Psicologia da aprendizagem
Por: Edvania gonçalves • 7/4/2016 • Projeto de pesquisa • 2.198 Palavras (9 Páginas) • 394 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Andréia Cardoso Trindade Costa, RA: 5530985743 andreiac.trindade@gmail.com
Edilene Queiroz dos Santos, RA: 4702891328 edileneqs@hotmail.com
Edvania Gonçalves da Silva, RA: 6326203712 edgon.silva38@gmail.com
Sinyonize Morais Rezende, RA: 631318999 sinyonizemorais01@gmail.com
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de Ensino ”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Ludmilla Cristina Sauhi.
BRASILIA
Junho/2013
Principais pontos do artigo: Significado e sentido na aprendizagem escolar: reflexões em torno do conceito de aprendizagem significativa.
- Com base na leitura do artigo, a equipe destacou os principais pontos, a seguir:
1. Nem sempre a aprendizagem significativa dá lugar à construção de significados.
Para que haja uma aprendizagem significativa, que vá além da mera repetição memorística é necessário atentar para duas condições: uma relativa ao conteúdo e outra ao aluno.
O conteúdo deve possuir um significado em si mesmo, com uma apresentação lógica, expressiva, bem estruturada e organizada. Ou seja, que o conteúdo contenha um significado para o aluno. Neste sentido, os conhecimentos prévios que o aluno possui são fundamentais para o estabelecimento de significados ao conteúdo apresentado.
Por outro lado, a motivação do aluno para aprender o conteúdo é fator decisivo na construção de significados. Neste aspecto, o professor tem papel fundamental. A relação entre este e o aluno, suas abordagens, sua postura, métodos de ensino e direcionamento do conteúdo em sala de aula viabilizam a intencionalidade do aluno pela aprendizagem.
2. A construção de significados implica o aluno em sua totalidade.
O autor menciona que a construção de significados não se restringe à relação que o aluno faz entre o conhecimento que já possui com o novo, porém, essa construção é influenciada por percepções que o aluno possui do meio onde o processo de aprendizagem ocorre. Assim, devem ser consideradas as percepções em relação à escola, ao professor, às técnicas de ensino, ao outros alunos, às abordagens do professor, a estruturação das tarefas e ao próprio conteúdo, ou seja, a construção de significados não se constitui em um único processo, mas em diversos processos que estão intrinsecamente relacionados e são dinâmicos.
PERGUNTA: Qual a importância da psicologia para a pedagogia?
A Psicologia como ciência que estuda o comportamento humano auxilia a pedagogia quanto à compreensão dos aspectos comportamentais da mente humana no processo de aprendizagem.
Desta forma, a importância da Psicologia para a pedagogia consiste no fato de que ela possibilita à pedagogia a compreensão de como os seres humanos aprendem, os aspectos que interferem na aprendizagem, bem como formas de facilitar o processo de aprender.
Assim, com base nas teorias psicológicas, a pedagogia fundamenta e organiza estratégias para viabilizar a aprendizagem humana, desde a infância até a idade adulta.
QUADRO CONCEITUAL
Teorias | Psicologia – Aspectos conceituais | Contribuições para o âmbito educacional |
Teoria verbal significativa | A idéia fundamental da teoria de Ausubel é a de que a aprendizagem significativa é um processo em que as novas informações ou os novos conhecimentos estejam relacionados com um aspecto relevante, existente na estrutura de conhecimentos de cada indivíduo. | Essa teoria contribuiu muito com o desenvolvimento da educação como um todo, pois parte da premissa de que o indivíduo aprende com mais facilidade a parti de seus conhecimentos prévios, assimilando o novo conhecimento com o que se já conhecia, mais e importante ressaltar que a aprendizagem significativa é pessoal, por tanto depende dos recursos cognitivos de cada aprendiz. |
Teoria genética da aprendizagem | Teoria do desenvolvimento da inteligência é baseada em partes com as teorias, apriorismo e o empirismo. Consiste em experiências com crianças do nascimento até a adolescência. Para Piaget, o conhecimento é construído através da interação do sujeito com o seu meio, a partir da estrutura existente, ou seja, o conhecimento e adquirido não só depende da estrutura cognitiva do sujeito, mais também da relação do sujeito, com o objeto. | Usa se muito a teoria genética na educação escolar, através de estratégias para a construção do conhecimento, conduzindo os alunos a oportunidade de desenvolver suas habilidades cognitivas, estimulando o potencial criativo do conteúdo, buscando informações em vários contextos. É necessário que o professor tenha consciência da importância da ralação educador - educando, para que esse processo seja satisfatório. |
Teoria sociocultural | O principal defensor da teoria Sociocultural foi Vygotsky, para ele, o ser humano é um ser social, que constrói sua individualidade aparte das interações que tem com outros indivíduos de acordo com os padrões de cultura da qual esta imenso. | Visando a idéia central da teoria sociocultural em que, é porque aprendo que me desenvolvo, o fato de aprender e que vai estipular o rumo do desenvolvimento humano e o caminho deste desenvolvimento está ligado ao fator cultural. A educação não deve enxergar o individuo como um ser estático, e sim trabalhar de forma prospectiva para aquilo que se deve aprender, reconhecendo que todo mundo e modificável através da mediação. |
...