RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: jeger • 2/12/2020 • Trabalho acadêmico • 4.565 Palavras (19 Páginas) • 366 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ- UNOPAR[pic 1]
Licenciatura em Pedagogia
Ivonete souza gama
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
EDUCAÇÃO INFANTIL - PED
Ribeira do Pombal
2020
Ivonete souza gama[pic 2]
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
EDUCAÇÃO INFANTIL - PED
Relatório apresentado à Universidade Norte do Paraná UNOPAR, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil do curso de Pedagogia.
Prof.ª orientadora: Natália Gomes dos Santos
Ribeira do pombal
2020
SUMÁRIO[pic 3]
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 5
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 7
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 9
5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 13
6 PLANOS DE AULA 16
CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
REFERÊNCIAS 21
INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado faz se fundamental na formação do professor investigador, reflexivo capaz de produzir um conhecimento amplo a partir de sua prática educativa superando assim as ações tradicionalistas ou conservadoras que vez ou outra, impedem o desenvolvimento da prática significativa.
O presente relatório apresenta informações referente ao estágio curricular, obrigatório na Educação Infantil, que tem por objetivo vivenciar e observar a formação e prática do professor atuante na Educação Infantil, além de analisar o papel da formação pedagógica na pratica educativa do professor assim como a sua importância contribui para a aprendizagem do educando.
Buscou-se durante o estágio a obtenção de experiências vivenciadas na sala de aula, afim de articulá-las com os conhecimentos acadêmicos com base também nos eixos formativos do estágio supervisionado unificando teoria e prática. Assim sendo, utilizou-se neste relatório pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa que busca uma análise dos resultados obtidos através da prática educativa na Educação Infantil, assim como a contribuição de matrizes referenciais teóricas que desenvolvem pesquisas pertinentes acerca da temática aqui abordada, Almeida e Pimenta, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Vygotsky, Leontiev e outros que abordam propostas e finalidades para a aprendizagem do educando e formação dos docentes da Educação Infantil.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O estágio supervisionado consiste em um espaço de aprendizagem da profissão docente e assim construir a identidade profissional. Desse modo, ele é compreendido como área do conhecimento a qual deve ser visto como indissociável da ementa curricular, concebendo-o como práxis, uma vez que ele proporciona a reflexão e intervenção em questões educacionais/pedagógicas.
Na Educação Infantil os modelos até agora implantados não representam ainda o que deveria ser trabalhado pois são inúmeros os desafios que permeiam este campo, seja no plano pedagógico ou nas politicas públicas da educação. Na literatura da área pedagógica, discute-se historicamente a respeito do papel do professor na Educação Infantil, sobretudo, no que diz respeito as creches assim como a preparação docente para o ensino/ aprendizagem.
Contudo, o profissional de educação infantil vem ao longo da sua trajetória vivenciando diferentes exigências em relação à sua atuação, são exigências em função da origem e determinação social das instituições de atendimento infantil assim como as transformações histórico-sociais, que provocam mudanças nas concepções pedagógicas.
A criança e sua concepção fazem com que a forma de atendimento a ela oferecido, sofra mudanças significativas, pois passaram a ser vistos como ser histórico e social, sendo fundamental que a instituição educativa ofereça lhe um profissional da área com formação adequada para lidar com as crianças e sua pratica educativa.
Todavia, as tendências pedagógicas da educação infantil, foram desenvolvidas em épocas distintas a qual influenciam também a formação dos professores atuantes na área, pois cada tendência era organizada com base nas concepções de criança, professor e escola que cada época vivenciava.
É na educação infantil que as crianças se desenvolvem, Jean Piaget (1980), através do interacionismo e seus princípios educacionais busca a formação de sujeitos críticos, ativos e autônomos. Logo, a abordagem sociocultural de Vygotsky (1984), traz no materialismo histórico a proposta dialógica para a construção pedagógica crítica privilegiando os fatores sociais e culturais fatores estes fundamentais para o processo educativo.
Aborda se acerca da implementação de um ensino de qualidade para as crianças de 0 a 6 anos de idade, afim de reconhecer e valorizar as diferenças entre os educandos para que assim beneficie todas em seu desenvolvimento, respeito e na construção da sua aprendizagem, pois cada criança é pertencente de diferente grupo social e a escola deve contribuir para a sua inserção critica e criativa no âmbito social escolar. Assim, o processo educativo acaba sendo compreendido como acompanhamento do desenvolvimento infantil, pois o papel do professor é facilitar e estimular o desenvolvimento cognitivo do aluno, respeitando assim as características de cada fase e estágio do seu processo de aprendizagem.
...