O PROJETO DE ENSINO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA
Por: Leontina Costa • 15/12/2021 • Projeto de pesquisa • 4.152 Palavras (17 Páginas) • 134 Visualizações
Universidade norte do paraná - unopar
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
pedagogia- licenciatura
[pic 1][pic 2]
Cidade
2020
Cidade
2020
Cidade
Pirapora
2021
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 TEMA 4
2 JUSTIFICATIVA 6
3 PARTICIPANTES 9
4 OBJETIVOS 9
5 PROBLEMATIZAÇÃO 9
6 REFERENCIAL TEÓRICO 3
7 METODOLOGIA 8
8 CRONOGRAMA 10
9 RECURSOS 11
10 AVALIAÇÃO 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
A matemática tem uma importância fundamental para o desenvolvimento das capacidades e habilidades do ser humano. Desde o início da humanidade encontram-se registros inteiramente ligados à Matemática. Trabalhar essa área do conhecimento desde a educação infantil é essencial, pois irá auxiliar no desenvolvimento dessas capacidades e habilidades que nós seres humanos possuímos.
À vista disso, este projeto de ensino pretende por meio de estudos teóricos e empíricos pesquisar o trabalho pedagógico com a Matemática na Educação Infantil, buscando compreender como a matemática tem sido abordada na educação infantil e a importância desse ensino para o desenvolvimento da criança. Abarcado não como um conjunto de regras, mas como pilar do desenvolvimento matemático, nesta etapa da Educação Básica.
Na proposta curricular da BNCC (BRASIL, 2017) é nítida a orientação de que a criança deve ter o contato com os conhecimentos lógico-matemáticos relacionados ao seu cotidiano. Por tanto, além de analisar a prática docente referente ao trabalho com a Matemática na Educação Infantil, este estudo nos proporcionará uma reflexão histórica e acadêmica, pois é sustentado não só por um desejo de tratar da atuação do Pedagogo nos aspectos legais, mas, também, o porquê da Matemática ser uma disciplina pouco explorada na escola, estudar a história da formação do professor para o trabalho com a matemática, discutir as orientações da BNCC para o trabalho com a Matemática na Educação Infantil e apresentar a legislação que trata da docência na Educação Infantil.
TEMA
Durante minha infância e adolescência experienciei momentos de muita dificuldade quando o assunto era matemática. Nesse período não conseguia compreender qual significado teria de estudar a matemática. Ou seja, minha base na educação infantil não foi alicerçada em um ensino significativo ao qual me apropriei dos diferentes usos e funções sociais do número e isso me causou grandes dificuldades também no ensino fundamental.
É comum encontrar inúmeros relatos assim como o meu de crianças, adolescentes, jovens que tiveram ou têm dificuldade com a matemática. Muitos não gostam ou são traumatizados por essa área devido a essa falta de associação entre o que se aprende na escola e se utiliza no cotidiano.
A matemática carece de ser reconhecida como um instrumento de libertação, proporcionando ao educando possibilidades diversas de lidar com o cotidiano, modificando-o de acordo com as necessidades da sociedade em que vive. A curiosidade deve estimular a descoberta do conhecimento e a pesquisa, a reflexão e o questionamento devem nortear essa caminhada transformando os alunos cidadãos que refletem sobre sua realidade e sobre as formas de transforma-la.
Abordar este tema é de suma relevância, pois, a matemática é algo que está presente tanto no cotidiano da criança, quanto nas experiências oferecidas dentro da escola em suas diferentes situações. Seja nas relações quantitativas, nas grandezas, medidas, formas ou relações espaciotemporais.
É na educação infantil que a criança constrói os conhecimentos que construirão e serão lapidados ao longo de sua vida. Na educação infantil a criança tem a possibilidade de construir a base de sua educação e nesse momento é essencial o aprendizado da matemática. Portanto, “O ensino da Matemática na Educação Infantil” foi o tema escolhido para o desenvolvimento desse projeto de ensino.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999, p. 40) “[...] a Matemática ajuda a estruturar o pensamento e o raciocínio dedutivo, além de ser uma ferramenta para tarefas específicas em quase todas as atividades humanas”. Neste contexto, a prática docente no ensino de Matemática deve estar alinhada à demonstração do real significado da aprendizagem da Matemática aos alunos, esperando que eles saibam como utilizá-la no futuro em sua vida em geral.
JUSTIFICATIVA
A motivação que me levou a pesquisar sobre esse tema começou devido as minhas indagações na disciplina de matemática na Universidade. Onde eu pude ter a experiência de entender como a criança aprende, e qual a importância de se ter um ensino de qualidade, significativo na educação infantil.
Ao decorrer da disciplina eu relembrava os meus estudos na fase da educação infantil e ensino fundamental onde eu tinha muita dificuldade quando o assunto era matemática. Nesse período não conseguia compreender qual significado teria de estudar a matemática. Ou seja, minha base na educação infantil não foi alicerçada em um ensino significativo ao qual me apropriei dos diferentes usos e funções sociais do número e isso me causou grandes dificuldades.
...