Práticas Avaliativas nos Processos de Ensino e Aprendizagem
Por: Valney Costa • 7/6/2016 • Dissertação • 293 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
É bom ou não é?
“Que naquele momento da prova, ele sabia x% de tudo o que os professores gostariam que ele soubesse da matéria.”
As notas servem para classificar os alunos e, não mostram de fato o que eles aprenderam, não servem efetivamente para medir o desempenho do mesmo em longo prazo. O objetivo da avaliação na sala de aula deve ser a compreensão do processo de aprendizagem do aluno. E, a ideia que os instrumentos e as metodologias não só fazem parte da avaliação, mas estão a serviço das concepções. Não importa qual seja a série, a escola ou o sistema de ensino: ele receberá uma nota - nem sempre boa - por seu desempenho. Mas isso é mesmo necessário?
Não estamos ensinando para reprova-los, e sim para que eles atinjam as competências necessárias para construir o conhecimento naquele indivíduo. O importante é saber utilizar essas ferramentas a favor do discente. Nesta hora é necessário fazer a mediação, o professor constitui esse processo junto com o aluno, fazendo atividades em sala, trabalhos em grupo e individuais, pesquisas, lições de casa, questionamento durante a aula, dando uma tarefa complementar durante o processo estimulando este aluno a produzir.
Muitas vezes o que precisamos é mesmo reformular nossas ideias, dividir o processo em varias etapas, acompanhar seu desenvolvimento e assim fazer a mediação, cumprindo o papel de educador. Aprender a colher informações do aluno é tarefa do professor educador. Mas isso acontece a partir do momento que você passa a conhecer seu aluno. As provas e testes são validos sim, desde que o objetivo não seja reprovar o aluno, mas sim prepara-lo para vida, a vida profissional e, ser o caminho para aprendizagem, para que ele compreenda o sentido do que está fazendo.
...