RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Simone Cordeiro • 13/7/2017 • Relatório de pesquisa • 8.563 Palavras (35 Páginas) • 629 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 5º Flex e 6º SEMESTRE
SIMONE CORDEIRO DOS SANTOS OLIVEIRA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
[pic 2]
Goianésia Goiás
2016
SIMONE CORDEIRO DOS SANTOS OLIVEIRA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 5º Flex e 6º semestre.
Orientador: profª. Ms. Vilze Vidotte Costa
Tutor eletrônico: Micaella Pires Silveira
Tutor de sala: Ana Cristina Gomes dos Santos
Goianésia
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ..........................................................................................................03
2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 04
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional 04
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 05
3.1 Caracterização do Campo de Estágio 05
3.2 A Rotina................. 11
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO
4.1 Introdução 14
4.2 Dados Gerais do Projeto 14
4.3 Referencial Teórico 17
4.4 Planos de Aula da Intervenção 18
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção 24
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 26
MOSTRA DE ESTÁGIO 27
REFERÊNCIAS 30
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo tem como o objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas vivenciadas no campo de estágio da educação infantil, jardim I e jardim II. Mostrando também a grande importância do estágio para a formação acadêmica, pois propicia ao aluno o contato com a área em que atuará.
Por meio do estágio o acadêmico pode perceber, analisar, e adquirir conhecimentos sobre a prática educativa, necessária para a formação do educador, além de disponibilizar ao discente mais prática, contato com as salas de aula e com as crianças.
E também será abordado o relatório que será apresentado a descrição do local, onde foi realizado o estágio, período de duração e as atividades desenvolvidas, o projeto sobre o folclore, além de reflexões em torno da prática realizada:
Buriolla sobre o estágio supervisionado afirma:
O estágio é o locus onde a identidade profissional do aluno é gerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, que deve ser planejado gradativa e sistematicamente (BURIOLLA,2011, p.13).
Sendo assim, o estágio constitui-se como um importante aliado a integração do aluno no campo e na realidade social de sua profissão, possibilitando-o a interação com as crianças, com a instituição escolar escolhida para a realização do estágio, com os professores que já atuam na instituição, enfim o estágio é um grande componente curricular que visa inserir o acadêmico no campo da educação para que este possa ganhar mais experiência e conhecimento para a sua formação como educador.
2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
Realizei meu estágio obrigatorio na Escola Municipal Professor Gessy Justino de Faria está situada à Rua 32 n 266 _ Bairro Carrilho – Goianésia – Goiás, CEP O76380000. Telefone: (62) 3935-1075 e-mail: escolaprofgessy@hotmail.com, mantida pelo Poder Público Municipal, administrada pela Secretária Municipal de Educação e jurisdicionada ao Conselho Municipal de Educação de Goianésia-Goiás, com base da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolecente
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional
O Estágio é fundamental para a carreira de qualquer profissional pois e o complemento prático de atividades teóricas desenvolvidas em sala de aula, possibilitando ao aluno contato com a realidade.Sendo assim se encontra no ambiente do estágio uma grande oportunidade de vivênciar na pràtica conteúdos acadêmicos,proporcionando desta forma a aquisição de conhecimento relacionados com a profissão escolhida pelo estágiario.
Por isso é possivel perceber o estágio como um espaço de aprendizagem profissional indispensável durante a formaçao inicial,uma vez que este permite ao futuro professor conhecer a realidade escolar através da observação e do contato com os diferentes sujeitos envolvidos na dinãmica da instituição escolar.
O primeiro momento na escola para a preparação do estágio deve ser aproveitado para observar o funcionamento da escola, tanto na parte administrativa, coordenação – quanto na sala de aula, dos alunos da comunidade e de todos os envolvidos com o cotidiano escolar,essa observação permite a coleta de informações extremamente importante, para que o acadêmico possa elaborar seu projeto de interveção pedagógico-Docência/Regência- em sala e na escola como um todo.
...