Projeto valorizando as diferenças
Por: Sonia Mara • 16/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.199 Palavras (9 Páginas) • 838 Visualizações
[pic 1]
Licenciatura em Pedagogia
Projeto Valorizando as diferenças
Bárbara Cristina Ferreira Watanabe RA 1649836
Débora Cristina Ruggi Santiago Barreto RA 1648821
Denise Capistrano Santos RA 1647857
Sônia Mara Aparecida da Silva RA 1650198
Polo: Jardim Aquarius
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..........................................................................................1
TEMA........................................................................................................3
JUSTIFICATIVA.......................................................................................4
SITUAÇÃO-PROBLEMA..........................................................................5
PÚBLICO ALVO.......................................................................................6
OBJETIVOS..............................................................................................7
EMBASAMENTO TEÓRICO....................................................................8
PERCURSO METODOLÓGICO...............................................................9
RECURSOS............................................................................................10
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES........................................................16
AVALIAÇÃO..........................................................................................18
CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................19
REFERÊNCIAS......................................................................................20
- INTRODUÇÃO
“A interação que faz parte da vida social das crianças constitui-se em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas.” ( RCNEI vol. 3).
Esse Projeto Pedagógico desenvolvido com a proposta de contribuir para a formação do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Paulista (UNIP), polo Aquarius, turma 2017 segundo semestre.
O tema escolhido permite trabalhar as diferenças e valoriza-las e ajudar a construir a identidade da criança. A discriminação existe é fato então desde muito cedo as crianças já veem, escutam e percebem o preconceito seja, origem, etnia, sexo, religião, cor, crença ou deficiência.
Mas, o que é ser diferente?
Para Brandão (1986 apud GUSMÃO, 2000, p. 12) “o diferente e a diferença são partes da descoberta de um sentimento que, armado pelos símbolos da cultura, nos diz que nem tudo é o que eu sou e nem todos são como eu sou”.
Os alunos tem diferentes origens e histórias de vida, portanto, não podemos negar essas diferenças que os tornam seres humanos concretos, sujeitos sociais e históricos (GUSMÃO, 2000). Acreditamos que tratar as crianças com igualdade é saber respeitar as suas diferenças.
Nessa fase a criança pode ser moldada com a ajuda da família e da escola , e elas serão um reflexo do que aprenderão na educação infantil.
O papel do professor seria de um mediador que explica e mostra as diferenças entre as pessoas para que haja interação entre eles, respeito mutuo para que não se tornem adultos preconceituosos.
Nessa fase o aluno se “espelha” no adulto, então o professor usará isso a seu favor a diversidade dando um bom exemplo a toda turma.
Ao observar cenários de diferentes escolas concluímos que a diferença existe e tem gerado problemas entre alunos. Através de uma visão panorâmica chegamos a definição do tema: Valorizando as diferenças.
- TEMA
O projeto “Valorizando as diferenças” vai entrar para o dia a dia da sala de aula ajudando na interação de todos os alunos.
Entendendo que ninguém é igual a ninguém e cada pessoa foi gerada por uma “formula” única, buscamos através desse projeto uma forma de desenvolver os alunos e compreender desigualdades.
- JUSTIFICAVA
As diferenças estão cada dia mais na vida das pessoas, nem mesmo as crianças tem escapado desse fato.
Ninguem é igual a ninguém, cada pessoa foi gerada por uma “formula” única que nunca poderá ser copiada e sim valorizada.
Durante a educação infantil as crianças já começam a conhecer seu corpo, as diferenças e semelhanças entre os colegas do grupo, escolhem com quem brincar e se relacionar na escola, tem suas preferências por brinquedos, e, no entanto é fundamental que o educador trabalhe em sala de aula questões sobre diferenças não só com as crianças, mas com as famílias e a comunidade.
Diante disso, Trinidad(2011), reforça que a Educação Infantil é o primeiro recinto institucionalizado a que a criança tem acesso, isso significa que ela passa a conviver em novos coletivos e, por isso, precisa ter oportunidade para aprender as regras para essa convivência pautada no respeito por si e pelo outro.
A discriminação não pode ser ignorada então a escola, o professor tem um papel importante a desempenhar na vida da criança para que todos se respeitem e seja possível um convívio pacifico entre eles.
.
- SITUAÇÃO PROBLEMA
A abordagem do tema Valorizando as Diferenças nos remete as muitas questões, quando se fala em pessoas, abordamos temas delicados como cor da pele, cultura, religiosidade, deficiências etc.
Você é negro, parece uma casca de amendoim. Você é adotivo e sua mãe achou você na lata do lixo. O vocabulário cruel pode acontecer cedo entre as crianças, é comum e precisa de intervenção do adulto. Para Claudia Ruas, coordenadora da educação infantil da Escola Parque (RJ), a preocupação com o respeito à DIVERSIDADE não precisa ser algo programado, mas um olhar atento no que a criança vai nos sinalizando. “Em primeiro lugar, nada de minimizar o problema com a frase ‘somos todos iguais’. Porque não somos e isso só vai atrasar o jeito de a criança lidar com as diferenças de cada um. O negro é outra raça, sim, o adotivo chegou àquela família de outro jeito, sim.”
...