RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADA
Por: Carol Oliveira • 26/7/2016 • Trabalho acadêmico • 2.113 Palavras (9 Páginas) • 284 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – ICH
CAMPUS BRASÍLIA
CURSO DE PEDAGOGIA
RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADA
NOME DO ALUNO | R.A. |
Bruna dos Anjos Matos | B952130 |
Caroline Aquino de Oliveira | B41235-6 |
Kallanda Paula Rodrigues de Sousa | B70DBH0 |
Rejane Ferreira da Silva | B934140 |
Brasília
Maio – 2016
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – ICH
CAMPUS BRASÍLIA
CURSO DE PEDAGOGIA
POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO
ENSINO
Brasília
Maio – 2016
INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho tem como finalidade analisar os tipos de avaliações do sistema de ensino brasileiro. O estudo dos tipos de avaliação são de extrema importância para a formação do pedagogo, para que sejam capazes de compreender como é a atual situação da qualidade do ensino brasileiro e de forma podem contribuir na construção de uma educação de excelência e qualidade.
Cabe ressaltar também que as avaliações aplicadas para verificar a qualidade do ensino na educação básica no Brasil, são aplicadas somente nas escolas da rede pública. Segundo o portal do INEP, o Plano de Desenvolvimento da Educação foi criado para melhorar a qualidade de ensino oferecido às crianças, jovens e adultos.
Através de pesquisas bibliográficas é possível compreender que as avaliações do sistema de ensino brasileiro básico são qualitativas e tem como finalidade constatar, se a educação básica pode ser considerada de boa qualidade ou não, sendo assim só através dos resultados obtidos será possível traçar metas a serem cumpridas para garantir que o ensino básico obrigatório e gratuito contribua para o desenvolvimento social no Brasil.
JUSTIFICATIVA
A escolha do tema surgiu após termos constatado que o desempenho dos alunos tanto nos testes de larga escala tanto no percurso escolar tem permanência na pauta política educacional nos últimos anos de forma explícita e urgente. A constituição de 1988 estabeleceu como um dos princípios da educação nacional a “garantia do padrão mínimo de qualidade de ensino”. (BRASIL, 1988 art. 211). A esta diretriz geral soma-se várias indicações na legislação educacional ordinária (LDB 9394/96, lei 10.172/01) que reafirmam a necessidade de padrão de qualidade e responsabilidade do poder público em monitorá-la.
Sendo assim, entendemos que este projeto poderá ser de grande importância para a formação de nossos pedagogos para a atuação na docência e na gestão da escola. Outro aspecto importante, ao nosso ver, é que a relevância social do Curso de Formação do Licenciado em Pedagogia volta-se ao desenvolvimento de sua capacidade de reflexão buscando nas teorias científicas e a articulação nas práticas, a partir da compreensão e da análise que o todo constitui o trabalho educativo, que em instituições públicas ou particulares, escolares ou não escolares, tendo um rumo de transformação da sociedade cujo conhecimento das políticas educacionais no país é fundamental para que isto ocorra.
Entendemos também que a relevância da formação do Licenciado em Pedagogia deve-se ao desenvolvimento de sua capacidade reflexiva de buscar nas teorias cientificas a articulação às práticas, tanto na perspectiva da docência como na formação de profissional da educação de suporte pedagógico sendo que o conhecimento e análises das políticas públicas de educação são fundamentais para a atuação do pedagogo que instituições públicas ou privadas.
ENTREVISTA
- Sua escola participa de alguma avaliação externa tais como Provinha Brasil; Sistema de Avaliação da Educação Básica/SAEB, Avaliação Nacional da Alfabetização/ANA?
Sim. O Centro Educacional Vale do Amanhecer participa do Sistema de Avaliação da Educação Básica/SAEB como forma de avaliação externa de aprendizagem.
- Se participa, você acredita que os resultados dessa avaliação contribuem para a melhoria da qualidade do ensino em sua escola?
O sistema de avaliação externa colabora com a melhoria da qualidade de ensino de nossa Unidade, pois traz uma abordagem de aprendizagem diferenciada em alguns pontos do que estamos habituados a fazer dentro de sala de aula como professor regente possibilitando assim uma atualização em diversos aspectos.
- De que forma, os resultados são discutidos na escola para que eles possam servir de referencial para a escola buscar a melhoria do ensino?
Toda e qualquer avaliação e seus resultados dentro de nossa Unidade de Ensino são debatidas na coordenação pedagógica afim de analisar possíveis erros e acertos em todo o processo pedagógico pois a avaliação do aluno não é um fim em si mesmo e sim uma parte do processo pedagógico em especial por entendermos que a dinâmica educacional envolve cada vez mais a análise de fatores internos e externos a sala de aula.
DESENVOLVIMENTO
A entrevista foi realizada no Centro Educacional Vale do Amanhecer, localizada no bairro de mesmo nome “Vale do Amanhecer” na região administrativa de Planaltina-DF, os alunos desta escola são em sua maioria carentes e problemáticos, devido a escola está situada em um bairro da periferia de Brasília, onde há incidência muito grande de diversos tipos de crimes, entre eles as guerras entre gangues formadas por jovens nascidos e criados nessa comunidade que ocorrem em decorrência da ausência dos pais que trabalhão o dia todo e não tem tempo para acompanhar seus filhos na escola. Mesmo com essas adversidades os professores desta escola vêm desempenhando com empenho e dedicação seu trabalho docente, obtendo assim sucesso com a educação repassada para seus alunos. A escola apresenta uma estrutura física muito boa, pois trata se de uma escola nova com menos de 16 anos da data de sua inauguração. A referida escola desempenha também um trabalho de integração entre escola e comunidade contribuindo assim com a diminuição de crianças na rua e consequentemente os afastando de crimes diversos, trazendo a esperança e o sonho de um futuro próspero.
...