RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – Diversidade Educativa
Por: ILMO.CHARLES • 29/5/2017 • Trabalho acadêmico • 935 Palavras (4 Páginas) • 385 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – Diversidade Educativa
GUARATINGUETÁ
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – Diversidade Educativa
Relatório de Pesquisa e Prática Profissional – Diversidade Educativa à UTA – Diversidade Cultural, no curso de Pedagogia a Distância Do Centro Universitário Educacional UNINTER.
Tutor Local: Eliane Neves Bonfim Alves
Centro Associado: Guaratinguetá
GUARATINGUETÁ
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...............................................................................................03
2 A ESCOLA E A DIVERSIDADE CULTURAL................................................04
3 ANALISE DE IMAGEM..................................................................................04
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................05
REFERÊNCIAS.................................................................................................06
1. INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é verificar o conceito da diversidade cultural utilizado na escola, e o posicionamento da instituição frente ao processo de adaptações significativas e não significativas e as tecnologias assistidas e principalmente as práticas pedagógicas inclusivas dos diferentes individuo presente, assim como a diversidade de alunos que estão ali presentes e através dessa observação pudemos averiguar o crescimento e não podendo as escolas permanecerem isoladas nesse campo, levando seus alunos a uma sociedade igualmente justa em um mundo onde a convivência harmônica os levará a compreender melhor todo esse conhecimento que será transmitido.
A metodologia utilizada para a elaboração do trabalho é a observação das práticas utilizadas pela escola, relacionando a importância dos mesmos no aprendizado dos alunos fazendo com que eles se concentrem e se envolvam mais nas aulas. Foi verificado um maior comprometimento e participação por parte dos alunos, onde a diversidade cultural é trabalha abertamente.
A especialização dos professores também tem suma importância nessa mudança na área educacional, em que o professor tem que estar atualizado seguindo essas modificações para poder transmitir ao aluno o aprendizado de forma coerente.
A diversidade cultural de alunos nas escolas regulares, não é e nunca será um trabalho fácil, e com as novas leis do governo, a matricula na escola regular é um direito do aluno independente de sua cor, credo ou religião, e é uma obrigação da escola aceitar, mas com uma equipe interessada, um bom projeto, essa tarefa pode se tornar uma experiência onde todos só tendem a ganhar.
2 A ESCOLA E A DIVERSIDADE CULTURAL.
Uma escola deve respeitar a diversidade cultural de seus alunos, aplicando aulas variadas conforme a idade da criança, a escola deve fazer com que os alunos conheçam outras cultural onde seus colegas estão inseridos. Não é fácil promover o conhecimento de varias culturas, mas a escola e os profissionais devem sempre buscar o conhecimento de seus alunos .
A contribuição da pesquisa traz crescimento e aprofundamento no conhecimento acumulado produzido na área da cultura, que por via de regra é naturalmente dinâmica e complexa.
A diversidade cultural na escola e na sociedade não pode ser somente falada e discutida, deve ser praticada diariamente com a ajuda de todos, trazer os meios necessários para ajudar o aluno na aprendizagem, e transformando as crianças em futuros cidadoas de bem.
As culturas são trabalhados de maneira interdisciplinar, todas são feita de uma maneira ampla que disponibiliza aos alunos absorver todas as áreas do plano de ensino, porém a falta de estrutura física, falta de ferramentas e materiais especiais, torna essa ação muito mais difícil.
...