RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E GESTÃO
Por: albertodom10 • 15/8/2017 • Relatório de pesquisa • 8.019 Palavras (33 Páginas) • 532 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
JOANA MARIA OLIVEIRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E GESTÃO
ITABUNA-BA 2016
JOANA MARIA OLIVEIRA SANTOS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E GESTÃO
Relatório final do estágio em Educação Infantil e Gestão apresentado ao Curso EAD de Pedagogia, orientado pela professora tutora Lucia Helena Nunes Junqueira.
ITABUNA-BA 2016
LISTA DE ANEXOS
Anexo 1: ENTREVISTA 32
Anexo 2: PLANO DE AULA 33
Sumário
- INTRODUÇÃO 4
- A ESCOLA E A SUA HISTÓRIA 5
- OS FUNDAMENTOS E A PRÁTICA DO PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO NA ESCOLA 7
- INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DAS DIVERSAS MODALIDADES DE GESTÃO ..14
- ENTREVISTA COM OS PROFESSORES 18
- IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO GESTOR E SUAS RESPECTIVAS ATRIBUIÇÕES NA ESCOLA-CAMPO DE ESTÁGIO, POR MEIO DE OBSERVAÇÃO 22
- O ESPAÇO DAS SALAS DE AULA 23
- PENSANDO A AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA 26
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 28
REFERÊNCIA 29
ANEXOS 31
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem por finalidade informar as vivências e o cumprimento das práticas e realizações, relacionadas ao estágio, através da disciplina Estágio Curricular e Supervisionado na Educação Infantil e Gestão, a fim de elucidar a discrepância entre a prática e a teoria.
A explanação dos fatos e acontecimentos exposto a seguir, busca visar à metodologia das aprendizagens obtidas na disciplina proposta, no ambiente escolar da instituição de ensino Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, que atende ao Ensino Fundamental I e II, observando as atividades da equipe diretiva, docente, discente e equipe administrativa, a fim de efetivar e construir a parte teórica desta disciplina.
O estágio ocorreu na Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, localizada no Povoado de Saquaíra, Maraú-Bahia, no turno vespertino, no qual funciona o fundamental I, que atende crianças nas séries da Educação Infantil ao 5° ano, a turma que vivenciei a prática docente foi a da Educação Infantil, da educadora Elirose Sacramento Cruz, a turma é composta por 20 alunos com faixa etária de 03 a 05 anos.
A Educação infantil é uma etapa primordial no desenvolvimento das crianças, é um direito assegurado à permanência desses infantis em creches e pré-escolas, pela Constituição Federal de 88, como na LDB (Lei das Diretrizes e Bases) Lei 9394/96.
Este relatório irá apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, as atividades realizadas, minhas experiências e reflexões vividas nesta prática. O estágio de docência na Educação Infantil teve como objetivo aprimorar um pouco mais a minha prática em sala de aula, apesar de que leciono e já lecionei em diversos segmentos na área da educação, porém cada vivência é uma experiência, é uma soma, pois foi no estágio onde pude ter a oportunidade de vivenciar tudo o que se aprende no curso de pedagogia, refletir sobre a realidade, sobre nossas práticas, como agir em todo um contexto no âmbito escolar.
- A ESCOLA E A SUA HISTÓRIA
A Escola Municipal Nossa senhora da Conceição está localizada em Saquaíra, parte litorânea do município de Maraú no estado da Bahia, funcionando num prédio escolar municipal, a instituição foi fundada pela Prefeitura Municipal de Maraú no ano de 1990, atuando com o Fundamental I, o governo vigente dessa época era o gestor Manoel Damasceno.
No aspecto físico, a escola é composta de 04 salas, 01 pequena sala utilizada como: secretaria, diretoria, coordenação e sala dos professores; uma cozinha, 03 sanitários, um pátio e área verde, sem qualquer parque, quadra ou entretenimento ou equipamento para aulas destinadas a educação física foi construída, possui uma sala de aula anexa disponibilizada pela prefeitura municipal de Maraú, não possui rampas ou qualquer outro tipo de acessibilidade para portadores de necessidades especiais, o piso de todo ambiente escolar é inadequado, sendo de piso vermelho e escorregadio, este aspecto pode provocar acidentes, no sentido que contraria as normas de segurança. Nota-se que desde do período de construção da escola, não obteve-se nenhuma reforma de ampliação para atender a demanda pelo ensino básico, apenas pequenas reformas básicas tais como pinturas e pequenos ajustes.
A Escola Municipal Odilon Andrade conta com o total de 273 alunos, com a faixa etária de discentes com 03 a 19 anos, atendendo o Fundamental I funcionando no turno vespertino e o Fundamental II funcionando no turno matutino. A escola possui 10 turmas, sendo uma de Educação Infantil, uma de 1º Ano, uma de 2º Ano, uma de 3º Ano, uma de 4º Ano, uma de 5º Ano, uma de 6º Ano, uma de 7º Ano, uma de 8º Ano e, por fim, uma do 9º Ano. A clientela desta Unidade Escolar é uma minoria do distrito de Piabanha a maioria desses discentes vem transportados com transporte escolar dos povoados do próprio município como Tabuleiro, Fazenda Liberdade, Fazenda Maciel, Fazenda santa Maria do Jenipapo, Povoado do Barro Vermelho e Assentamento.
A equipe diretiva gestora é composta por um diretor geral (Antônio Carlos Silva) que atende aos turnos matutino e vespertino, uma vice-diretora (Rita de Cássia Nascimento da Silva) no turno matutino e duas coordenadoras pedagógicas (kátia Maria Lemos Araújo Deveras no turno matutino atendendo
ao fundamental I e Suylam Ramos no turmo vespertino com o fundamental I), no segmento dos educadores docentes são 15 educadores, todos com nível superior em diversas áreas, dos quais, 14 em licenciaturas e 01 em bacharel de Serviço Social, no segmento dos Educadores não docentes: 02 auxiliares de secretária, 01 digitador, 01 porteiro, 04 auxiliares de serviços gerais.
...