RECREIO ESCOLAR: QUAL A SUA FUNÇÃO EDUCATIVA?
Por: Elaine Cristina • 11/11/2018 • Monografia • 4.613 Palavras (19 Páginas) • 313 Visualizações
RECREIO ESCOLAR: QUAL A SUA FUNÇÃO EDUCATIVA?
Elaine Cristina Aparecido Ramos[1] nanyramos24@hotmail.com
Marilda Rabello Ribeiro do Valle[2] marildavalle@yahoo.com.br
RESUMO
O presente artigo abrange o recreio na Educação Infantil e Ensino fundamental I que infelizmente ainda é visto e tratado como nos primórdios da educação, de forma tradicional e sem nenhuma especificação de trabalho. Não se leva em conta estudos que apontam que as crianças ficam dispersas ao serem submetidas à atividade por algum tempo em sala de aula. Usa-se ainda a retirada do recreio como meio de punição, quando a criança deixa de cumprir alguma regra. Nesse enfoque, a construção da autonomia é primordial, tanto para refletir sobre suas ações como na resolução de conflitos, principalmente ocorridos durante o recreio. O recreio dirigido possibilita a criança uma nova maneira de aprender, onde ela aprende brincando a conviver em grupos e ser cooperativo.
Palavras – chave: Autonomia, Socialização, Punição
ABSTRACT
This article covers recreation in infant and elementary education 1. Recreation is unfortunately still seen and treated as in the earliest days of education, in a traditional way and without any specification. It is not taken into account studies that indicate that the children are dispersed when undergoing certain activity for some time. It is also used the withdrawal of recreation as a means of punishment, in an authoritarian way, without the child reflect and think about their mistake. The return of the recess is a time of great excitement, always a child takes longer to return to the classroom and, as punishment, is without the next recess. But it is also the teacher's delay in returning to the classroom, in these cases the teacher must communicate with the students the reason for the delay, so that they can learn to inform both educators and family members. The directed recreation allows the child a new way of learning, where she learns to play with coexisting in groups and being cooperative.
Keywords: Autonomy, Socialization, Punishment,
1-Introdução
O significado da palavra “recreio”, deriva de recrear, significando, prazer, lazer, brincadeira e divertimento. “Recrear vem do latim “recreare‟, que quer dizer possibilidade de proporcionar lazer, divertimento, alegria, ou brincar. Se o recreio é para recreação das crianças, como pode ser usado como punição, deixando as crianças sem esse momento de lazer e brincadeiras? Nessa perspectiva, os objetivos gerais desse trabalho de conclusão de curso é analisar o momento do recreio de um modo geral nas escolas públicas. Pretende-se também identificar as brincadeiras e a socialização das crianças na hora do recreio; refletir sobre alternativas para que o aluno aproveite o recreio de forma prazerosa e a importância do brincar na hora do recreio. Como objetivo específico desse artigo é descobrir e analisar se o recreio pode ser um momento educativo.
Portanto, o recreio na escola é uma oportunidade, é a ocasião que a criança espera ansiosa para se distrair, brincar e encontrar com os amigos.
Esse artigo trás em um primeiro momento sobre a importância do brincar para descansar a mente da criança. Em seguida, abordamos o recreio como medida punitiva quando a desobediência e por fim, como deve ser um recreio dirigido.
A pesquisa bibliográfica pautada nos autores CASTRO, VYGOTSKY, OLIVEIRA.
2-Desenvolvimento
2-1- A relação entre atenção e o brincar
A atenção que um aluno consegue ter em sala de aula é menor do que muitos imaginam (Guerra 2015), aponta que essa capacidade gira em torno de dez minutos de acordo com observações feitas em escolas.
O prestar atenção na aula depende diretamente do funcionamento do cérebro da criança, da quantidade de informações e o tempo gasto para que as crianças receberem essas informações dentro da sala de aula. Considera-se que seja um tempo maior do que o cérebro possa processar ou assimilar, resultando em distração ou desinteresse. Dessa forma o recreio é uma arma ou artifício, que além do brincar e lazer, faz com que ela gaste as energias acumuladas, descansem a mente, e volte para a sala de aula menos agitados.
Os valores tradicionais dentro da escola têm até hoje um enorme peso sobre nossas crianças, no qual de forma mecânica, fria e generalizada as crianças ficam passivas. A escola não preocupava com as crianças e muito menos com o recreio, que era para as elas se alimentarem e irem ao banheiro apenas, não importando com a socialização de umas com as outras.
O recreio escolar tem sido um período de grande tensão para os diretores e supervisores, pelo grande número de violência verbal e física entre as crianças e também entre as crianças e os monitores do período do recreio escolar, conforme artigo de Souza no site http://www.efdeportes.com.
Pensando nessa perspectiva, qual a função do recreio escolar?
O recreio escolar é visto geralmente como um intervalo para os professores, hora do lanche e de ir ao banheiro para as crianças. No entanto, não há nenhum planejamento ou objetivos, na maioria das escolas, as crianças apenas ficam dispersas sem nenhuma especificação de atividade. Alguns professores relatam até que o que o aluno faz na hora do recreio não é de importância pra ele, pois a crianças não está em horário de aula.
Segundo o Conselho Regional de Educação (CNE), parecer 05/97, aprovado em 07 de maio de 1997, o horário de aula não se limita apenas a sala de aula, todos os espaços utilizados com intervenções dos professores devem ser ambientes de aprendizado, pois as atividades escolares não são realizadas somente na tradicional sala de aula, o contato com o meio ambiente escolar somado com atividades que visam a formação de cada aluno.
Nessa perspectiva, o recreio deve ter objetivo e especificações de atividades para que as crianças se socializem umas com as outras da mesma sala e também com as de outras séries, aprendendo assim a conviver em sociedade. Segundo Galvão apud Wallon diz que a convivência da criança com os outros são essenciais para o desenvolvimento da pessoa. Quanto mais a criança explora as coisas do mundo escolar, mais ela é capaz de relacionar fatos e ideias, tirar conclusões, ou seja, mais ela é capaz de pensar e compreender.
...