RELATORIO ESTAGIO
Por: Patrícia Figueredo • 5/10/2020 • Relatório de pesquisa • 9.939 Palavras (40 Páginas) • 267 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS.
CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA
PATRÍCIA FIGUEREDO DE JESUS MAIA
RELATÓRIO SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: REFLEXÕES INERENTES A DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cruz das Almas - BA
2016
PATRÍCIA FIGUEREDO DE JESUS MAIA
RELATÓRIO SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: REFLEXÕES INERENTES A DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em Biologia do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), como requisito parcial e obrigatório para aprovação no componente curricular Estágio Supervisionado II, sob a orientação da professora Ma. Rosana Cardoso Barreto Almassy, no semestre de 2015.2.
Cruz das Almas - BA
2016
O presente Relatório de Estágio Supervisionado descreve as características e práticas observadas, conforme exigência legal do Colegiado do Curso de Licenciatura em Biologia pela UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e seu desenvolvimento baseado nas experiências vivenciadas na disciplina de Ciências naturais em uma turma do 8º ano durante o Estágio Supervisionado II no Ensino Fundamental anos finais no Centro Educacional Cruzalmense - CEC situado na Av. Juracy Magalhaes, Cruz das Almas- Bahia e busca retratar a inserção, o planejamento, as observações, as regências, as avaliações e as oficinas realizadas pelos estagiários na escola. Foram realizadas na UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, leituras, reflexões, discussões e oficinas sobre as influências do estágio na vida acadêmica do licenciando em Ciências Biológicas, qual o rumo que o ensino de Ciências vem tomando no Brasil, além de simulações de regências como uma forma de treinar e aprimorar metodologias a serem aplicadas durante o estágio. O trabalho traz descrições das ações realizadas na escola, além de reflexões sobre as metodologias e práticas utilizadas em sala de aula. Conclui-se, então que a partir desse estudo, percebe-se que o estágio fornece informações e noções indispensáveis à prática docente.
Palavras-chave: Estágio supervisionado. Teoria. Prática. Reflexões. Docência.
- INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado é uma atividade obrigatória que deve ser realizada pelo aluno de cursos de Licenciatura onde irão cumprir uma carga horária pré-estabelecida pelas instituições públicas ou privada sob a orientação e supervisão de Professor-Orientador ou profissionais credenciados pela Instituição, por isso torna-se indispensável no processo de formação docente, oferecendo oportunidades aos futuros educadores, em específico aos estudantes de Licenciatura que pela primeira vez encara o desafio de conviver, no ambiente escolar e atuar como profissional docente. Não obstante o estágio é uma prática importante, pois apresenta grandes benefícios para a aprendizagem e progresso tendo grande importância de se colocar em prática uma atitude contemplativa logo no começo da sua vida como educador, pois, é a maneira na qual o estudante irá vivenciar na prática o que aprendeu dos teóricos na Universidade.
Então o acadêmico estagiário durante a permanência na escola em que realiza o seu estágio, constata como é o espaço escolar, a sala de aula, como ocorre o método de interação entre educador e educando. Essas observações criteriosas oportunizam aos futuros educadores informações de como se dá o processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. Depois do estágio realizado, no decorrer da sua atuação docente, os saberes arquitetados durante as experiências do estágio, proporcionarão a estes educadores a expectativa de abastecerem seus conhecimentos de maneira a facilitar a aprendizagem de seus alunos de modo prático e confiável. Para isso a realização do estágio alia conhecimento acadêmico com a experiência vivencial do espaço escolar, pois elucida e complementa na prática os temas abordados aprendido dos teóricos nas Instituições de Ensino Superior - IES. Assim, o estudante pode melhorar seu conhecimento sobre a profissão escolhida, e ter a certeza da identidade docência através da experiência transposta durante o estágio supervisionado.
Portanto todo curso de Licenciatura deve oferecê-lo para a formação de professores que poderão atuar na rede de ensino pública ou privada no país. Por isso o estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, porque promove oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, propiciando desta forma, a aquisição de conhecimentos e confirmação ou não da identidade docente. Além disso, o programa de estágio permite a troca de experiências entre os professores e estagiários bem como a interação de novas ideias, conceitos, planos e estratégias. O Estágio Supervisionado tem por princípios a formação acadêmica, pessoal e profissional do futuro professor.
Sabemos que a formação no Curso de Biologia, contempla disciplinas de Física e Química, porém temos a consciência que a maior proporção das disciplinas e, consequentemente, dedicação e cobranças recai nos conhecimentos relativos ao campo das ciências naturais e biologia, para isso ressaltamos a necessidade do estágio supervisionado realizado nos anos finais do Ensino Fundamental. Considerando então, a presença da ciência e da tecnologia em nossas vidas, bem como a dependência que temos em relação a elas é que compreendemos a necessidade do ensino de Ciências Naturais na escola. Ela cumpre o papel de debater as transformações sociais derivadas das ciências e das tecnologias, com vistas a possibilitar ao sujeito a compreensão das transformações do mundo em que vive.
- HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O Centro Educacional Cruzalmense - CEC é a maior instituição de ensino público municipal do município para ensino Fundamental II em Cruz das Almas no Recôncavo Baiano. A unidade é pertencente ao Sistema Municipal de Ensino sob Lei 713/1999, reconhecido pelo Conselho municipal de Educação, Resolução 001/2000, inscrita no CNPJ de n° 01.933.936/0001-91. Inaugurada em janeiro de 1995, está situada na Avenida Juracy Magalhães, n° 88. Desde 2015 a escola trabalha com duas modalidades de ensino fundamental II: regular, que funciona no período diurno e também no período noturno com Educação de Jovens e adultos – EJA.
...