TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÕES CRECHE-FAMÍLIA

Por:   •  27/11/2015  •  Artigo  •  3.882 Palavras (16 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 16

RELAÇÕES CRECHE-FAMÍLIA

                

RESUMO

O presente artigo apresenta informações sobre a importância da relação creche família no processo de ensino- aprendizagem e na formação da personalidade da criança, pois a relação família-creche é de extrema importância na construção da identidade e autonomia do aluno, a partir de uma boa relação entre ambos a criança se senti mais segura e o seu desempenho na creche é melhor.

 Para isso ela deve haver uma interação com as famílias, buscando ações compartilhadas de co-responsabilidade. Tentando desvelar este processo é que estabeleci como objetivo deste estudo compreender a relação vivenciada entre a creche e a família, com o objetivo de obter subsídios para promover uma assistência adequada e de qualidade para as crianças que freqüentam esta instituição.

Palavras chaves: Creches; Família; Educação Infantil.


INTRODUÇÃO        

Neste trabalho, apresentarei os resultados de uma investigação cujo objetivo foi apreender e analisar relação Creche família. Os dados foram coletados na Creche Municipal Espaço Livrem, no município de Cuiabá Mato Grosso,MT. A análise dos conteúdos referentes à interação creche – família caracterizaram-na como uma relação difícil e delicada, pois eu tinha uma expectativa que esta relação pudesse ser trabalhada em conjunto com as famílias, bem como dificuldades para lidar com as manifestações de seus sentimento.

 Esses fatores constituem-se em barreiras à interação, que precisam ser identificadas e trabalhadas para uma possível superação e construção de parcerias efetivas para o cuidado/educação infantil.

 A creche hoje é considerada como primeira etapa da educação básica. Para isso ela deve interagir com as famílias, buscando ações compartilhadas de co-responsabilidade. Tentando desvelar este processo é que estabeleci como objetivo deste estudo compreender a relação vivenciada entre a creche e a família, com o objetivo de obter subsídios para promover uma assistência adequada e de qualidade para as crianças que freqüentam esta instituição.

A presente pesquisa justifica-se pela necessidade de contribuir no processo ensino aprendizagem da criança de zero a quatro anos da Educação infantil,e por entendermos que a parceria entre a família e a creche é de suma importância para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do indivíduo nessa faixa etária.

Onde tem o objetivo de compreender a relação vivenciada entre a creche e a família,com a finalidade de obter subsídios para promover uma assistência adequada e de qualidade às crianças que freqüentam esta instituição.

Com relação à metodologia o artigo foi feito através de um questionário com os profissionais da Creche municipal Espaço Livre.

Colaborar para a conscientização da importância da relação Família-creche no processo ensino-aprendizagem, especificamente voltado às crianças na faixa etária de zero a quatro anos.

O presente estudo teve como objetivo principal a reflexão e a compreensão da importância investigar estratégias que viabilizem ao aluno a construção de sua identidade,autonomia com responsabilidade, conhecimento e exercício de sua das cidadania a partir da estrutura da família moderna e de suas relações com a instituição escolar.

Além disso,pretende-se conhecer melhor a relação entre os pais e a instituição infantil,utilizando-os como ferramenta pedagógica no processo de construção de conhecimento,de forma que venha a favorecer o desenvolvimento integral de maneira prazerosa e significativa.

Resultados e discussão

Apresenta-se aqui alguns referentes à pesquisa,considerando o contraponto o cuidado/educação da criança que freqüenta creche.

As trabalhadoras das creches expressam que a relação com as famílias, na maior parte das vezes representada pela mãe, é fundamental e constante, mas que as interações nem sempre são fáceis. Nas palavras das educadoras.

Em contraponto os pais justificam que a relação é difícil, pois eles sempre chegam sem tempo para conversar,e eles também não estão querendo realizar este tempo para ter esta relação de Mao dupla com a instituição.

“Quanta dificuldade tem no relacionamento da família com a creche.”(Depoimento de uma funcionária).

Dentre os fatores de conflito está a "competição'' a respeito de quem é melhor para assegurar o desenvolvimento da criança. Um exemplo corriqueiro é o ciúme da mãe em relação à educadora, quando a criança demonstra gostar muito desta.

A Trajetória da Educação Infantil

Segundo a UNICEF,2001 no Brasil, as creches e pré-escolas,destinadas ao atendimento de crianças de 0 a 6 anos, integram a Educação Básica.Dos 21 milhões de crianças nessa faixa etária,a imensa maioria ainda não tem acesso a esse tipo de serviço: somente 8% das crianças menores de 4 anos estão matriculadas em creche e 57% das de 4 a 6 anos em pré-escolas (UNICEF, 2001, p.37).Não obstante, o número das que freqüentam tais instituições é um grande universo(6,3 milhões segundo o UNICEF, 5,9 milhões segundo o INEP - dados de 2001), tendo, portanto, o seu processo de desenvolvimento desenhado nesse contexto ao lado do ambiente familiar.

Percebe-se que o encontro creche-família para compartilhar um mesmo projeto de ação - o cuidado e educação da criança - não se dá sem percalços.

Visando contribuir para o debate acerca deste tema, este trabalho centrou-se nas percepções de trabalhadoras de creches sobre as suas relações com as famílias,tendo em vista as mudanças ocorridas na definição oficial da função das creches na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada em 1996.

 Segundo esta, as creches passaram a compor a Educação Infantil, em conjunto com a pré-escola. Atualmente, a política nacional de creches, expressa em documentos como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), define tais instituições como educativas, sem caráter escolar, cujas funções complementares e indissociáveis são educar e cuidar, o que não ocorria anteriormente a esta Lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (181.2 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com