Psicologia Piaget
Por: daianafarias • 9/5/2016 • Resenha • 1.385 Palavras (6 Páginas) • 400 Visualizações
Psicologia
1.... para Piaget, o desenvolvimento intelectual, é os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico e organizações do meio ambiente, sempre procurando manter um equilíbrio. Assim, Piaget entende que o desenvolvimento intelectual age do mesmo modo que o desenvolvimento biológico .Para Piaget, a atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento "total" do organismo.
2....a inteligência para Piaget é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova, e como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao mundo exterior , como toda adaptação biológica, com isso o indivíduo se desenvolve intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que o cercam podendo ser exercitada, buscando aperfeiçoamento de potencialidades.
3.... Assimilação é o processo cognitivo de colocar (classificar) novos eventos em esquemas existentes. É a incorporação de elementos do meio externo (objeto, acontecimento,...) a um esquema ou estrutura do sujeito. Em outras palavras, é o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas.
Na assimilação o indivíduo usa as estruturas que já possui.
Acomodação É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado.
A acomodação pode ser de duas formas, visto que se pode ter duas alternativas: Criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou modificar um já existente de modo que o estímulo possa ser incluído. Após ter havido a acomodação, a criança tenta novamente encaixar o estímulo no esquema e aí ocorre a assimilação. Por isso, a acomodação não é determinada pelo objeto e sim pela atividade do sujeito sobre esse, para tentar assimilá-lo. O balanço entre assimilação e acomodação é chamado de adaptação.
4...o meio pode proporcionar aceleração ou atrasos nos estágios, pois tudo depende do meio sócio-cultural, experiências do meio físico, devemos propiciar condições de interações sociais, enfim aprovação e reprovação também é uma influencia do meio, mas isso não significa necessariamente aprovação financeira, uma exemplo claro é se a família é leitora a criança é influenciada a isso.
5... aparecimento da linguagem, da função simbólica, capacidade de trabalhar com representações para atribuir significados à realidade, ele se caracteriza ainda pelo egocentrismo, manifesta atividade mental através do jogo, desenho, linguagem oral ou escrita, imitação, a intuição para Piaget é a lógica da primeira infância.
6....
7.. a criança pré operatória resolve problemas práticos de forma individual, obedece o que lhe é mandado, por exemplo organiza os brinquedos mas não discute
8.... Refere-se à incapacidade manifestada pela criança para entender a reversibilidade de certos fenômenos, ou seja, ela não percebe que as coisas permanecem as mesmas, mesmo que sofram uma operação ( transformação ). A criança mão entende o problema da conservação ( quer dos líquidos quer dos sólidos ). A criança não percebe por exemplo que a quantidade de massa e de água não se altera apesar de mudarem de forma. A criança deste grupo etário não se consegue descentrar ou seja ela focaliza a sua perspectiva apenas numa dimensão do estímulo e não entra em contato com os outros fatores.
9... pré-operatório Neste período, a criança classifica ao separar ou agrupar objetos por suas semelhanças e diferenças, fixando desse modo, relações das coisas do ambiente que o rodeia.
Já no operatório, há a consolidação da estrutura de seriação. A criança faz relações mentais que orienta toda a sua ação. Deste modo, ela analisa o próximo elemento a ser colocado na série, comprovando que este é maior do que os já colocados e também menor do que os que restam, no caso de uma ordem ascendente. É reversibilidade do pensamento, o “ir e vim mentalmente”, que faz a relação maior do que concomitantemente a seu inverso menor do que.
10... pode-se seriar objetos numa ordem do maior para o menor, do menor para o maior, do mais grosso para o mais fino, do mais fino para o mais grosso, do mais pesado para o mais leve e vice- versa, etc.
11... Uma operação é uma ação que se torna reversível em pensamento
Uma operação é uma " ação que pode ser internalizada ou uma ação sobre a qual a pessoa possa pensar e isto é uma atividade mentalmente reversível - ou para ser mais preciso - é uma ação que pode ocorrer em uma direção ou na direção inversa. Uma operação implica sempre a noção de conservação e a relação com um sistema de operações ou uma estrutura global. Para Piaget, as operações são o resultado, não a fonte do desenvolvimento da inteligência."
A capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente .Um outro aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas, ex: se lhe perguntarem, por exemplo, qual é a vareta maior, entre várias, ela será capaz de responder acertadamente comparando-as mediante a ação mental, ou seja, sem precisar medi-las usando a ação física.
...