RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: 98349870 • 1/11/2018 • Relatório de pesquisa • 10.015 Palavras (41 Páginas) • 6.028 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
KARYN LESSA SGANGA
Campos dos Goytacazes
2018
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência na Escola Básica – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio em Docência na Escola Básica – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental sob a orientação do Professor VALÉRIA FURLAN SEDANO TURMA (CEL1337/2886652) 9001
Curso: Pedagogia
CAMPOS DOS GOYTACAZES
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
CAPÍTULO I - IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA E DA DOCÊNCIA NA ESCOLA BÁSICA 6
1.1 – IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA 6
1.2 – A DOCÊNCIA NA ESCOLA BÁSICA: APRESENTAÇÃO DO CAMPO DE OBSERVAÇÃO ESCOLHIDO 7
CAPITULO II - DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS 10
2.1 - CARACTERIZAÇÃO DA TURMA E DAS ATIVIDADES OBSERVADAS 10
2.2 - ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O PERÍODO DE ESTÁGIO 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
REFERÊNCIAS 17
ANEXOS 18
PROJETO PEDAGÓGICO 23
INTRODUÇÃO
O presente relatório refere-se ao estágio realizado na Creche Municipal Professor João Rodrigues Pinto situada à Rua João de Souza Paes s/nª - Bairro de Fátima no município de São João da Barra - RJ, correspondente à disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação infantil da Universidade Estácio de Sá. O estágio ocorreu no período de 11 de abril a 16 de maio de 2018, sendo o foco de observação e análise o trabalho docente realizado numa turma de Jardim de Infância II, com 12 alunos e idades entre 2 e 3 anos.
O estágio na Educação Infantil é importante para o acadêmico de Pedagogia , pois ao observar as séries iniciais o mesmo tem a oportunidade de analisar os primeiros passos de uma criança no processo de alfabetização.
Tal estágio tem o objetivo de observar e participar das etapas da construção do saber da criança; confrontar a teoria com a prática; auxiliar nas atividades propostas para serem realizadas em grupo na sala de aula ou fora dela quando necessário.
O relatório está dividido em capítulos, no qual o primeiro aborda a caracterização da escola e da turma observada.
No segundo capítulo, busca-se articular a teoria aprendida com a prática observada em sala de aula, a partir de um planejamento prévio.
E por fim, as considerações finais, referências bibliográficas e anexos do trabalho.
Como fonte de pesquisa , utilizei o Portfólio e o Diário de Campo, que foi elaborado a partir das experiências vivenciadas cotidianamente por mim, durante o período de estágio.
O Portfólio compõe todas as informações sobre o período de intervenção, constando o planejamento das aulas, incluindo as áreas do conhecimento, conteúdos, objetivos, procedimentos, atividades, recursos utilizados, bem como o modelo das atividades a serem trabalhadas, dinâmicas, entre outros elementos que contribuem para aulas bastante produtivas.
Já o Diário de Campo foi elaborado através de todos os registros realizados por mim no decorrer do período de observação e intervenção, além dos registros que ficaram na memória.
Observação, registro, documentação, são palavras-chaves na experiência educativa. Palavras evocativas de teorias, conceitos, metodologias e dúvidas acerca de sua efetivação. A documentação é ainda memória, história identidade, experiência. (MORO, 2011. P. 36)
Minhas expectativas a cerca do estágio são muitas, pois trabalho com educação ministrando aulas particulares em minha casa, mas nunca tive o prazer de trabalhar com uma turma de educação infantil e poder observá-los em suas primeiras etapas do processo de alfabetização.
Estimo, mesmo que em pouco tempo, conhecer atualizações tanto teóricas quanto na prática de novas técnicas e metodologias utilizadas para somar e enriquecer ainda mais a construção de uma educação renovada voltada para o total desenvolvimento dos discentes em todos os seus aspectos.
CAPÍTULO I - IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA E DA DOCÊNCIA NA ESCOLA BÁSICA
A Creche Municipal Professor João Rodrigues Pinto, é uma escola ampla com ótima estrutura e muito bem localizada, possui 177 alunos no total , distribuídos no período da manhã e tarde, ambos com os segmentos apenas da Educação infantil (Creche).
1.1 – IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
A escola escolhida foi uma instituição pública de ensino; Creche Municipal Professor João Rodrigues Pinto, localizada à Rua João de Souza Paes s/nº - Bairro de Fátima, no município de São João da Barra - RJ. Inaugurada em 01/03/1996, funcionava em prédio
...