RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR NAS ÁREAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO PELO INSTITUTO PROSABER/UCAM
Por: Genildo Coutinho • 16/6/2019 • Trabalho acadêmico • 3.208 Palavras (13 Páginas) • 785 Visualizações
[pic 1]
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICO E INSTITUCIONAL
ZELIA ANDRADE DA SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR NAS ÁREAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO PELO INSTITUTO PROSABER/UCAM
APORÁ
2018
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES - UCAM
ZELIA ANDRADE DA SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR NA ÁREA NAS ÁREAS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO PELO INSTITUTO PROSABER/UCAM
Relatório final de Estágio Curricular nas áreas de Saúde e Educação, pelo Instituto PROSABER e a Universidade Cândido Mendes - UCAM, como avaliação parcial do curso de Pós Graduação em Psicopedagogia clínico e institucional;
Aporá
2018
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO._______________________________________________4
2.DESENVOLVIMENTO._________________________________________4
2.1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO.____________________________4
2.2. REGISTRO E ANÁLISE QUEIXA.______________________________5
2.3. REGISTRO DESCRITIVO DOS ENCONTROS REALIZADOS._______ 5
3. INFORME PSICOPEDAGÓGICO._______________________________ 6
5. PARECER PSICOPEDAGÓGICO._______________________________8
6. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO._______________________________10
7. DEVOLUTIVA À ESCOLA.____________________________________ 12
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS.___________________________________12
REFERÊNCIAS.______________________________________________13
ANEXOS.___________________________________________________14
INTRODUÇÃO
Sabemos que a instituição escolar, assim como a família tem apresentado algumas queixas relativas aos problemas escolares apresentados pelos alunos. Diante da problemática exposta, faz-se necessário investigar os aspectos e acepções que possam estar contribuindo para que essa problemática venha se alastrando tão absurdamente nos últimos ciclos educacionais a fim de intervir para que nós, enquanto psicopedagogos possamos contribuir para um melhor funcionamento institucional e a aquisição do conhecimento por parte dos alunos.
Portanto, o presente trabalho consiste num relato descritivo da experiência de estágio realizado na ASSISCLIN Clinica de Assistência Popular LTDA; situada no Distrito de Itamira, Município de Aporá na Bahia, realizado a partir da proposta de ensino do curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Universidade Candido Mendes Instituto Pró Saber.
A relevância deste trabalho oportuniza aos pós-graduandos o aperfeiçoamento e o entrelaçamento do conhecimento teórico com a construção de um exercício profissional no campo de atuação da Psicopedagogia de cunho clinico e institucional.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O Estágio Psicopedagógico Clínico e institucional, realizou-se na ASSISCLIN Clinica de Assistência Popular LTDA; situada no Distrito de Itamira, Município de Aporá na Bahia. A instituição, que funciona em dois turnos (diurno e vespertino), horário de funcionamento são das 7: 30 hs às 11: 40 hs, 13: 30 às 17: 30 hs, na modalidade clinica a instituição conta hoje com um total de sete funcionários diretos para atender a demanda de 50 atendimentos diários . A instituição possui duas salas de recepção, três espaços para análise laboratoriais, três consultórios de especialidades médicas, um espaço ambientado para recepção de crianças e jovens com déficit de atenção e dificuldade de aprendizagem A equipe é composta por uma psicóloga, duas funcionárias que atuam na recepção e captação de coleta dos matérias que serão utilizados à realização dos exames laboratoriais, como também marcação de consultas e fichamento de atendimento por ordem de chegada de pacientes oriundos de várias comunidades rurais, do centro do distrito de Itamira e também de municípios vizinhos distribuídos em ambos os períodos, três auxiliares de limpeza, uma prestadora de conta, uma coordenadora de laboratório, e um biomédico e ainda médicos plantonistas formados em especialidades distintas
A instituição atende pacientes e alunos provenientes de famílias de baixa e média renda, são filhos de trabalhadores, domésticas, pedreiros, diaristas, garis, trabalhadores sem qualificação profissional, etc. Uma grande parcela das crianças também participam de programas sociais Federais, como Bolsa jovem, Bolsa Família, etc. A instituição atende ainda pacientes Portadores de Necessidades Especiais que estão inclusos nas diferentes turmas do ensino fundamental, das escolas da Rede Municipal de ensino do município de Aporá
2.2. REGISTRO E ANÁLISE QUEIXA
Após uma análise e reflexão dos dados coletados durante a entrevista no início da nossa apresentação com os integrantes da instituição (psicóloga, atendente, etc.), observamos uma Queixa entre as mesmas, a dificuldade de leitura com alguns alunos, o pouco comprometimento da família no processo ensino aprendizagem dos mesmos.
2.3. REGISTRO DESCRITIVO DOS ENCONTROS REALIZADOS
DATA cinco de dezembro de dois mil e dezessete
Inicialmente apresentamos e esclarecemos o nosso trabalho de estágio em psicopedagogia Clínico e institucional, à coordenação e direção da clínica ora citada, destacando que os profissionais da mesma nos receberam muito bem, oferecendo apoio em nosso estágio psicopedagógico, embora notássemos que a Psicóloga em plantão e a coordenação se mostravam bastante preocupada em serem avaliados. Assim, neste primeiro momento avaliamos a caracterização do ambiente bem como suas disposições estruturais.
DATA dezoito de dezembro de dois mil e dezessete:
Aplicação do questionário para a diretoria e coordenadora. Foi entregue um questionário à coordenação para que os mesmos respondessem em casa e nos entregassem na próxima visita. O questionário foi apresentado no horário do intervalo entre as consultas para que todos da equipe pudessem participar. Todos se mostraram interessados em responder o mesmo.
DATA vinte e seis de dezembro de dois mil e dezessete:
Para dar continuidade ao nosso trabalho, com a participação da coordenação clínica e o consentimento da Psicóloga que nos orientou, no sentido de apenas observarmos as ações ali desenvolvidas sem que houvesse, de nossa parte, intervenção no processo de investigação por ela fomentado e que seria exposto a seguir e nos falou que no momento iriamos presenciar a intervenção clinica num caso em que o aluno, aqui identificado com o nome simbólico de “Y”, fomenta ansiedade infantil, sendo tal prognóstico sendo investigado a partir da leitura de um caso similar e interpretado pela psicopedagoga como ápice no processo de intervenção naquele momento; valendo a pena salientar que a criança, anteriormente mencionada, será nosso estudo de caso em todo o processo de estágio aqui descrito.
...