RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Leonardo Mendes • 20/8/2019 • Relatório de pesquisa • 916 Palavras (4 Páginas) • 272 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES – CCECA
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROFESSORA: OSMARINA PIRES
RELATÓRIO DO SEMINÁRIOS EM SALA
TERESINA – PI
2017
Clécio Leonardo Mendes Araújo
Katiana Lira Reis
Mariana Mendes Furtado
RELATÓRIO DA SINTESE DOS SEMINÁRIOS EM SALA
CMEI FRANCISCO DE ASSIS
Trabalho da disciplina Estágio Supervisionado na Educação Infantil do curso de Pedagogia como requisito parcial de avaliação na obtenção de nota sobre orientação da professora Osmarina Pires.
TERESINA –PI
2017
A apresentação dos seminários que discorriam sobre a educação infantil tiveram como temas: educação infantil em jornada de tempo integral,território do brincar, diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil,organização dos espaços para a educação infantil e diretrizes em ação.
Essas fundamentações teóricas nos propuseram a certeza de que para fazer educação infantil de qualidade é necessário dispositivos legais; pressupostos teóricos- metodológicos e práticas pedagógicas transformadoras. Uma prática pedagógica que tenha em seus ideais a esperança e uma intencionalidade transformadora que faça uso de uma leitura crítica da realidade na busca da efetivação emancipatório do direito a educação infantil de qualidade.
As diretrizes curriculares para a educação infantil reune elementos que reconhece a educação infantil como direito subjetivo da criança, afirmado na Constituição Federal. As diretrizes reunem princípios éticos, politicos e estéticos que devem guiar as proposta pedagógicas, os meios de conduta dos profissionais de educação no exercício diário com crianças de 0 a 5 anos.
As propostas elencadas pelas diretrizes curriculares para a educação infantil garantem as crianças o acesso ao conhecimento e a aprendizagem referente a diferentes tipos de linguagens, verbal ou não verbal,assim como também assegura o direito a educação efetiva de qualidade,a saúde, a liberdade,a confiança, ao respeito, a dignidade, a convivência e a interação com outras crianças.
O direito de brincar. O território do brincar mostrou que há muita aprendizagem quando a criança,durante a prática do brincar,elabora hipóteses. Fazendo uso do imaginário infantil a criança vai se relacionando com os elementos do mundo que a rodeia. O tema território do brincar acentuou que a liberdade do brincar,não necessariamente fazendo uso de atividades pedagógica, produz na criança o equilíbrio nas emoções, além de fornecer subsídios neuro-psicologicos que atuam na formação da personalidade da criança.
No que se refere a organização dos espaços na educação infantil ficou nítido como os espaços são elementos promotores de uma educação infatil de qualidade. É por meio dos espaços externos e internos de uma unidade de ensino que professores e alunos elaboram atividades significativas de aprendizagem. Podemos afirmar que os espaços contribuem na formação da identidade da criança, na construção da autonomia e no estretamento dos laços de afinidade entre criança- professor- comunidade escolar.
A educação infantil em jornada de tempo integral,outro tema debatido durante os seminários, mostrou o quanto que o termo guardar está associando às crianças da educação infantil. Outro ponto apresentado pelo grupo é o fato do tempo cronológico ser integral, porém as atividades educativas não caminharem na mesma direção do termo integral. A educação e assistencialismo parecem ser palavras indissociáveis, uma não vive sem a outra, a jornada de tempo integral mostrou que devemos lutar por uma educação de tempo integral para longe do ideário de depósito de crianças.
...