projeto;
4. Qual impacto o projeto terá dentro e fora do âmbito escolar.
2.3 DEFINIÇÕES DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Os objetivos fundamentais e indispensáveis que auxiliam na definição das atividades especifica, a serem desenvolvidas.
2.4 O PROJETO E A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA
É fundamental que na elaboração do projeto deve-se considerar como este está associado à proposta pedagógica da escola, tanto na fase de elaboração como nas fases de execução e avaliação.
2.5 JUSTIFICATIVA
Na elaboração do projeto o professor tem o dever de agir com clareza nas seguintes questões:
1. A relevância do projeto.
2. Quais seus benefícios para a escola.
3. Quem se beneficiara do projeto.
2.6 ATIVIDADES
1. Especificar as atividades a serem realizadas e suas finalidades
2. Esclarecer quais habilidades e competências a serem desenvolvidas com a execução desta atividade.
3. Metodologia aplicada na execução desta atividade.
2.7 ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
1. Como será feito o acompanhamento do projeto: A equipe deve definir as formas de acompanhamento e as formas de registros dos resultados do projeto por meios de reuniões de acompanhamento e outros meios.
2. Como serão avaliados os efeitos do projeto: Na medida em que as atividades são realizadas os efeitos do projeto passam a ser visível podendo ser avaliado por professores, pela escola e por todos os interessados.
3. A IMPORTÂNCIA DE CADA ETAPA DESCRITA E SUA RELAÇÃO COM A TRANSDISCIPLINARIDADE.
Os projetos educativos transdisciplinares não buscam romper com os métodos pedagógicos, mas sim promover a interação entre a teoria e a prática resultantes das experiências sociais vividas pelos alunos.
O projeto tem como finalidade favorecer a aprendizagens dos alunos, já que estas atividades estão integradas aos conteúdos disciplinares tornando interessante, significativa, real e atrativa para os alunos.
No decorrer do desenvolvimento do projeto podem ocorrer redefinições em sua execução através de reuniões pedagógicas e outras discussões a respeito do mesmo.
A cada etapa do projeto pode-se detectar pontos que necessitam ser retomado, por meio do projeto o professor tem a oportunidade de analisar seu trabalho, e refletir sobre os objetivos do ensino e as condições didáticas oferecidas.
É necessária a intervenção do professor para que os alunos se apropriem de forma significativa dos conteúdos a serem trabalhados, contribuindo para que os alunos colaborem com suas opiniões e proponham transformações necessárias e compreendam pontos de vistas diferentes focando na construção de um bem comum.
Os projetos transdisciplinares ampliam a noção de cidadania para além da vivência consciente e crítica dos direitos e dos deveres, buscando formar sujeitos formadores de opinião, possibilitando o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos e professores.
4. PROJETO MINHAS LEITURAS DE MONTEIRO LOBATO
4.1 BIOGRAFIA: LOBATO: UM EXPOENTE BRASILEIRO
Foi Lobato que fazendo a herança do passado submergir no presente, encontrou o novo caminho criador de que a Literatura Infantil brasileira estava necessitando.
Seu sucesso imediato entre os pequenos leitores ocorreu de um primeiro e decisivo fator: a realidade comum e familiar à criança em seu cotidiano, é subitamente penetrada pelo maravilhoso, com a mais absoluta verossimilhança e naturalidade. Com o crescimento e enriquecimento do fabuloso mundo de suas personagens, o maravilhoso passa a ser o elemento integrante do real. Assim é que personagens "reais" (Lúcia, Pedrinho, D. Benta, Tia Nastácia, etc.) têm o mesmo valor das personagens "inventadas" (Emília, Visconde de Sabugosa e todas as personagens que povoam o universo literário lobatiano).
A vasta produção de Lobato, na área de Literatura Infantil, engloba obras originais, adaptações e traduções. Dentre os originais estão: "A Menina do Nariz Arrebitado"; "O Saci"; "Fábulas do Marquês de Rabicó"; "Aventuras
...