RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: jackoliva • 21/9/2018 • Trabalho acadêmico • 3.357 Palavras (14 Páginas) • 606 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ [pic 1]
_________________________________________________
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
JAQUELINE APARECIDA DO AMARAL B.OLIVA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
[pic 2]
PETRÓPOLIS
2017
JAQUELINE APARECIDA DO AMARAL B.OLIVA[pic 3]
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil
Orientador: Ma Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor eletrônico: Gabriela Brunetto Pereira
Tutor de sala:Camila Bilheiro Silva
PETRÓPOLIS
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 5
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 6
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES 8
PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA 9
DIÁRIO DAS REGÊNCIAS 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações relacionadas ao estágio Supervisionado na Educação Infantil, realizado na Escola Municipal do Taquaril, o estágio foi feito no período de 16,17,18 e21,22 e 23 de agosto de 2017, tendo como base aprimorar a prática em sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá -los com a prática pedagógica, buscando firmá-la de forma significativa.
A Educação Infantil em nossa atualidade é cada vez mais entendida por todos como um espaço que deve proporcionar à criança, experiências que
permita seu pleno desenvolvimento. O lúdico, a brincadeira ganha compreensão de sua importância no processo ensino e aprendizagem da criança.
Este relatório é composto da descrição das observações e
experiências vivenciadas , essa observação f oi participativa,
pois é impossível não estar junto às crianças e não participar, conhecer cada um e não se apaixonar, por eles , e pela forma dinâmica que é o educar e o cuidar da Educação Infantil, sendo também fundamental para a aquisição de conhecimento e experiência.
Encontram-se descrito neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O presente relatório é fruto da observação realizada na Escola Municipal Taquaril, localizada na Rua Manoel Batista de Andrade, no bairro Pedro do Rio, no município de Petrópolis no estado do Rio de Janeiro. A Escola Municipal Taquaril oferece a Educação Infantil desde do 3º ao 5ºperíodo (3 a 5 anos) e o Primeiro Segmento do Ensino Fundamental - do 1º ao 5º ano de escolaridade. Os 3 primeiros anos do Ensino Fundamental são contemplados em um ciclo de alfabetização, no qual não há retenção na passagem do 1º para o 2º ano, e do 2º para o 3º ano. A avaliação neste ciclo é realizada através de relatórios bimestrais. Apenas no 3º ano de escolaridade pode o educando ser efetivamente reprovado, caso não atinja os objetivos propostos para o ano. A partir do 4º ano os educandos são avaliados qualitativamente e quantitativamente, gerando notas com a possibilidade de retenção. Em todos os níveis do Ensino Fundamental se faz necessária a frequência de 75%..
A Escola Municipal Taquaril foi fundada no dia 04 de agosto de 1962, sendo construída no terreno doado pelo Sr. João Jacintho do Amaral (in memoriam) e sua esposa Luiza da Silva Mattos Amaral. A escola fica situada a 4,5 quilômetros da Estrada União e Indústria.
A escola atende a cerca de 72 alunos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, em seus 55 anos de existência. A escola conta com o apoio de pais, alunos e comunidade.
O Taquaril representa hoje competitivo setor do polo agroindustrial do estado, além de ser um dos importantes nomes da cidade no que se refere ao ecoturismo. Conta ainda com a APP Pedra do Elefante, que surpreende pela grandiosidade de seus 500 metros de altura.
A escola desenvolve projetos permanentes de leitura (Mala Literária, Biblioteca Viva – caminho da Leitura, Maluquinho pela leitura), projeto de informática, participa do programa de Saúde Bucal, entre outros, visando promover a integração social e a educação ambiental. Proporciona um ensino de qualidade, que possibilita aos educandos posicionarem-se de forma crítica frente aos novos desafios.
Funcionários:
- Diretora-professora Andréa do Amaral Rezende
∙ Professoras: Ana Claudia de Almeida Martins
Magda Braga Zanatta Bastos
Simone do Amaral Rezende
- Cozinheira: Celina de Carvalho Leonardo
- Auxiliar: Maria de Fátima Ferreira Couto dos Santos
- Transporte:Jorge José Netto, Kleber, Paulo Bastos Bello, Jociléia Lima dos Santos, Leciara Alves da Cruz Silva, Tamires Leonardo Silva
A escola tem como missão valorizar a educação como instrumento de humanização e de interação social, proporcionando uma educação de qualidade através de um trabalho de parceria entre pais, alunos e profissionais da educação, num processo cooperativo de formação de indivíduos plenos e aptos a construir sua própria autonomia e cidadania, reconhecendo-se, recomendando-se como ser único, mas também coletivo.
A partir dessa concepção a escola busca estratégias para minimizar as dificuldades encontradas e consequentemente favorecer o ajustamento necessário para a garantia do sucesso dos alunos no processo de formação integral.
...