Psicologia Centro de Ciências do Homem
Por: 162410 • 18/2/2021 • Resenha • 551 Palavras (3 Páginas) • 136 Visualizações
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF
Centro de Ciências do Homem (CCH)
Licenciatura em Pedagogia – EAD/CEDERJ
Atividade equivalente à Avaliação Presencial 2 – AP2
Equipe da disciplina: Gustavo Smiderle e Bianca Monteiro de Castro
Nome: Raphaella Ribeiro Gomes Matricula: 16111080155
Questão 1
É fundamental refletir sobre até que ponto a ideologia pode ser crítica, neutra atrelada a conceitos conhecimento,ideias e princípios.
* As questões ideologia podem incorporar diferentes significado a depender do seu contexto construído historicamente
* Corrente do pensamento neutro
* Falsa consciência da realidade dominada por classes sociais dominantes , um conceito para entender as desigualdades.
* Faz parte de dominação de todas as sociedades com regras,costumes valores.
Questão 2
A ideologia é um conceito contemporâneo importante construído historicamente.
O jornalismo exclusivamente como aparelho ideológico de classe; e a possibilidade de dominação e doutrinação falsa consciência da realidade sistematizada. As classes dominantes exercem poder de dominação, os burgueses-capitalista ,’os vilões’ e o proletariado possuem ideologias diferentes resultando na luta entre classes.
O jornalismo feito para uma ideologia do proletariado , trazendo a luta dos ideias em defesa do trabalhador , ‘os mocinhos ’que faz parte do sistema de domínio e e exploração do capitalismo.
O jornalismo como a ideologia da objetividade sendo criticado por sua representação que difere-se da realidade. A critica é pela neutralidade de conceitos. Entretanto o conhecimento não é neutro seja a favor do proletariado ou capitalismo ou qualquer outro assunto haverá um posicionamento seja ele implícito ou explicito cabe os cidadãos refletir e questionar tal realidade ou informação.
Questão 3
A.(R) Seria irrazoável se o professor indica-se diretamente um candidato, sem despertar o senso crítico de seus alunos.O professor deva aproveitar o acontecimento, a eleição, para fomentar reflexões e debates quanto aos posicionamentos e ideais de politicas dos envolvidos, e o como esse posicionamentos podem afetar a sociedade.
B.(R) Como cidadã, defenderia ativamente o fim do trabalho escravo, e como professora trabalharia sem cessar para levar meus alunos a perceber o cúmulo das atrocidades que aquele sistema social e econômico promovia.
C.(I) Na situação descrita, como em todas as outras, o professor omitir o assunto a sala de aula, mas sim promover o debate e a reflexão. Não cabe a ele ditar sua opinião particular como verdade absoluta, mas sendo a sala de aula um ambiente de construção de conhecimento, é de grande importância que o professor use de assuntos atuais e extremamente relevantes a todos na sociedade em suas aulas.
Questão
...