RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL II
Por: Ednalucas • 18/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.536 Palavras (11 Páginas) • 690 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
EDNA MATOS MAURICIO - RA 5730178085
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL II
PIRACICABA – SP 2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
EDNA MATOS MAURICIO - RA 5730178085
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL II –
Relatório de Estágio apresentado ao curso de Pedagogia, do Centro de Educação a Distância – CEAD, da Universidade Anhanguera Uniderp, como quesito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental II, sob a orientação da Tutora a Distância: Elizângela Siqueira e Fernanda Mariano Rodriguês Tutora Presencial.
PIRACICABA – SP 2015
Sumário
I - IDENTIFICAÇÃO
II – INTRODUÇÃO
III – DESENVOLVIMENTO
IV - ENTREVISTA
IV.I - MODELO DE OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA
V - REGÊNCIA
VI - CONSIDERAÇÕES FINAIS
VII – REFERÊNCIAS
I - IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário: Edna Matos Mauricio
RA: 5730178085
Curso: Pedagogia
Semestre: 6º
Ano: 2015
Início do estágio: 22.04.2015
Término do Estágio: 30.04.2015
Instituição concedente do estágio
Nome da Instituição: EM. Antônia Jesuína Camillo Pipa
Endereço: Rua Mauro Luiz Coimbra, 705.
Telefone: (19) 3413-1526
Responsável: Rosélis Silva Santos
II – INTRODUÇÃO
De acordo com nossa pesquisa, observamos que esta escola é reconhecida no bairro, os profissionais são envolvidos e trabalham com o mesmo objetivo.
As salas são ampliadas e arejadas, na hora do intervalo as salas são divididas, os menores saem primeiro, assim não tem como os alunos maiores implicarem ou machucarem os menores.
Nosso estágio foi na serie do 5º ano, a turma foi dividida em duas A e B, sendo duas professoras. A professora Valquíria aplica as seguintes disciplinas: Matemática e Ciências e a Juliana Língua Portuguesa, Geografia e Historia.
A diferença entre as duas turmas é notavelmente grande, o 5º B são aplicados, e estudiosos e obedientes. O 5º A é uma turma com crianças confusas, desobedientes, sem nenhum interesse no aprendizado, agressivas, e infelizmente a maioria se não todos tem um histórico de pais agressivos, sem moral, permissivos, usuários de drogas e até envolvidos no tráfico de drogas. Por este motivo foram separadas as turmas, para que se pudesse “salvar” a turma B, conforme pensamento da escola. No nosso plano de estágio, iremos falar do 5º B.
Por meio da observação do método das professoras, vimos à interação dos alunos com as professoras, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar e o compromisso com a construção do conhecimento do aluno.
Segundo Comenius é necessário estarmos atentos ao perfil do aluno e para isso o educando precisa de certa autonomia para que aconteça esta evolução, para que os dois possam caminhar juntos.
III – DESENVOLVIMENTO
O estágio supervisionado em ensino fundamental II foi realizado numa Instituição municipal, situada no bairro Santa Rosa na cidade de Piracicaba, possui uma boa localização e apresentam boas condições de funcionamento, as salas são amplas, arejadas e o mobiliário é adequado a faixa etária dos alunos. A estrutura da escola é muito boa, embora haja necessidade de alguns ajustes para melhor atender os educando. A escola é composta de uma biblioteca, uma sala de vídeo equipada, jogos para os mesmos, laboratório de informática para as crianças se familiarizarem com novas tecnologias e com as ferramentas educacionais on-line. Todas as salas possuem caixa de som ligada á direção onde é repassado aviso urgente facilitando a comunicação entre os funcionários da recepção e todo corpo da escola. O quadro geral da escola é de 59 funcionários sendo 34 professores, cinco merendeiras sendo um educador infantil, seis estagiárias, um zelador, duas secretárias, ,uma diretora, duas auxiliar de classe, uma coordenadora e 2 orientadores de alunos e seis funcionários que auxiliam na limpeza .A escola funciona das 7:00 horas ás 17:30 horas atuando como creche na Educação infantil onde estudam 200 crianças dividindo-se em parcial e integral e atendendo mais 300 crianças do ensino Fundamental. As salas são organizadas em espaços diversificados e flexíveis, pois permitem modificações no decorrer do ano, essa organização propicia espaço de convivência, oportunidades para que assumam pequenas responsabilidades, tomem decisões, discutam seus pontos de vista, façam escolhas, expressem seus pensamentos através de diversas linguagens. As atividades realizadas pelas crianças ficam em exposição, fazendo parte também da organização da sala.
Esses espaços favorecem o desenvolvimento da autonomia da criança ao escolherem o espaço desejado para realizarem suas atividades em pequenos grupos ou individualmente. Elas têm a oportunidade de criar, imaginar, fantasiar, brincar de diferentes maneiras, contribuindo para o aprendizado.
IV - ENTREVISTA
A entrevista realizada com a coordenadora pedagógica na escola EM Antônia Jesuína Camillo Pipa, Pedagógica com habilitação para series iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil Cursando Especialização em Ensino Infantil. Há quantos anos atua na função e há quanto anos atua nesta escola? Aproximadamente dois e cinco meses.
...