RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: SantosMi • 30/10/2019 • Trabalho acadêmico • 2.748 Palavras (11 Páginas) • 446 Visualizações
UNIVERSIDADE POSITIVO
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
MIRIAN OTT
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL
PRAÇA OSÓRIO – CURITIBA
2018
APRESENTAÇÃO
Neste portfólio constam as atividades de Estágio Supervisionado de Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Positivo.
Um dos principais objetivos do Estágio Supervisionado é proporcionar ao acadêmico formação específica que possibilite a experiência de transposição teórica para a prática, buscando elementos articuladores teórico-científicos que subsidiem tal ação, mediante momentos de estudo e planejamento do trabalho a ser realizado no decorrer da prática estagiada.
Tal perspectiva busca atender às expectativas do mercado de trabalho em que o licenciado atuará, pois visa fortalecer a relação teoria e prática baseada no princípio metodológico de pesquisa-ação, no qual o desenvolvimento das competências e habilidades profissionais se imbrica. Assim, o Estágio Supervisionado apresenta-se como um importante e fundamental meio de integrar o acadêmico à realidade da prática social, econômica e de formação profissional inicial.
O Estágio Supervisionado referido neste portfólio compreende a carga horária de 100 horas, conforme calendário acadêmico e Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia.
Nesse sentido, o objetivo principal deste portfólio é o relato das atividades desenvolvidas no decorrer do estágio de Educação Infantil, evidenciando as ações realizadas no espaço escolar por meio de pesquisa e reflexão da prática.
- INTRODUÇÃO
Apresento através desse portfólio, embasado nas teorias de alguns autores, e também da nossa vivência em sala de aula, a importância do estágio supervisionado na Educação Infantil e as contribuições que trás para nosso crescimento profissional.
Através dessa prática, nós alunos do curso de Pedagogia observamos e aprendemos como funciona a rotina de sala de aula, práticas docentes e como comandar uma sala de aula. Através do estagio supervisionado nos preparamos para o futuro como regentes, podendo ir desde já planejando nossas metas e troca de afetos que a na relação aluno-professor, professor-aluno.
Portanto, atrás desse portfólio falarei sobre: Acolhimento e planejamento; de como se sucede o processo da chegada de novos alunos, como ocorre a adaptação e recepção por parte do docente.
A chegada das crianças no ambiente escolar é uma tarefa delicada, tanto para o aluno quanto para os pais, e é importante o professor estar preparado para inserir esse aluno na rotina e vivência da sala de aula, num ambiente novo, e com novas pessoas, de uma forma que ele se sinta seguro e confiante uma vez que:
Na escola, as crianças se inserem em uma rotina específica daquele tempo e espaço, diferente de casa, junto a outros indivíduos da mesma ou de idades distintas. A chegada da criança à escola é um dos momentos que caracterizam o trabalho na Educação Infantil. Em geral, esta é a primeira vez da criança em uma instituição educacional. (LIPPE; MUNIZ. 2015 p. 51)
Não podemos prever como cada criança ira reagir a essa mudança, alguns se adaptam com facilidade, enquanto outros necessitam de mais tempo para se sentirem seguras e se familiarizar a esse espaço. Todo esse processo receptivo deve ser estudado e trabalhado, em termo de tempo e atividades que serão desenvolvidas.
O afeto será à base de um trabalho de sucesso, pois o aluno deve se sentir seguro, deve haver uma troca afetiva entre aluno, professor e família.
Uma postura de troca, companheirismo, aprendizado e, principalmente, de afeto são pontos que devem ser observados pelo professor em sua prática diária. Os alunos aprendem de forma mais significativa à medida que constroem essa relação porque, para eles, o envolvimento e o trabalhar junto são a base para a aprendizagem. (BUENO; SANTOS; CABRAL. 2018, p. 75, grifo nosso).
