RELATÓRIO DE ENSINO INFANTILDE PEDAGOGIA
Por: 11052012 • 9/10/2019 • Trabalho acadêmico • 3.562 Palavras (15 Páginas) • 432 Visualizações
[pic 1]
FACULDADES INTEGRADAS DO CEARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
WANDRA FERNANDES DANTAS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
SÃO JOSÉ DE PIRANHAS-PB
2019
WANDRA FERNANDES DANTAS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório final de Estágio em Educação Infantil apresentado ao curso de Pedagogia, Orientado pela professora Ana Claúdia Lima Inarcio.
SÃO JOSÉ DE PIRANHAS-PB
2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. DESENVOLVIMENTO 05
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA OBSERVADA 05
2.2 DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTÁGIO 08
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
5. REFERÊNCIAS
ANEXOS
- INTRODUÇÃO
O presente estágio de docência na Educação Infantil teve como objetivos, aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio.
Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente.
Pimenta (1995, p.24) defende que “a atividade teórico-prática de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente.” O pedagogo se baseia na teoria para fundamentar a sua prática.
O referido estágio realizou-se numa turma de maternal, na Escola de Educação Infantil e Fundamental Grão de Mostarda Ltda, é um Estabelecimento de Ensino da rede privada, localizada à rua Dr. Osvaldo Pinheiro, S/Nº Centro São José de Piranhas – PB, CEP: 58940-000, Fone: (83) 91234983, registrada sob o C.N.P.J: 07943714/0001-82.
Apresentarei a estrutura física da escola campo, um pouco de sua história e a prática docente das aulas no Maternal na Educação Infantil.
A escola é o espaço onde o discente irá desenvolver seus conhecimentos junto a escola pública escolhida. Onde podemos atuar como professores e vivenciar o cotidiano escolar.
Durante o estágio procuramos esclarecer como o professor constrói a sua prática desde sua formação e sua atuação docente, pude entender que o professor de Educação infantil é também um educador, e desta forma podemos construir a prática pedagógica contínua e relacionando com a realidade escolar, por isso, este momento oportuniza a experiência a nós futuros educadores.
2.DESENVOLVIMENTO
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA
Aspectos Históricos
A Escola Grão de Mostarda foi fundada no dia 07 de fevereiro de 1998, pelas professoras, idealizadoras e fundadoras Alessandra Maria Inácio de Sousa e Diana Cardoso Dantas Araruna.
Esse projeto nasceu de um sonho de realizar um trabalho educativo voltado para a educação infantil, tendo em vista, que ambas tinham concluído recentemente o curso de pedagogia o qual impulsionou esse projeto.
Respaldadas em teorias consistentes, optamos naquela época em atender exclusivamente a educação infantil.
A denominação da Escola teve inspiração bíblica baseada no livro de Mateus, capítulo 13 no versículo 31:
O reino dos céus é comparado ao grão de mostarda que o homem toma e semeia em seu campo. É esta a menor de todas as sementes, mas quando cresce, torna-se um arbustre maior que todas as hortaliças, de sorte que os pássaros vêm aninhar-se em seus ramos.
Baseado em nossos princípios cristãos, esta parábola pode ser entendida e relacionada com o processo educativo quando comparamos as pequenas sementes de mostarda com as crianças em seu início de desenvolvimento educativo, por entendermos que a infância á a etapa fundamental na vida do educando. É onde se constrói a base para o desenvolvimento da afetividade, personalidade e cognição, vislumbrando a construção sólida de futuros cidadãos.
No início de sua fundação, a escola Grão de Mostarda era sediada em um prédio cedido pelo Senhor José Inácio de Sousa, pai de uma das fundadoras, situada à Rua João Bosco Fernandes, São José de Piranhas - PB. Nesse período, atendia apenas duas turmas de pré- escola, que tinha como professoras as próprias fundadoras, atendendo 40 alunos. No ano seguinte, o número de matrícula superou as expectativas, sendo necessário estender novas salas de aula a um anexo para atender a turmas de alfabetização.
Com a implementação da Lei 11.274/2006, que tornou o ensino obrigatório em 9 amos, a escola sentiu a necessidade de expandir seus níveis de ensino, atendendo a Educação Infantil e Ensino Fundamental da 1ª fase.
Diante dessa nova realidade a escola passou por mudanças tanto no aspecto físico como pedagógico, sendo necessário a mudança para uma nova sede (casa adaptada). Acrescentando ao quadro docente, 01(um) professor qualificado para atender a nova turma do 2º ano do Ensino Fundamental 1ª fase em 9 anos. A escola ficava localizada à Rua Antônio Gomes Barbosa S/N, São José de Piranhas.
No ano de 2006, mudou-se para uma nova sede, localizada à Rua Dr. Osvaldo Pinheiro, 125 – São José de Piranhas, a qual foi planejada e construída para atender a uma demanda, considerando em crescimento significativo de alunos nas séries implantadas.
Hoje, a escola continua no mesmo endereço, melhorando a cada ano através de novos investimentos no seu aspecto físico, pedagógico e administrativo. Além de ter funcionando turmas de maternal, pré I, pré II e turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I e com turmas do 6º e 7 º ano do fundamental II.
Aspectos físicos
Toda a equipe da escola procura sempre participar e contribuir para o bom andamento. Sua estrutura física é formada por salas de aula, uma sala de vídeo, uma biblioteca, uma secretaria, uma sala de direção e coordenação pedagógica, uma sala de professor, uma cantina, um almoxarifado, quatro banheiros masculinos, quatro banheiros femininos, um banheiro para funcionário, um pátio recreativo aberto, um pátio recreativo coberto- para a prática de Educação Física, bem como para a promoção de eventos.
...