Projeto politico pedagogico
Por: cleoss • 8/9/2015 • Projeto de pesquisa • 4.920 Palavras (20 Páginas) • 382 Visualizações
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA [pic 1]
CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA
ECLÉIA STIVAL DOS SANTOS
UM OLHAR SOBRE A IMPLANTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
SÃO MIGUEL DO OESTE
2014
ECLÉIA STIVAL DOS SANTOS[pic 2]
UM OLHAR SOBRE A IMPLANTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Licenciatura em Informática da Universidade do Oeste de Santa Catarina, como parte dos requisitos para avaliação das disciplinas de Metodologia da Pesquisa e Prática e Investigação Educativa II.
ORIENTADOR: Prof. Drª. CARLA FABIANA CAZELLA
ORIENTADOR: prof.Drª ANA PAULA OLIVEIRA SCHERER
SÃO MIGUEL DO OESTE
2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 Justificativa 5
1.2 Delimitações do problema 6
1.3 Objetivos 6
1.3.1Objetivo geral 6
1.3.2 Objetivos específicos 6
1.3.3 Questões de pesquisa 6
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
2.1 projetos político pedagógico: sua importância para a escola 7
2.1.1papel do gestor na construção do PPP 9
2.1.2Participação do professor 9
2.1.3Envolvimento do aluno, das famílias e da comunidade 10
3 METODOLOGIA 11
3.1 Tipos de pesquisa 11
3.1.1 População /Amostra 11
3.1.2 Instrumentos 11
3.1.3 Coleta dos dados 11
3.1.4 Analise doa dados 12
4 DESCRIÇÃO DA ESCOLA 12
4.1 Aspectos sócios econômicos e culturais da comunidade escolar 12
5 PESSOAL 13
5.1 Alunos 13
5.1.1 Colaboradores 13
6 PLANEJAMENTO ESCOLAR 15
6.1 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA 15
6.1.1Analise doa dados 18
8 CRONOCRAMA 19[pic 3][pic 4]
9 REFERENCIAS 2
[pic 5][pic 6]
1 INTRODUÇÃO
A construção do projeto político pedagógico (PPP) é fundamental no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis de modalidades. Através dele, a escola demonstra o que idealiza suas metas e seus objetivos. Segundo VEIGA (2000 p,192) “Ele possibilita que as potencialidades sejam equacionadas deslegitimando as formas instituídas” A elaboração de uma proposta pedagógica se tornou obrigatória para as escolas de educação básica após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Apesar disso, muitas escolas ainda não possuem um PPP, ou se possuem, não o utilizam de forma a direcionar suas ações educativas é de fundamental importância que toda comunidade participe da elaboração desse documento e conheçam sua importância no contexto geral, pois de nada adianta a escola ter um documento desses se as pessoas não tem acesso a ele. Na concepção de Benavente “As inovações não tem hipóteses de sucesso se os autores não são chamados a aceitar essa inovação e não se envolvem na sua construção”. Esse problema implica diretamente na qualidade do processo de ensino aprendizagem e no funcionamento da escola, uma vez que o mesmo define e organiza as atividades e os projetos educativos, indica para gestores, professores, funcionários, alunos e familiares a direção a seguir.
O PPP não deve ser apenas um conjunto de planas e diretrizes e sim um documento que diz como a escola se organiza e o tipo de cidadão que deseja formar. Pois é na escola que se forma o cidadão ético com pensamento critico. Por esse motivo o documento deve ser claro no seu compromisso ético-pedagógico.
O PPP além de definir o tipo de escola que a sociedade, professores, funcionários e alunos desejam, também define o tipo de sociedade e cidadão que ela pretende formar e por ter tantas informações é considerado um instrumento de planejamento e avaliação que deve ser consultado por toda equipe gestora e pedagógica para a tomada de decisões.
Segundo Medel (2008) “Para elaborar um projeto, é necessário ousadia, discussão, reflexão. Desejo de renovação e, sobretudo participação de todos os envolvidos no processo escolar”. Pois a sua construção de forma participativa, possibilita que se discuta a escola em suas varias dimensões e se estabeleçam novos parâmetros e novas relações de convivência e de trabalho coletivo.
Ainda segundo Medel (2008) “A visão do PPP pressupõe um dialogo constante entre a pluralidade e as praticas educacionais publicas, produzindo-se e modificando-se mutuamente, da mesma maneira que as propostas curriculares e avaliativas”.
Apesar de sua valiosa importância no âmbito educacional como descrevemos acima representa também um desafio para os educadores, tanto em sua elaboração, como no momento de ser vivenciado na prática educativa.
1.1justificativa
O projeto político pedagógico é um documento indispensável para qualquer instituição de ensino, pois define a identidade da escola e a direção a seguir nele deve conter propostas de ação e ser completo o suficiente para não deixar duvidas sobre sua flexibilidade. Deve ser um documento elaborado sob discussões democráticas e atualizado constantemente. Este estudo tem como finalidade apontar as dificuldades encontradas nem sua construção e implantação.
O fracasso na utilização e na implantação do PPP pode contribuir negativamente para a qualidade dos serviços de educação prestados pela escola e afetar sua evolução.
.O objetivo central dessa pesquisa foi inspirado no diagnostico da analise dos PPPS das escolas estaduais de SC realizado pelas equipes de avaliação de gestão escolar AGE-, durante os anos de 2008 2009, na qual se verificou dificuldades na construção e implementação dos PPPS.
Sendo assim é eminente a importância de trabalhos que apontem as falhas na construção e implantação desse documento nas escolas.
...