Todas as ações pedagógicas devem ser planejadas pelo professor e seguir: “A filosofia da escola e os fundamentos teóricos e metodológicos que orientam todo o trabalho da equipe pedagógica e o trabalho dos docentes” (LIPPE; MUNIZ. 2015 p. 71).
No período de estagio, aprende-se a fazer esses planejamentos, de como montar um currículo, plano de aula, registros e avaliações.
- O currículo tem como objetivo acompanhar por meios de anotações o desenvolvimento da criança, tanto no individual e coletivo; através dele conseguimos acompanhar o nível de desenvolvimento cognitivo, motores e emocionais.
- Plano de aula, tem como objetivo auxiliar o professor na organização e registros do que foi, do é e do que será trabalhado.
- O registro tem como função guardar as memórias do que foi trabalhado com as crianças na escola, e pode ser através de anotações ou outras formas.
- As formas de avaliações variam de acordo com cada nível e faixa etária, e exige um maior conhecimento por parte do professor, com finalidade de acompanhar o desenvolvimento da criança, domínio da metodologia proposta, avalia também o trabalho do professor.
Segundo (MICARELLO, 2010, p. 11), citado por (LIPPE; MUNIZ, 2015 p. 79):
[...] os relatórios de avaliação não avaliam a criança, mas o trabalho pedagógico como um todo, que envolve a criança e o adulto de diferentes maneiras. São relatos que trazem, de forma acolhedora, as experiências de crianças de diferentes idades, evidenciando que não existe uma perspectiva classificatória [...].
Finalizo dizendo que, somos alunos e também estamos aprendendo. O estagio seja ele obrigatório ou não obrigatório é a forma de colocar em prática tudo aquilo que aprendemos na teoria, com nossos mestres e referências bibliográficas.
- MAPEAMENTO DA SALA DE AULA
- Quantidade de alunos em sala: 9 alunos
- Quantidade de professores em sala: 1 professora
- Como é a rotina na sala de aula: Quando as crianças chegam, iniciamos as atividades no livro, às 14 h temos o lanche da tarde, em seguida mais atividades. Quando as crianças finalizam, vamos para o parque. Por volta das 16 h todos retornam fazendo a higiene das mãos e em seguida aguardamos a janta, que ocorre ás 16h 20min, por fim as crianças escovam os dentes, e aguarda a chegada dos pais. (nesse período elas têm acesso aos brinquedos da sala de aula, dos livros de leitura, jogos, etc).
- A sala possui recursos didáticos? Quais? Sim. A Sala possui quadro negro, giz, apagador, livros, revistas, jogos educativos, cartazes em EVA, cartazes escritos manualmente, cartazes confeccionados com o auxílio das crianças, alfabeto e números nas paredes para ficar visível, possui aparelho de som.
- Como você descreveria o espaço da sala de aula? Descrevo-a como um lugar seguro e muito colorido, onde as carteias são posicionada em filas. São três fileiras, e cada uma dela possui três alunos. A professora regente faz questão de manter a sala em ordem, onde tudo tem o devido lugar, e cada item possui uma caixa própria.
- Qual a faixa etária das crianças? São de 4 a 5 anos.
- Como é a relação aluno e aluno? Ótima. Todos os alunos da sala são muito companheiros, brincam juntos, conversam se ajudam nas atividades, emprestam seus objetos particulares uns aos outros.
- Como é a relação professor e aluno? Ótima. A maioria das crianças faz parte do ensino integral, isso acaba formando uma união muito afetiva por parte de todos, tanto do professor com o aluno, tanto dos alunos com o professor.
3 .DESCRIÇÃO DAS OBSERVAÇÕES PARTICIPATIVAS
Abaixo irei descrever algumas experiências que pude observar durante a aula da professora regente do Préll do CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHO PARA O FUTURO.
A professora regente é uma excelente profissional, dedicada, amorosa, prestativa, companheira, etc. Uma das coisas que mais admiro nela, é a forma de como conduz a sala de aula e seus alunos, como ela mesma diz:
...