Proposta Pedagogia do Ensino Fundamental
Por: p.suiquer • 15/10/2019 • Trabalho acadêmico • 753 Palavras (4 Páginas) • 282 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Plano de trabalho docente interdisciplinar 5
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
- INTRODUÇÃO
Esse Portifolio tem a finalidade de apresentar um reflexão sobre “Propostas pedagógicas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental”..
A base Nacional Comum Curricular ( BNCC), é um importante documento para a educação brasileira. E faz necessário ter um estudo mais aprofundado pelos profissionais da educação. Tendo em vista que aprovação da BNCC, as instituições escolares devem fazer reformulação do currículo das disciplinas do Projeto Político Pedagógico. Nos quais serão compostos por conhecimentos contemplados na parte comum da Base Nacional da Comum Curricular e conhecimento que devem ser inseridos na comunidade escolar de maneira diversificada.
- DESENVOLVIMENTO
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Por isso, é um documento importante para a promoção da igualdade no sistema educacional, colaborando para a formação integral e para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
Ao ter como objetivo nortear os currículos dos estados e municípios de todo o Brasil a partir dessas perspectivas, a BNCC coloca em curso o que está previsto no artigo nove da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) sancionada em 1996.
Segundo a LDB, cabe ao Governo Federal “estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum”.
2.1 PLANO DE TRABALHO DOCENTE INTERDISCIPLINAR
Dentro da perspectiva apresentada por Cavalcante (20180, Fonseca (2015) e principalmente por Brasil (2018) que expôs a Base Nacional Comum Curricular, a seguir será apresentado um Plano Docente com a Consepção educacional interdisciplinar.
Plano de Trabalho Docente |
Escola: Escola Municipal Reviver |
Docentes: Patrícia Suiquer Alves Pereira Lílian Aparecida Silva |
Ano: 5º ano do ensino Fundamental |
Disciplinas: Língua Portuguesa, História , Geografia, Matemática, Ciências |
Conteúdos:
|
Objetivos:
|
Procedimentos Metodológicos: 1ª Etapa/ Atividade- Duração de 4h – A coleta 2ª Etapa/Atividade- Duração de 4 h- A Planilha 3ª Etapa/ Atividade – Duração de 4 horas – O relatório Proposta para atividade futura Consiste na apresentação do relatório feito pelos alunos, para toda a escola conhecer um pouco mais sobre a diversidade histórico cultural d sala, para posteriormente conhecer a diversidade cultural da escola. |
Recursos didáticos: Folha A4 para impressão do formulário, canetas e computadores com acesso à Internet, livros da Biblioteca e jornais, quadro, e giz para o quadro. |
Avaliação: Avaliar todo o projeto, observar a participação dos alunos avaliar os relatórios elaborados. |
Referencias: Instituto Ayrton Sena- https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/BNCC/o-que-e-BNCC.html>> Acesso 20/04/2019 CAVALCANTI, Meire. Interdisciplinar; um avanço na educação. Nova escola 2018 disponível em : https://novaescola.org.br/249/interdisciplinaridade-um%20avanco-na-educacao%3E%3E>> Acesso 12/05/2019 BRASIL. Ministério da Educação . Base nacional Comum Curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>> Acesso 28/05/2019 |
...