RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: vandrebogo • 22/8/2019 • Relatório de pesquisa • 4.666 Palavras (19 Páginas) • 233 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
xx
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
[pic 4]
[pic 5]
xx
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia.
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza
Tutor Eletrônico: Regiane Mendes Ribeiro
Tutor de Sala: Luci Carvalho
Cidade
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 5
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA 11
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS 24
CONSIDERAÇÕES FINAIS 30
REFERÊNCIAS..........................................................................................................31
ANEXO – (Fotos das atividades de regência)........................................................32
INTRODUÇÃO
Este relatório refere-se às experiências vivenciadas no estagio de regência realizada com os alunos do ensino médio, com as turmas do maternal II, na escola EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil Vila Planalto, localizada à Rua São Paulo, S/N – Vila Planalto, Penápolis - SP, 16300-000.
De acordo com Silva (2007), “o primeiro conceito que deve nortear o papel do professor é: ‘ensinar e aprender’ e ‘aprender e ensinar’. Ambas instituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado.”
O estágio sempre foi identificado como parte prática dos cursos de formação de profissionais em geral, em contraposição à teoria. Não é raro ouvir-se dos alunos que concluem seus cursos se referirem a estes como „teóricos‟, que a profissão se aprende „na prática‟, que certos professores e disciplinas são por demais „teóricas‟. Que „na prática‟ a teoria é outra. (PIMENTA; LIMA, 2004)
Considero o estágio supervisionado um dos períodos mais ricos e importantes em aprendizagem significativa, em que o aluno de pedagogia se depara no decorrer do curso, uma vez que vivência o que foi ensinado frente a situações reais, proporcionando espaços de auto reflexão versos ação, resalta Freire (2001).
Segundo Lortie (1975) é pela observação das aulas, pelo desempenho da sala de aula, pela interação com os alunos que o professor aprende a ensinar. A realização do estágio curricular é mais uma ferramenta que comprova o relato do autor, pois são atribuidas turmas reais ao estagiário que o ipulsiona a agir como docente.
A análise critica dos resultados efetuará uma análise a respeito do que foi visto, os pontos fracos e fortes da experiência do estágio; usufruindo dos teóricos que trabalham na área de ensino-aprendizagem e posteriormente, o relatório apresentara a bibliografia que sustenta a argumentação.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A escola dispõe de uma ampla estrutura física, que confere muito bem com os padroes exigidos para o atendimento dos alunos da educação infantil; possuindo sala de aula, banheiro, refeitório, aparelho televisor e dvd, aparelho de som, sala do professores e coordenadora, cozinha, pátio coberto e parquinho.
A escola atende crianças cujas famílias são dos mais variados níveis socioeconômico, onde os pais possuem trabalho formal com carteira assinada, trabalho informal sem carteira assinada e outros possuem algum tipo de benefício do governo.
A relação entre a professora e os alunos onde estagiei é respeitosa e amigável; na horas de explicações do conteudo ensinado os alunos demonstram interesse e disposição a apreender, contudo, como em toda sala houve alguns momentos em que a professora precisou solicitar atenção dos alunos quando a conversa fugiu ao tema tratado na aula.
A escola possui conselho escolar composto por representantes de pais, professores, funcionários e diretora; para que juntos possam tomar decisões, contribuindo para a melhoria na qualidade do ensino dos alunos.
A organização e elaboração das atividades na educação infantil da escola segue o plano pedagógico e o cronograma mensal da escola, utilizando os espaços de aprendizagem para dar suporte no desenvolvimento das atividades.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
Diário de observação nº 01 | Escola: EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil Vila Planalto |
Data: 21/08 a 22/08/2018 | |
Local: EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil Vila Planalto | |
Hora de início/término da aula: 13:30 as 15:30 hs | |
Professora regente: Luci Carvalho | |
Nível/série: Pré II | |
Estagiária: Vilma Pereira Teixeira |
No primeiro dia de observação do estágio fui bem acolhida pelos funcionários, alunos e professora da escola. Em sala acompanhei a professora Luci que recepcionava as crianças a porta. Após todos se acentarem em seus lugares a professora realizou a chamada.
A professora me apresentou aos alunos; que de inicio me olharam de maneira timida, porém no decorrer da aula consegui interargir com eles. Em seguida, acompanhamos as crianças ao refeitorio para que pudessem tomar o café da manhã e assim, darmos inicio as atividades do dia. A professora Luci entregou solicitou que os alunos abrissem o livro de atividade na pagina onde seria ensiando um pouco sobre a cultura africana, conceituou a matéria abriu conversa para os alunos falarem o que entenderam e tirar duvida; mostrou e exclareceu a imagem da pagína, solicitou que respondessem as duas questoes contidas na atividade.
...