Projeto politico pedagógico
Por: Thai5 • 26/6/2015 • Resenha • 1.206 Palavras (5 Páginas) • 770 Visualizações
CENEC VILA VELHA
THAIS DA SILVA PEREIRA
RESENHA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA : UMA CONTRUÇÃO POSSÍVEL
VILA VELHA
2015
CENEC VILA VELHA
THAIS DA SILVA PEREIRA
RESENHA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA : UMA CONTRUÇÃO POSSÍVEL
Resenha do Projeto político-pedagógico da escola : uma construção possível. Apresentado como requisito parcial para obtenção de nota e aprovação na disciplina de planejamento na Faculdade CNEC de Vila Velha, ministrada pela Profª. Jaqueline Maissiat.
VILA VELHA
2015
PROJETO POLITICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA: uma construção coletiva.
Como objeto de estudo para professores, pesquisadores e instituições no ramo educacional , o Projeto Político-pedagógico vem para somar na busca pela qualidade do ensino, e assim também, auxiliando a organização do trabalho pedagógico na escola. A escola é um lugar de formação, caracterização e realização, e para isso a escola precisa assumir seu papel e suas responsabilidades, sem "esperar" os órgãos superiores para tomar uma iniciativa. porém com os devidos suportes e condições para seguir adiante.
Conceituando o projeto politico-pedagógico:
Ao construirmos o "PPP" de nossas escola, com base no que se tem, planejamos o que temos a intenção de fazer e realizar, buscando sempre o possível, antever o futuro diferente do presente. O projeto não é algo feito para ficar engavetado, é para ser vivenciado na escola por todos os envolvidos com os processos educacionais, ele age como uma seta, que direciona para frente, para uma meta, ou um rumo a seguir. Sendo assim devemos considerar o projeto como um processo de constantes reflexões na busca de alternativas viáveis a efetivação de sua intenção, que é constitutiva.
O "PPP" organiza seu trabalho pedagógico em dois níveis: a organização da escola e a organização da sala de aula. Deve conter seu alicerces nos pressupostos de uma teoria pedagógica, que parta de uma pratica social e que esteja compromissada em solucionar os "problemas" da educação e da escola, que deve estar ligada também aos interesses da massa popular. Por isto não compete aos órgãos superiores, entregar um "PPP" pronto para a escola, e sim investir e estimular inovações e ações pedagógicas organizada pela própria escola. Ou seja, cada escola tem seu perfil, e cabe as instancias superiores receber assistência técnica e financeira.
Princípios norteadores do "PPP":
A organização da escola esta fundamentada nos princípios que deverão norteá-la:
- Igualdade: Condições para o acesso e permanência na escola etc.
- Qualidade: Qualidade na educação para todos.
- Gestão democrática: Repensar a estrutura de poder da escola.
- Liberdade: de pensar,ensinar,pesquisar. Autonomia etc.
- Valorização do magistério: melhor formação do profissional,valorização do trabalho pedagógico,formação continuada etc.
Construindo um "PPP":
O "PPP" é entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola, e deve ser feito com parte nos princípios de igualdade,qualidade,gestão democrática,liberdade e valorização do magistério. Enfatizando assim que a organização reduza os efeitos da divisão do trabalho e sua fraguimentação, e do controle hierárquico. Sete elementos básicos devem ser apontados:
- A finalidade da escola.
- A estrutura organizacional.
- O currículo.
- O tempo escolar.
- O processo de decisão.
- As relações de trabalho.
- A avaliação.
Deve conter suas finalidades:
- Finalidade legislativa.
- Finalidade Cultural.
- Finalidade política.
- Finalidade de formação profissional.
- Finalidade humanística.
Estrutura organizacional:
Dois tipos básicos:
- Administrativa: a locação e a gestão de recursos humanos,físicos e financeiros, arquitetura etc.
- Pedagógica: Organização das funções educativas para que a escola atinja de forma eficiente e eficaz as suas finalidades.
Currículo:
O currículo é a construção social e organização do conhecimento da escola que transmite sua ideologia, e sua determinação do conhecimento escolar. O currículo expressa uma cultura, ele é historicamente situado e culturalmente determinado.
O tempo escolar:
O calendário escolar ordena o tempo: determina o inicio e o fim do ano letivo , prevendo seus dias, férias,feriados cívicos e religiosos, datas para avaliação, reuniões técnicas e cursos.
- Horário escolar: Número de horas por semana, que pode variar dependendo da matéria contida na grade curricular.
Relações de trabalho :
É importante esclarecer que as relações de trabalho, no interior da escola são calcadas nas atitudes de solidariedade, reciprocidade e de participação coletiva, com espaços abertos a reflexão coletiva para favorecer o dialogo, a comunicação horizontal e a descentralização do poder
Avaliação:
A avaliação se dá através de uma visão critica, onde se parte do principio da necessidade de se conhecer a realidade e o contexto escolar. Ela deve ter um compromisso mais Amplo do que suas propostas conservadores, sendo assim acompanhar e avaliar o "PPP", é avaliar os próprios resultados da organização do trabalho pedagógico. A avaliação tendo como ponto de vista critico , não deve ser um instrumento de exclusão dos alunos que vem das classes trabalhadoras, e sim ser democrática, desenvolvendo em seus alunos a capacidade de apropriar-se de conhecimentos científicos,sociais e tecnológico, historicamente produzido através de um processo coletivo de avaliação Diagnóstica.
...