A Pedagogia Ensino Fundamental
Por: Alex Souza • 26/6/2023 • Trabalho acadêmico • 8.469 Palavras (34 Páginas) • 99 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4
2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 5
3 RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE 6
4 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 7
5 PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC 8
7 RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE 10
8 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS 11
9 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 12
10 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 13
11 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 14
12 RELATO DA OBSERVAÇÃO 15
13 PLANOS DE AULA 16
14 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR 17
15 RELATO DA REGÊNCIA 18
16 RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR 19
17 RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA 20
18 RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO 21
19 ATA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRATIVA 22
20 RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ROTINA DO SUPERVISOR/ORIENTADOR 23
21 PLANO DE AÇÃO 24
22 RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO À DIREÇÃO ESCOLAR 25
23 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO 26
CONSIDERAÇÕES FINAIS 27
REFERÊNCIAS 28
INTRODUÇÃO
O presente estágio de docência na Educação infantil teve como objetivo, aperfeiçoar a prática em sala de aula, proporcionar a realidade profissional por meio da participação em ocasiões reais de trabalho. Foi de extrema importância em minha vida acadêmica, pois através dele tive a oportunidade de participar um pouco da prática docente neste mês de setembro e conhecer o cotidiano da profissão, sua peculiaridade e os problemas que os cerca no contexto atual antes da formação. Contudo, foi possível identificar diversas críticas ao ensino infantil, e compreender que ainda assim, é essencial o ensino na infância, onde a criança é capaz de aprender e desenvolver diversas habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras. Ou seja, é um momento importante para que o indivíduo aprenda a se relacionar e viver em sociedade.
Sobre o mesmo ponto de vista, no decorrer do Estágio na Escolinha Creche Comunitário Jesus é a Esperança pude conhecer sua estrutura de funcionamento interno, externo e como os educadores ensinam e organizam seus planos de trabalho e a oportunidade se estendeu a todos os períodos deste o berçário até as crianças pequenas. A integração do trabalho curricular como: conceituar o Projeto Político Pedagógico, os temas transversais da BNCC, as metodologias ativas com uso de tecnologias digitais e elaborar os planos de aula, também foi muito proveitoso para complementar o conhecimento não só da pratica como o da escrita. A arte de educar certamente é muito nobre, naturalmente que esses “interesses” devem ser organizados pelo professor, para o melhor desempenho das crianças. Agindo assim como mediador entre aluno e conhecimento, intervindo no que Vigotsk chamou de zona de desenvolvimento proximal. Porém o professor deve estar sempre atento à sua formação, o mundo está em constante transformação, pois, é essencial para compreender o diverso desafio, adquirindo assim conhecimento para o bom desenvolvimento profissional.
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
A interdisciplinaridade teve origem na segunda metade do século XX, devido a uma necessidade aferida nos campos das ciências humanas e na educação. Com um movimento contemporâneo ela surge na perspectiva da “dialogicidade” e da integração das ciências e do conhecimento.
Diante desse contexto, a interdisciplinaridade tem sido discutida por dois pontos de vista, o epistemológico e pedagógico. O primeiro engloba o conhecimento em aspecto de produção, reconstrução e socialização; método de mediação entre sujeito e a realidade; a ciência e seus paradigmas. Já o pedagógico engloba questões de ensino e aprendizagem da educação formal, vai além da educação, pois está inserida também nos setores da vida social tais como: a política, tecnologia e a economia. No campo educativo, a interdisciplinaridade vem sendo discutida por inúmeros autores, principalmente na produção e na socialização do conhecimento.
...