RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I - EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: rafa07140211 • 23/10/2017 • Trabalho acadêmico • 4.182 Palavras (17 Páginas) • 373 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
RAFAELA PEREIRA SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I - EDUCAÇÃO INFANTIL
[pic 3]
BREVES-PA
2017
RAFAELA PEREIRA SILVA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I- EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao curso de
Pedagogia da UNOPAR- Universidade Norte do
Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular
Obrigatório- Educação Infantil- 6º semestre.
Tutor da sala: José Kleber Goncalves Lourenço
Tutor Eletrônico: Maria do Carmo de Souza
BREVES-PA
2017
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO................................................................................................. 1
2-DESENVOLVIMENTO................................................................................... 2
3-OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.............3
4-ELABORAÇÃO DO PROJETO DE REGÊNCIA-PLANO DE AULA.......6
5-REGÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL(NÍVEL JARDIM I)................15
6-CONCLUSÃO..................................................................................................18
7-BIBLIOGRAFIA..............................................................................................19
INTRODUÇÃO
Iniciamos nossa pesquisa com carga horária de 100h no dia 14 de agosto e encerramos no dia 13 de Setembro de 2017. Nosso campo empírico de observação foi à Escola Municipal de Educação Infantil “Sete Anões”, localizada na Rua Magalhães Barata nº 481, no Bairro da Santa Cruz, com o CEP 68800-000, foi inaugurada no ano de 2000 anexada a EMEI Pingo de Gente.
O presente relatório descreverá acerca das atividades desenvolvidas durante o estágio Supervisionado I na educação infantil do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Sendo este de fundamental importância no que diz respeito à formação profissional a fim de propiciar conhecimento e experiências que irá nos prepara para o mercado de trabalho onde iremos atuar.
O estágio nos oportuniza a aliar à teoria a prática visando um fortalecimento entre eles, baseando se no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal.
Objetiva proporcionar uma reflexão sobre esse importante momento na minha formação por intermédio da legislação que rege o estágio nos cursos de formação profissional e discussões que atualmente compõem o estágio em questão.
Este relatório é composto da descrição das observações e experiência vivenciada no período de todo o estágio, essa observação foi participativa, pois é impossível não estar junto às crianças e não participar, conhecer cada um e não criar vínculos de afeto por eles e pela forma dinâmica que é o educar/cuidar da Educação Infantil, sendo também fundamental para a aquisição de conhecimento e experiência.
Tudo está relatado e descrito e encontra-se neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo. Pretende-se colaborar de forma dinâmica e atrativa nas atividades de saberes e conhecimentos no campo educacional e práticas educativas significativas que contribuam para a formação docente.
DESENVOLVIMENTO
A Escola Municipal de Educação Infantil “Sete Anões”, localizada na Rua Magalhães Barata nº 481, no Bairro da Santa Cruz, foi inaugurada no ano de 2000 anexada a EMEI Pingo de Gente. A referida escola recebeu esse nome em homenagem ao conto de fadas das historias Infantis Branca de Neve e os Sete Anões.
E a partir de então toda a comunidade escolar se mobilizou na reelaboração de seu Projeto Politico Pedagógico conforme as orientações do Conselho Municipal de Educação e a legislação vigente.
Em sua estrutura física a E.M.E.I. Sete Anões possui apenas duas salas de aula, atendendo quatro turmas com crianças do pré-escolar na idade de 04 a 05 anos, nos horários, manhã e tarde, atendendo a 32 crianças por turma, totalizando o atendimento de 128 crianças. A cada ano a procura por vagas vai aumentando daí a necessidade de reforma e ampliação do espaço físico.
A escola “Sete Anões” teve como gestoras às professoras Jacira Matos Ladislau, Maria Erisam Rodrigues Oliveira e Maria Mônica Ferreira Mendes. Atualmente encontra-se sob a direção da professora Lenita de Souza Martins, Coordenadora Pedagógica Maria Mônica Ferreira Mendes e secretária Leidiana Costa da Silva.
A escola atende atualmente 128 alunos regularmente matriculados, e seu quadro funcional é composto de 22 funcionários distribuídos em 02 turnos: Manhã e tarde. A escola sempre procurou trabalhar de acordo com seu Projeto Político Pedagógico, com a filosofia “Escola e família Unidas pela Educação e Autonomia da Criança”.
Em seu calendário cultural promove o Festdoce, Festival do Mingau Folclórico, Festa Junina, Jogos Internos Infantis, Formatura dentre outros. Sempre teve participação ativa nos eventos municipais, como: o festival brevense de folclore, ressaltando que a escola é vice-campeã do festival de lendas categoria infantil no ano de 2012; Uma de suas características é o respeito com os profissionais da educação que por aqui passaram e pelos que permanece, bem como a valorização do trabalho participativo, favorecimento do desenvolvimento global das crianças atendidas, bem como a integração da escola e família com a comunidade do bairro da Santa Cruz.
...