Psicopedagogia Associação de Amigos Autistas
Por: Alessandra Sampaio • 14/10/2021 • Monografia • 253 Palavras (2 Páginas) • 131 Visualizações
A AMA – Associação de Amigos Autistas, define autismo como
“um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde idade muito precoce, tipicamente antes dos três anos de idade, com impacto múltiplo e variável em áreas nobres do desenvolvimento humano como as áreas de comunicação, interação social, aprendizado e capacidade de adaptação”.
Sua incidência é assinalada por um começo de atrasos no desenvolvimento das habilidades sociais, cognitivas e comunicativas, o autismo é um transtorno devido a falhas ocorridas no desenvolvimento neurológico.
Em 1911, Eugen Bleuler, em seu artigo “Demência precoce e o grupo das esquizofrenias” nomeou o termo TEA – Transtorno do Espectro Autista, também nomeado como Autismo. Por meio de observações de um grupo que apresentava atributos de suprema esquizofrenia e um comportamento muito fechado que dificultava o indivíduo de ter um convívio social, Bleuler usou critérios, de sua época, para verificar um diagnóstico de Esquizofrenia, sendo estes conhecidos como ‘Os quatros ‘A’s de Bleuler’.
Os quatros ‘A’s de Bleuler usados são alucinações, afeto desorganizado, incongruência e autismo. Este último
Num primeiro momento Bleuler (1911) descreveu a esquizofrenia como um transtorno dividido em quatro tipos clínicos (os 4 As de Bleuler) identificados como: associação, afeto embotado, ambivalência e autismo. Esse último tido, na época, como o extremo da esquizofrenia. Ele chamava de autismo ao desligamento da realidade combinado com a predominância relativa ou absoluta da vida interior. De acordo com ele, para os doentes, o mundo autístico era tão verdadeiro como o mundo real, ainda que por vezes em outra realidade.
...