RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
Por: minhaflor • 16/11/2017 • Trabalho acadêmico • 3.116 Palavras (13 Páginas) • 263 Visualizações
[pic 1]
Universidade de Uberaba - UNIUBE
CURSO DE PEDAGOGIA
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
Belo Horizonte
2017
NAIANE DIAS NUNES
RA 1114132/1
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
Relatório elaborado como requisito parcial para aprovação na disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISONADO do curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba - UNIUBE.
Professora-tutora on-line: Marisa a Mayrink Santos Ferreira
BELO HORIZONTE
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO__________________________________________________4
- A Escola e sua História_______________________________________5
- A escola e sua cultura: conhecendo a organização do tempo e do espaço escolar___________________________________________________5
- A Prática do Projeto político Pedagógico no cotidiano da escola e os espaços colegiados_________________________________________6
- Os espaços das salas de aula_________________________________8
- Planejando e exercendo a docência____________________________ 9
- Pensando a avaliação e avaliando o exercício da docência__________13
CONSIDERAÇÕES FINAIS_______________________________________13
REFERÊNCIAS________________________________________________14
INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado Curricular foi realizado na Escola Estadual Padre João Afonso uma instituição pública, localizada na Vila Padre João Afonso no município de Itamarandiba, conforme exigência da UNIUBE-Universidade de Uberaba, sendo um dos requisitos do curso de Pedagogia do qual faço parte, tem como objetivo articular a teoria e a prática ministrada durante o curso.
O relatório está organizado da seguinte maneira: na primeira parte “A escola e sua história”, é feito um breve relato da história da instituição escolhida, sua identificação, aspectos físicos e administrativos; em: “A escola e sua cultura”, são discutidos aspectos relacionados aos pressupostos norteadores da educação proposta pela escola /campo de estágio e a influência deles na organização do espaço escolar; em “Os fundamentos do Projeto Político Pedagógico na escola e elaboração de relatórios”, estão analisados os documentos que norteiam a prática da escola; em “A prática do Projeto Político Pedagógico-PPP no cotidiano da escola e os espaços colegiados” verifica-se uma análise da aplicação no PPP no cotidiano escolar; em “O espaço da sala de aula” estão as observações do cotidiano na sala de aula; em “Planejando e exercendo a docência” estão os planejamentos das aulas; e em fim “Pensando a avaliação da docência e elaboração de relatórios” verifica-se uma análise pessoal na qual são avaliados os conhecimento adquiridos durante a realização do estágio. Sabe-se que o estágio curricular é um dos momentos mais importantes na vida acadêmica dos estudantes, pois é ele que contribui de forma prática para sua formação profissional. Sua relevância para o curso e para os graduandos, consiste em incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivo, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais que saiba fazer uma leitura crítica do mundo e da sociedade na qual está inserida , capazes de adotar novos modelos e métodos de processos inovadores, tecnologias e metodologias alternativas, além de proporcionar a criança oportunidades para desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente institucional e social.
A ESCOL A E SUA HISTÓRIA
A Escola Estadual Padre João Afonso - o atual nome é em homenagem ao Padre João Afonso, que celebrou a primeira missa na Vila Padre João Afonso comunidade onde a escola está situada. Construído a construção em 1963, e começou a funcionar em 1965.
A parti de 2015, ano que foi publicado as Diretrizes Estadual de Educação do Campo (2820 de 11 de dezembro de 2015), essa escola passou a ser classificada pela Secretaria Estadual de Educação, como escola do campo. Essa classificação tem como objetivo induzi a escola uma formação diferenciada de acordo com a realidade vivida e vivenciada as crianças do campo.
A ESCOLA E SUA CULTURA: CONHECENDO A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO ESCOLAR
A estrutura administrativa, disciplinar e didático - pedagógica da Escola Estadual Padre João Afonso integrada ao Sistema educacional da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
Hoje a instituição possui 09 salas contendo 27 turmas, das quais desenvolvem atividades por ambientes como: sala de vídeo, areia, pátio sala de linguagem, sala de arte sala dos sons, sala de leitura, sala dos jogos, sala da fantasia e brinquedoteca. Possui 02 banheiros, contendo 20 duchas e 07 sanitários, 1 secretaria, a sala administrativa e o refeitório.
O funcionamento da Escola Estadual Padre João Afonso se dará a partir das 07h00min. Acontece de 07h00min às 17:00h50min, devendo ser obedecido na íntegra. A rotina diária da escola visa harmonizar as atividades de todos os envolvidos no processo educativo: crianças, pais, diretores, professores, coordenadoras, auxiliares de disciplina e todos os funcionários e comunidade criando um ambiente agradável.
A Instituição Escola Estadual Padre João Afonso, no desenvolvimento de suas atividades, operacionaliza, administrativa e pedagogicamente, seu trabalho por meio de uma equipe de 100 funcionários, distribuídos em: 1 diretora, 1 vice-diretora, 03 técnicos, 04 pedagogas, 59 professoras, 16 serviçais ,04 eventuais, 03 bibliotecárias, 03 secretários 02 serviços gerais e 04 monitores de apoio a inclusiva.
...