TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da aprendizagem

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ALUNA: Ciomara Alves Viana Salomão

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Texto dissertativo sobre o pensamento de Vygotsky

Na sociedade atual, criou-se uma expectativa negativa em relação às possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento do aluno com necessidades educativas especiais, e às vezes essa expectativa atinge até mesmo os educadores, isto vem acarretando consequências desastrosas no processo educativo. O que Vygotsky propõe é examinar as possíveis limitações dessas crianças não é de complacência ou desânimo, mas sim, o de uma visão dialética do real, que leve a constatação de que, se existem problemas, existem também possibilidades. E os problemas podem ser uma fonte de crescimento.

Desse modo, para ele, “um defeito ou problema físico, qualquer que seja sua natureza, desafia o organismo. Assim, o resultado de um defeito é invariavelmente duplo e contraditório. Por um lado, ele enfraquece o organismo, mina suas atividades e age como uma força negativa. Por outro lado, precisamente porque torna a atividade do organismo difícil, o defeito age como um incentivo para aumentar o desenvolvimento de outras funções no organismo; ele ativa, desperta o organismo para redobrar atividade, que compensará o defeito e superará a dificuldade. Esta é uma lei geral, igualmente aplicável á biologia e á psicologia de um organismo: o caráter negativo de um defeito age como um estímulo para o aumento do desenvolvimento e da atividade”.

O sujeito com necessidades educativas especiais determina os recursos metodológicos a serem utilizados. Vygotsky considera que a deficiência, defeito ou problema não constitui em si um impedimento para o desenvolvimento do indivíduo; mas o que poderia constituir esse impedimento seria as mediações estabelecidas, as formas de lidar com o problema, negando possibilidades de trocas e relações significantes que possibilita o crescimento do indivíduo. As contribuições de Vygotsky para a educação dos alunos com necessidades especiais são inúmeras. Destacamos alguns pontos interessantes sobre o assunto: Além da preocupação de Vygotsky de buscar novos paradigmas para a compreensão da psyché humana, propõe novas propostas de intervenção a partir deles. Ao mesmo tempo em que propõe um novo olhar sobre a “deficiência”, dá pistas de como agir para superá-la.

Produzir meios para uma aprendizagem enriquecedora e criativa é utilizar instrumentos diversos, inclusive os produzidos pela modernidade, sendo assim esses alunos desfrutarão de uma educação de alta qualidade. No entanto Vygotsky em contrapartida apresenta de forma clara, indicativos para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem de educandos com deficiência, sabendo ele que se a criança com deficiência perde de um lado, ganha e muito por outro, a expectativa com relação às possibilidades de desenvolvimento são elevadíssimas; entretanto, não é qualquer ensino que promove esse desenvolvimento; mas sim um processo de ensino-aprendizagem que seja adequado e organizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (216 Kb)   docx (122.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com