Psicologia da Aprendizagem
Por: dirleneverruck • 5/4/2015 • Trabalho acadêmico • 295 Palavras (2 Páginas) • 841 Visualizações
[pic 1]
Curso: Pedagogia / IV Semestre
Disciplina: Psicologia da Aprendizagem
Professora: Adriana Rita Sordi Lino
Acadêmico(a): Dirlene Verruck RGM: 053.8777
ATIVIDADE AULA 01
01 – “Fazendo referência à história, podemos perceber que, há bem pouco tempo, próximo ao século XVIII, as crianças eram tratadas como pequenos adultos: participavam das mesmas atividades dos adultos, inclusive orgias, enforcamentos públicos, trabalhavam nos campos e vendiam seus produtos nos mercados.
Já no século XIX e início do século XX, há uma preocupação maior com o estudo da criança e com a necessidade da educação formal. Apesar disso, a disciplina era exercida de uma forma violenta e agressiva, com severos castigos, como por exemplo: a palmatória, ajoelhar-se no milho, espancamentos violentos e quartos escuros. Mas, essas atitudes começaram a se modificar a partir do estudo da criança.
Diante do trecho acima, retido da nossa webaula, faça uma pesquisa e responda:
- Transformações do conceito de infância ao longo dos tempos; (não deve ultrapassar 10 linhas).
De acordo com o que estudei, percebe-se que, a humanidade nem sempre viu a criança como um ser em particular, pois eram tratadas como um “adulto em miniatura”, isto é, participavam das mesmas atividades dos adultos.
Com o passar dos anos criava-se formas para entender quem era a criança, ou seja, uma busca constante pela significação da infância. Com algumas transformações que ocorreram na sociedade e consequentemente na vida das crianças, surge a necessidade de escolarizar as mesmas e prepará-las para o futuro. Contudo, percebe-se nos dias atuais que por mais que se pense nas crianças como sujeitos ativos e produtores de culturas, ainda se almejam o preparo destas para o futuro, desconsiderando-se o presente.
...