RELATÓRIO UTA EDUCAÇÃO E TRABALHO
Por: marcelo romanisio • 9/7/2015 • Relatório de pesquisa • 5.428 Palavras (22 Páginas) • 308 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
RELATÓRIO UTA EDUCAÇÃO E TRABALHO
Gislaine Sanches Delfino R.
RU 1033594
CURITIBA 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
RELATÓRIO UTA EDUCAÇÃO E TRABALHO
Gislaine Sanches Delfino R.
RU 1033594
Relatório de estagio supervisionado educação de Jovens e Adultos (EJA), apresentado na UTA Educação e Trabalho no curso de Pedagogia. Tutor local: Eloize Medice Colontonio. Centro associada: Divina
CURITIBA 2015
INTRODUÇÃO
Neste relatório de estágio de observação e participação tem como principal objetivo reconhecer um ambiente educativo em suas múltiplas faces, bem como a importância da educação e dos saberes docentes necessárias para a prática pedagógica e para a construção da identidade profissional do educador.
Busquei através deste trabalho analisar a realidade de uma sala de aula da Educação De Jovens e Adultos (EJA), identificando suas principais atividades, e suas característica, possibilidades e todas as questões especifico da escola. Conscientes de que fazemos parte deste processo como agentes transformadores.
Assim este relatório tem a finalidade de apresentar todas as observações feitas na Alfabetização de Jovens e Adultos em a disciplina observada e, vivenciadas no período de estágio, na Escola CEI Romário Martins.
DESENVOLVIMENTO
A Escola Centro Municipal Integral Romário Martins- Ensino Fundamental, localizado na Rua David Bodizak, N100, na Vila Leonice, bairro Cachoeira.
A princípio, a escola era composta por sete salas, uma secretaria e direção, uma sala de supervisão, uma de orientação escolar, um almoxarifado, uma cantina, um pátio coberto e cinco banheiros. Iniciou o trabalho com pré-escola, primeira à quarta série, sendo que sua clientela compreendida então na faixa etária dos sete aos dez anos.
A aprendizagem dos alunos era lenta no 1 bimestre, depois já ia melhorando e no final do ano apresentava bons resultados.
A avaliação era realizada através da observação diária e das tarefas de casa, dos exercícios mimeografais, de teste unificados e da escola conselhos de classes, auto avaliação e reavaliação após recuperação. Fazia-se registro em fixas padrão, avaliando cognitivo, afetivo e psicomotor. A frequência deveria atingir no mínimo 50%durante o ano.
Perfil da escola na época que inaugurou a maioria era os moradores da redondeza da escola que vieram do interior, nessa época não havia ruas asfaltadas, nem calçadas no bairro. A escolaridade dessa população era o antigo primário completo.
As atividades desenvolvidas pelos pais dos alunos eram do setor econômico secundário, isto é, pedreiros, carpinteiros, entre outros.
A mãe se se dedicavam ao trabalho doméstico, não exercendo atividades fora do lar.
Nas famílias, a média de filhos era de quatro a oito filhos (família grande). Não possuíam hábitos da leitura, salvo a Bíblia, já que as religiões predominantes eram a católica e a evangélica. Geralmente a situação conjugal dos pais era legalmente casados.
O tipo de habitação mais comum era a meia agua, sendo casa própria com agua e luz. Não havia rede de esgoto, somente fossa negra.
Perfil atualmente a comunidade escolar: Em 1991 iniciou-se a construção do Complexo II, vindo a findar-se em 04 de setembro de 1992. A inauguração oficial foi no dia 15 de setembro de 1992, tendo como coordenadora pedagógica a professora Tânia Berti e a diretora Arlete Kubi. Atualmente o C.E.I. Romário Martins possui uma grande rotatividade de alunos, pois as famílias migram com frequências para outros bairros.
A nossa comunidade compõe- se de áreas de ocupação, sendo este um dos motivos da rotatividade, nossa clientela é muito carente, sua maioria reside em ocupações.
Espaço físico: Apesar de ser denominada de centro de Educação Integral, a escola funciona com turmas integrais e turmas regulares.
Atualmente a escola conta com 14 turmas integrais ;8 turmas regulares ;2turmas de classe especial ,1uma classe de EJA, atendemos o total 1040 alunos.
Quanto aos recursos materiais e equipamentos, existem televisões, aparelhos de DVD, computadores, Impressora, armários nos quais se armazenam os materiais didáticos, paradidáticos, de limpeza e higiene.
Em relação aos recursos humanos que compõem a instituição, uma diretora, uma coordenadora, 80 professoras, 4 pedagogas, uma cozinheira e auxiliar, duas auxiliares de limpeza, e um guarda municipal no período em que estive estagiando.
A sala de aula na qual realizei o estágio possui 02 grandes janelas, 01 portas de acesso, quatro lâmpadas fluorescentes, dois armários, uma estante com livros infantis, quadro branco, uma mesa do professor, 30 cadeiras e dois ventiladores de teto. A decoração das paredes é feita com desenhos, letras, números, cartazes. Essa decoração é feita pela professora em conjunto com as crianças no turno matutino e vespertino.
A turma de Educação de Jovens e Adultos, possui treze alunos matriculados, mas apenas onze frequentam regularmente a escola, em alguns dias não comparecem todos os educandos. A faixa etária é de 18 a 75 anos de idade. A maioria dos alunos reside na área perto da escola ou na redondeza e vem a pé. A professor regente da sala entrou no mesmo período, a professora é muito atenciosa com os alunos.
As crianças que frequentam o período integral recebem dois lanches e almoço, servidos por umas empresas terceirizada.
A vice-diretora é responsável pelo período noturno atendendo o EJA e cursos de Educação Permanente, ofertando curso de capoeira. O corpo docente todas as professoras têm pós-graduação.
A educação de jovens e adultos (EJA) é organizado por períodos.
1 e 2 períodos destina-se aos jovens com idade acima de 15 anos e adultos que não tiveram acesso a escolarização ou possibilidade de continua-lo.
A organização curricular está estruturada por disciplina (unidades temáticas) que corresponde a disciplina da base Nacional Comum exigida para a oferta da educação EJA sendo elas Língua Portuguesa, Matemática, Ciência Naturais, Historia Geografia.
...