RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Evanildesfabi • 18/4/2017 • Trabalho acadêmico • 4.027 Palavras (17 Páginas) • 491 Visualizações
[pic 1]
FABIANA RIBEIRO MENDES DE CASTRO -2856148486
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
EDUCAÇÃO INFANTIL
ARAGUAÍNA-TO
2016
[pic 2]
FABIANA RIBEIRO MENDES DE CASTRO -2856148486
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Educação Infantil.
ARAGUAÍNA-TO
2016
[pic 3]
SUMÁRIO
Ficha de identificação do aluno
Introdução........................................................................ 05
Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação Infantil:
1- Observação e Interação na Escola 06
2- Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola 10
3- Plano de aula 11
4-Regência 16
Considerações Finais 18
Referências Bibliográficas 19
IDENTIFICAÇÃO
Nome do aluno Estagiário: Fabiana Ribeiro Mendes de Castro
RA: 2856148486
Curso: Pedagogia
Semestre: 4º
Ano: 2016
Início do estágio: 12/09/2016
Término do estágio: 30/09/2016
INTRODUÇÃO
O Trabalho de Conclusão do Estágio Supervisionado em Educação Infantil aqui apresentado foi realizado no Centro de Educação Infantil Boanice Botelho Kalil, localizado na Rua José Soares, Setor Oeste Araguaína /TO, foi realizado no período de12 a 30 de setembro de 2016, com o objetivo de colocar em prática, a teoria vista ao longo dos quatro semestres do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP – Centro de Educação à Distância.
O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.
Nas observações em sala de aula foi registrado a prática docente da turma do maternal I matutino, assim como o relacionamento entre professor/ aluno e de diversas atividades que fazem parte da rotina diária do C.E.I, tais como: brincadeiras, roda de história, roda de conversas, pintura de desenhos mimeografados e desenhos livres, modelagem, músicas e atividades que envolvem cuidados com o corpo das crianças.
Com o conhecimento de um plano de aula elaborado para aplicação em campo e com a avaliação de regência escolar realizada pela professora responsável pela turma, que a educação infantil tem como objetivo primordial o desenvolvimento integral da criança em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade e deve cumprir duas funções indispensável e indissociáveis: educar e cuidar (art.29 da LDB). Para tanto a organização curricular buscar a formação pessoal e social através de experiências que favoreçam a construção do sujeito e do Sendo assim este relatório contará com elementos essenciais para a prática docente com análises e reflexões pessoais que auxiliam na construção de aprendizado voltado a educação.
II-DESENVOLVIMENTO:
Observação e Interação.
A observação foi realizada no Centro de Educação Infantil Municipal Boanice Botelho Kalil que se localiza na cidade de Araguaína-TO tem sua história marcada desde 02 de setembro de 2005, recebendo este nome em homenagem ao vereador Boanice Botelho Kalil, dono de uma plantação de flores e frutas que hoje, é o setor Oeste na Rua José soares, onde se localiza essa instituição infantil amparada pela lei n 2314/2001.
A creche conta com quadro de funcionários sendo: uma diretora, uma coordenadora, uma secretária geral, dez professores, cinco assistentes de professor, sendo que as professoras possui curso superior em Pedagogia e pôs graduação ou algumas estão em processo de formação, três guardas, três merendeiras três ASG. A instituição tem atualmente duzentos e quarenta e oito pequenos infantes com idade entre um ano a cinco anos de idade. A distribuição se dá da seguinte forma: berçário II até treze alunos, Maternal I – 22 crianças a partir de dois anos, maternal II -25 crianças com três anos, I Período- 25 crianças de quatro anos, II Período crianças com cinco anos, a instituição atende crianças de vários bairros, tanto próximos quanto distantes.
A estrutura física do C.E.I é formada por sete sala de aula, sendo que uma destinada a turma do AEE que hoje está funcionando uma secretaria devido a inexistência de alunos, Uma sala de diretor, uma secretaria, uma sala para professores, quatro banheiros, um depósito, um refeitório, um escovo dromo, um pátio bem espaçoso com parque no fundo do terreno. Todas as salas de aula são bem arejadas, e tem ar condicionado. A decoração das paredes é feita com desenhos, letras, números, fotos das crianças e datas de aniversários. Essa decoração é feita pela professora em conjunto com as crianças. Vale lembra que através da interação em momentos de decorar a sala, por exemplo, que as crianças se desenvolvem, e aprendem.
...