Quadro Civilizações Antigas
Por: Lorena Goltzman • 23/11/2016 • Trabalho acadêmico • 888 Palavras (4 Páginas) • 1.873 Visualizações
CIVILIZAÇÃO | ORG. SOCIAL | RELIGIÃO | ESCRITA | EDUCAÇÃO | |||
CARACTERÍSITCAS | PÚBLICO ALVO | RESPONSÁVEIS | ORGANIZAÇÃO | ||||
MAIA | Dividida em grupos ou camadas sociais. São elas: nobres, sacerdotes, mercadores, artesãos e escravos. Cada uma possui suas obrigações e deveres. | Veneração aos deuses da chuva e da agricultura. | Hieroglífica. | A educação iniciava-se no lar e tinha caráter rigoroso. | Meninos e meninas. Nobres e de classe média. | Pais, sacerdotes e mestres de ofício. | Iniciava-se com os pais. Depois, através de outras pessoas, como os sacerdotes, mestres de ofício, etc, bem como de certas instituições. |
INCA | Regime militarista e sacerdotal (classes sociais). | As forças da natureza (o sol e a lua) eram o centro de seu culto religioso, bem como outros deuses, tais quais o Criador (pai do sol e da lua). | Rudimentar. Dava-se mediante “quipos” (conjunto de cordéis unidos por nós, amarraduras, cruzamentos, tamanhos e cores. Também se dava pelo uso de pedregulhos. | Os pais eram os educadores por excelência entre o povo comum. Os homens aprendiam a cultivar, caçar, fazer cerâmica, tecer; as mulheres aprendiam a cozinhar, limpar, e cuidar dos animais. A educação nas escolas se limitava à aprendizagem de conteúdos de memória. Compreendia um extenso programa de religião, governo, civilidade, arte limitar, cronologia, história, educação dos filhos, poesia, música, filosofia e astrologia. | Nobreza e realeza. | Pais, familiares mais velhos e professores. | O primeiro nível pedagógico era composto pelos pais. O segundo nível pedagógico era composto pelas pessoas mais velhas, por serem portadores de maior conhecimento e valores. Os mais ricos tinham acesso ao nível pedagógico escolar, que era lecionado pelos amautas. |
ASTECA | Classes sociais: a militar, a sacerdotal, a dos comerciantes e a do povo. As três primeiras gozavam de privilégios; a última vivia a serviço das demais. | Era uma síntese de crenças e cultos. Os Deuses agrários dos povos agrícolas do centro do México fundiram-se com os Deuses astrais dos povos guerreiros bárbaros. | Pictórica. Utilizava ideogramas e fonogramas. | Os sacerdotes tinham controle total sobre a educação. Haviam especiais, as calmecas, que treinavam os meninos e meninas para as tarefas religiosas oficiais. As escolas para as crianças menos disciplinadas eram chamadas de "casas da juventude", onde elas aprendiam história, tradições astecas, artesanatos e normas religiosas. | Meninos e meninas. Filhos dos nobres e filhos da classe média. | Os pais, os sacerdotes e o Estado. | Possui duas etapas: a educação doméstica e a educação pública. A primeira competia ao pai formar os filhos e à mãe formas as filhas. A segunda competia ao Estado, por meio de duas Instituições: o Calmecac e o Telpochcalli. |
CHINA | Familiar, patriarcal, autoritária, sacro-burocrática, nutrida de cultura literária ou técnica. | Veneração de deuses e antepassados. Também houve o Confucionismo, Taoísmo e Budismo. | Era feita por ideogramas em cavernas, cascos de animais e ossos. | Educação tradicional. Dividida em classes opondo cultura e trabalho. | Meninos e meninas. Classe dirigente na escola; camponeses e artesãos aprendiam ofícios. | Os pais e as escolas para os nobres e escolas de ofícios para os camponeses e artesãos. | Organizada em escolas fechadas e separadas para a classe dirigente, nas oficinas para os artesãos ou nos campos para os camponeses. |
ÍNDIA | Organizadas por castas, definidas desde o momento em que a pessoa nascia. Estas castas definiam suas moradias, relacionamentos e até atividades na sociedade. As castas eram: brâmanes, guerreiros (xátrias), os mercadores (vaicias) e os servos (sudras). Havia ainda os intocáveis (párias). | Védica, ligada a Brauma e aos rituais secretos dos brâmenes, do jainismo e do budismo. | Escrita abugida brami ou bramanesa, feitas em cavernas e rochas. | Privilegia os brâmanes, que são encaminhados por mestres e aprendem os textos sagrados dos Vedas e dos Upanishads; as outras castas podem receber educação elementar, com exceção dos sudras e dos párias. Possui caráter espiritualizado e valoriza muito a relação existente entre um mestre e seus discípulos. | Meninos da casta dos brâmanes, xátrias e vaicias. | Mestres. | Separada entre brâmanes e demais castas que possuíssem acesso à educação (com exceção dos sudras e párias, que eram servos e tidos como impuros). |
EGITO E MESOPOTÂMIA | Composta pelos faraós, os escribas, os camponeses, os artesãos e os escravos. | Eram politeístas, adorando deuses que representavam diversos fenômenos da natureza e forças. | Demótica (mais simples) e hieroglífica (mais complexa e formada por símbolos e desenhos). | Escolas funcionavam nos templos e em algumas casas. Faziam muito uso de memorização e castigos. Visavam muito o ensino de matemática e política. | Filhos de faraós e escribas. | Mestre-escola. | Formava as altas classes para as profissões tidas como mais dignas, como, por exemplo, médicos, engenheiros e administradores. Focava no ensino de informações práticas, cálculos, aplicação de situações à geometria, botânica, zoologia e etc. |
FENÍCIOS E HEBREUS | Sociedade patriarcal. | Os hebreus eram adeptos ao Judaísmo. Tinham como líder Moisés e seguiam os Dez Mandamentos. Os fenícios eram politeístas. | Símbolos que, posteriormente, deram origem ao alfabeto grego e romano. | ||||
GRÉCIA | Era marcada por profundas desigualdades sociais. Embora houvesse uma diferenciação na organização social de cada cidade-estado, no geral quase todas seguiam certo padrão. Havia os cidadãos, que eram livres e nascidos na Grécia e possuíam terras; os estrangeiros, que trabalhavam com artesanato e comércio; e, por fim, os escravos, que eram grande maioria. | Politeístas, acreditavam na existência de diversos deuses. | Surgiu a partir do alfabeto fenício e foi aprimorada, acrescentando vogais a ele. | Educação centrada na formação integral; preparava para o militarismo, esporte bem como para os debates intelectuais. Era, ainda, tradicionalista e religiosa. | Jovens de elite, nobreza e filhos de comerciantes ricos. | Famílias e escolas | Centrada na formação integral do indivíduo. Quando não existia a escrita, era ministrada pela própria família, tradicional e religiosamente. Fazia uso também de atividades coletivas como festivais, banquetes e reuniões. O ensino das letras e dos cálculos demorou um pouco mais para se difundir, já que nas escolas a formação era mais esportiva que intelectual. |
JAPÁO |
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