Provas Piagetianas Relatório.
Por: maahh • 11/9/2015 • Relatório de pesquisa • 539 Palavras (3 Páginas) • 1.493 Visualizações
Provas Piagetianas Relatório.
Durante o nosso trabalho escolhemos três provas Piagetianas e duas crianças, uma de 4 e outra de 6 anos de idade.
A criança de 4 anos chama-se Pedro e pode-se notar que ele ainda não apresenta noções de irreversibilidade, durante a prova fora apresentado a ele 3 copos, 2 do mesmo tamanho e o terceiro mais estreito e alto, colocamos a água segundo ele nos falou que estava na mesma quantidade e ao perguntar, ele reafirmou que havia a mesma quantidade de água no copo, no entanto ao mudar o copo ele passou a acreditar que a quantidade de água também havia mudado e afirmou ter mais água no copo maior.
A segunda prova realizada com ele foi a das massinhas, ao mudar o formado de uma delas ele nos respondeu que uma tinha mais massa que a outra, pois era maior, não percebendo que não mudamos a quantidade de massa, mas apenas o formato dela.
A terceira e última prova realizada com a criança foi a das setas, e como esperado ele nos respondeu que quando virado o lado da seta uma se apresentava maior que a outra.
Podemos notar durante a apresentação que o garoto não levou muitos minutos para chegar as respostas, e que não refletiu muito sobre elas, durante as perguntas ele afirmou “porque sim” quando fora lhe perguntado o motivo de sua conclusão.
Segundo nossas análises acreditamos que o garoto encontra-se na fase denominada por Piaget: “Fabulação” onde as principais características são:
- Reação primitiva e insuficiente à aprendizagem escolar;
- É mais positiva que a anterior;
- A criança responde a pergunta sem reflexão, inventando uma história na qual não acredita;
- Não raciocina sobre aquilo que fala ou escreve.
A criança de 6 anos de idade chama-se Vitória e ela já apresenta noções de irreversibilidade durante a prova dos copos ao mudar o liquido para o copo mais estreito a criança afirmou ter a mesma quantidade e ao perguntar quem tomaria mais suco a garota responde que as duas tomariam igual reafirmando ter a mesma quantidade.
Na prova das massinhas antes de mudar o formato ela diz ter a mesma quantidade e depois mesmo mudando o formato de uma delas a criança reafirma ter a mesma quantidade.
Na prova das setas a garota respondeu que quando virado o lado da seta uma se apresenta maior que a outra.
Notamos que durante o vídeo Vitória não demorou a responder, estava muito segura de suas respostas. Tanto na prova dos copos e da massinha a criança afirmava que havia a mesma quantidade.
Segundo os métodos clínicos de Piaget a criança encontra - se na fase de “crença desencadeada”, ela é influenciada pelo interrogatório, que a força a raciocinar em certa direção e a sistematizar seu saber, o que faz graças a ajuda de outro, é dela o produto de algo que pensa ou em que acredita.
...