RELATORIO DE ESTÁGIO
Por: Elaine Graciela - Arco-Íris / SP • 5/6/2018 • Relatório de pesquisa • 943 Palavras (4 Páginas) • 179 Visualizações
Relatório ou Resumo de Atividade Complementar
Nome: Elaine Graciela da Silva Rodrigues | RA: 3296395048 |
E-mail: elainegraciela@hotmail.com | Data: 04/11/17 |
Curso: Pedagogia | Série: 3 |
ACOMPANHAMENTO SUPERVISIONADO
Hora da leitura.
É perceptível que possamos acompanhar aulas ministradas por profissionais já capacitados e formados, esse ato é de suma importância no processo de formação inicial do pedagogo, proporcionando uma compreensão detalhada dos vários níveis e modalidades de ensino que poderá atuar, desde o espaço escolar ao não escolar. Vale ressaltar que a noção de acompanhamento aqui não se limita somente a uma experiência com a prática, mas sim, a uma concepção de acompanhamento enquanto momento propício para a pesquisa.
O acompanhamento também proporciona a nós alunos se descobrirmos, enquanto educador, ou se são por outros caminhos que quer percorrer. É um dos momentos de articular as teorias estudadas durante o curso com a prática.
Necessário se faz que a finalidade do acompanhamento esteja intimamente relacionada com o intuito de formar o aluno na perspectiva da aproximação à realidade na qual atuará, isto é, o acompanhamento proporciona momentos de reflexões, de perceber que as teorias estudadas no decorrer das disciplinas estão imbricadas com o fazer do educador, nos distanciando da ideia de que o acompanhamento é apenas prática. Isso nos faz compreender que teoria e prática são indissociáveis, sendo que ambas tem aspectos fundamentais para a formação de um bom profissional. Assim, quando se percebe no discurso de alguns alunos que a teoria não se aplica na pratica, é porque estes não compreenderam que a teoria pode ser adequada de acordo com a realidade da sala de aula.
É visível que o aluno que assiste a aulas tem o papel de observar, de investigar e de aprender, vez que essa experiência constitui-se como um dos momentos cruciais no seu processo de formação e que nesse processo o estagiário em muito aprende com os atores presente na escola, seja na prática do professor, no processo de aprendizagem dos alunos, nas atitudes dos demais profissionais da escola, todos contribuem na formação do estagiário.
A leitura na escola
Para este acompanhamento participei da hora da leitura, realizado com alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professora Auda Malta em Arco-íris.
A leitura desenvolve habilidades educacionais e fornece ao leitor a sua maior capacidade compreensivo e interpretativa da historia.
Este tipo de projeto extraclasse foi pensado como fundamental para despertar o interesse do aluno pela leitura, o que se faz necessário para a formação de um adulto com bons hábitos.
A leitura fornece para o aluno matéria prima para a escrita, para a linguagem e compreensão do que se lê.
Reconhecer a importância da leitura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os bons hábitos se formam é fundamental.
“Desenvolvimento de interesse e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora”.
Bamberger (como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Ática, 2000.).
Relato da experiência
Há primeira semana foi o momento de conhecer a escola, a equipe pedagógica, as parcerias, o seu funcionamento, o nível de formação dos professores e a estrutura da escola em geral.
Quanto à definição da turma a qual iria estagiar, me identifiquei já no primeiro contato com os alunos e a educadora Angélica.
Em seguida ainda na observação me direcionei a perceber a didática da professora, se existia uma rotina, a qual foi percebida que sim. Também observei o nível de desenvolvimento de aprendizagem e alfabético dos alunos.
Diante da observação da primeira semana constatamos que existia certa carência acerca da leitura, nesta perspectiva buscamos elaborar planos de aula voltados para a leitura, mas contemplando também outras áreas de conhecimento e outros conteúdos.
Durante este percurso, realizamos formas distintas de trabalhar a leitura, como forma de despertar ainda mais o gosto e o prazer em ler.
...