Questões referentes do filme "Coach Carter - Treino para a vida"
Por: vinicius_2000 • 22/9/2019 • Trabalho acadêmico • 355 Palavras (2 Páginas) • 2.560 Visualizações
QUESTÕES SOBRE O FILME: “COACH CARTER: TREINO PARA A VIDA – (2005)”
1) Escolha uma cena que represente o estágio de oposição na adolescência segundo Wallon.
Quando o professor Carter chega até a escola para comandar o time de basquetebol, ele impõe várias regras, uma delas é que para continuar no time, as notas escolares deveriam alcançar a média. Imediatamente todos os alunos se opuseram e alguns chegaram a confrontá – lo.
2) Escolha uma cena que represente cada um dos seguintes aspectos:
a) Emoção: A parte em que o tio de Timo, é baleado e morto, ao ver a cena ele fica desesperado e vai chorando até a casa de Carter, pedir ajuda.
b) Sentimento: Cena em que Kenyon ao reencontrar Kyra, mostra o seu sentimento de culpa, por não ficar do lado dela, quando ficou grávida.
c) Afetividade: Quando Carter traz as notas finais dos alunos, e mostra que eles conseguiram alcançar a média, então todos se abraçam e comemoram.
3) Descreva uma cena que represente o contágio das emoções.
A cena em que Carter, após ser demitido de suas funções, vai até a escola pegar seus materiais e quando chega até o ginásio de esportes, se depara com todos os alunos do basquete, cada um em sua carteira escolar, em forma de se dispuserem a obedecer as regras do professor. Carter ao ver aquilo começa a sorrir, e os alunos também.
4) Descreva uma cena que represente a Zona de Desenvolvimento Proximal. Comente sua resposta.
A cena em que o professor Carter, usa de exemplo, as mulheres que passaram pela sua vida, para ensinar novas táticas aos alunos. Pode – se dizer que os integrantes da equipe já tinham um conhecimento, sobre como jogar basquete. Esses conhecimentos que eles já possuíam, é chamado de Desenvolvimento Real. Após Carter usar exemplos dos seus relacionamentos como “macetes” para todos alcançarem um melhor nível, podemos chamar de Desenvolvimento Pontencial, pois a intervenção de Carter era fundamental para que os jogadores alcançassem novos objetivos. E por fim quando conseguiram se aperfeiçoar chegando no objetivo desejado, unindo os conhecimentos que já tinham com os novos, foram para a fase de Desenvolvimento Proximal.
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