RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: andreapedagoga • 27/9/2016 • Relatório de pesquisa • 3.766 Palavras (16 Páginas) • 742 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE
ANDRÉA DA SILVA DIAS RUFFATTO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I EDUCAÇÃO INFANTIL
RELATÓRIO FINAL
[pic 2]
UBÁ
2015
ANDRÉA DA SILVA DIAS RUFFATTO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 5º semestre.
Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor eletrônico: Ana Priscila de Arruda
Tutor de sala: Adelina Maria da Silva Dutra
UBÁ
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 05
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional 05
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 06
3.1 Caracterização do Campo de Estágio 06
3.2 A Rotina................. 07
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO
4.1 Introdução 08
4.2 Dados Gerais do Projeto 08
4.3 Referencial Teórico 08
4.4 Planos de Aula da Intervenção 09
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção 16
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 17
MOSTRA DE ESTÁGIO 18
REFERÊNCIAS 19
1 INTRODUÇÃO
No presente trabalho, abordam-se reflexões sobre a importância do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, e as suas contribuições para a formação docente, considerando os estudos teóricos que foram realizados, relacionando as experiências vivenciadas na prática docente. Apresentaremos a caracterixação de campo, o relato das experiências vivenciadas durante a observação da rotina de sala de aula. Versaremos sobre a escolha do um projeto de intervenção realizado na instituição escolar fazendo o relato da aula ministrada para crianças do 2º período (5 anos).
2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
O período de estágio curricular obrigatório na Educação Infantil relatado neste texto, foi realizado na Escola Municipal Professora Dona Rosinha, cituada, barrinha zona rural no Município de Ubá/ Minas Gerais. A instituição destinada atende as seguintes fases da Educação Infantil, Ensino fundamental I, Ciclo inicial de alfabetização( 1º,2º, e 3ºanos) e ciclo complementar de alfabetização (4º e 5º anos).
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional
O estágio é um dos componentes do curriculares obrigatórios para a obtenção do certificado de licenciatura em pedagogia, e deve ser realizado no decorrer do curso, nas diferentes etapas e modalidades da educação básica.
Pimenta e Lima (2004) afirmam que o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissonal conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia. É atividade teórica de conhecimento, fundamentação, diálogo e intervenção na realidade, indispensáveis à formação do futuro docente.
A realização do estágio, independente da etapa e da modalidade da educação básica, pretende que o aluno de pedagogia desenvolva uma dimensão investigativa, que se constitui como articulador entre o conhecimento teórico e a atuação prática, de forma interdisciplinar, entre os diferentes campos de conhecimento, focalizando sua ação nos procedimentos de observação e reflexão, visando compreender e atuar em situações constextualizadas.
O Estágio Supervisionado na Educação Infantil é uma oportunidade para os alunos do curso de pedagogia ter contato com as crianças, interagir, observar suas relações com professores, as atividades desenvolvidas, refletir sobre o que aprendem no curso, saber se de fato querem trabalhar no âmbito educacional, no ambiente escolar ou mais precisamente na instituição de educação infantil, pensar sobre a relação teoria e prática e vivenciar diferentes momentos, bons e ruins, mas que fazem parte da rotina diária de uma escola.. importância estágio educação infantil.
Nessa fase de desenvolvimento a criança encontra-se naturalmente aberta ao novo o que favorece ao educador a formação do gosto pela leitura que é indispensável à vida do educando. Assim cabe à escola introduzir o hábito do prazer da leitura dentro e fora da sala de aula com a finalidade de que seja possível o desenrolar da vida do educando socialmente.
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO
3.1 Caracterização do Campo de Estágio
O Estágio Supervisionado I aqui apresentado realizou-se em uma instituição que destina-se à educação infantil, ensino fundamental, ciclo nicial de alfabetização(2º e 3º), ciclo comlpementar de alfabetização(4º e 5º) . nome - Caixa Escolar Municipal Professora Dona Rosinha, cituada à Barrinha,–Zona Rural – Ubá/MG, presta serviço de ensino na rede municipal para aproximadamente 290 alunos, sendo que 80 deles estudam em outros predios, ou seja em salas de aula vinculadas, nos horários: matutino (7h00 às 11h00) e vespertino (13h00 às 17h00). Os alunos dessa escola são moradores dos arredores da escola(minoria) e provindis de bairros proximos, dos quais ultilizam transporte publico. A maioria deles é filho de lavradores ou operários de fabricas de móveis, com escassa ou baixa escolaridade.
...